Fábrica de produtos químicos que pegou fogo em Piracicaba passa por vistoria

Dois funcionários tiveram ferimentos leves no incêndio, que ocorreu na tarde desta terça-feira (21), e já tiveram alta do hospital. Empresa lamentou o ocorrido e disse que presta assistência.

A fábrica de produtos químicos de Piracicaba (SP) que pegou fogo na tarde de terça-feira (20) passa por vistoria de órgãos de fiscalização ambiental e saúde do trabalhador nesta quarta (21).

Agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) foram pela manhã no local. Equipes da perícia da Polícia Civil também devem comparecer para tentar identificar as causas do incêndio.

Os órgãos de fiscalização foram contatados pela reportagem, mas até esta publicação não informaram o resultado da vistoria.

Fábrica de produtos químicos em Piracicaba pegou fogo — Foto: Reprodução/EPTV

Fábrica de produtos químicos em Piracicaba pegou fogo — Foto: Reprodução/EPTV

O galpão foi interditado ainda na terça pela Defesa Civil e, de acordo com a corporação, agora o proprietário precisa realizar uma reforma orientada por engenheiros especializados e, após ela, requisitar análise para uma possível liberação do espaço pela prefeitura.

Boa parte da fábrica ficou destruída pelas chamas. O galpão armazenava dezenas de galões com solvente e máquinas que produziam os produtos químicos. Imagens do local mostram que o fogo retorceu chapas metálicas na lateral da indústria.

Além disso, dois funcionários tiveram ferimentos leves. A gerência da empresa informou que os dois tiveram alta nesta quarta. O operador de empilhadeira, de 38 anos, teve queimaduras no braço esquerdo e no rosto. O outro é um encarregado de produção, de 49 anos, que teve queimaduras em uma das mãos.

A empresa disse, ainda, que lamenta o ocorrido e que está dando assistência aos funcionários que ficaram feridos.

Nesta quarta, imagens aéreas mostram os estragos na empresa. Parte do telhado cedeu e cerca de metade da fábrica ficou totalmente destruída.

Imagens mostram destruição em fábrica atingida pelo incêndio em Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/ EPTV

Imagens mostram destruição em fábrica atingida pelo incêndio em Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/ EPTV

O incêndio

O fogo atingiu a fábrica de produtos químicos, que fica localizada no Distrito Industrial Uninorte, na tarde de terça-feira.

Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram o combate ao fogo e ruas do entorno foram isoladas pela Polícia Militar. Empresas vizinhas também foram evacuadas. As chamas foram totalmente controladas por volta de 21h.

Foi possível enxergar a fumaça gerada pelo incêndio de diversas regiões da cidade e, em alguns locais, também foi possível ouvir explosões acontecendo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teria começado na máquina que faz a preparação dos produtos químicos na qual trabalhavam os dois funcionários queimados.

Equipes do Corpo de Bombeiro atuam contra incêndio no distrito industrial de Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/ EPTV

Equipes do Corpo de Bombeiro atuam contra incêndio no distrito industrial de Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/ EPTV

Oito viaturas dos bombeiros incluindo resgate foram acionadas. Aproximadamente 30 mil litros de água foram usados no combate às chamas.

O tenente responsável pelas equipes disse que medidas de segurança seguidas pela empresa evitaram um incêndio de proporções maiores.


Por EPTV e G1 Piracicaba

21/07/2021 13h17