OFICINAS DE MOTORES Ex RECEBEM CERTIFICAÇÃO

Foram certificadas recentemente três  oficinas de reparo e revisão de motores e geradores elétricos Ex, duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR IEC 60079-19 – Atmosferas Explosivas – Reparo, revisão e recuperação de equipamentos” e do sistema internacional de certificação EX da IEC, o IECx. As certificações foram emitidas pelo BVC – Bureau Veritas Certification, Organismo de Certificação de Produto (OPC). A primeira das três a ser certificada foi a oficina de serviços da WEG localizada em São Bernardo do Campo, SP, em 24 de novembro de 2011. Segundo a WEG, esta foi a primeira certificação recebida por uma oficina de serviço da empresa. A unidade está preparada para realizar serviços de manutenção em empresas que atuam em ambiente de atmosferas explosivas, no setores químicos, farmacêuticos, petroquímicos e de alimentos e petróleo, entre outros.

O trabalho em prol da certificação da oficina da WEG começou em novembro de 2010, com a criação de um grupo multifuncional, composto pelas áreas de vendas, oficina de serviços, engenharia, suprimentos, engenharia industrial, assistência técnica, qualidade, certificação e sistemas de gestão da qualidade. Cada departamento ficou responsável por avaliar o quanto o sistema implantando na empresa já atendia os requisitos normativos e, a partir disso, sugerir adequações. A equipe de São Bernardo do Campo realizou treinamentos, revisão e padronização da documentação e, em novembro, o organismo certificador realizou auditoria e atestou a conformidade.

As outras oficinas certificadas foram Eletro Técnica LS, de Santos SP, e Motor Pumpen, do Rio de Janeiro, em 20 de dezembro de 2011, após a realização de auditorias e inspeção realizadas pelo BVC, com base nos requisitos indicados nas seguintes normas da ABNT e documentos operacionais do IECEx: ABNT NBR IEC 60079-19; ABNT NBR ISO 9001:2008 – ” Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos”; ABNT IECEx OR 014:2011 – ”Requisitos de sistema de gestão de qualidade e de avaliação de oficinas de serviços envolvendo reparo, revisão e modificação de equipamentos EX”; e ABNT IECEX OD 015:2011 – ”Requisitos adicionais para oficinas de serviços envolvendo reparo, revisão e modificação de equipamentos EX”. O escopo da certificação concedida as duas oficinas citadas envolve reparo, revisão e recuperação de motores elétricos EX  de baixa tensão com tipos de proteção ” d ”, ” e ”, ” n ” e ” t ”.

De acordo com Roberval Bulgarelli, coordenador do Subcomitê SC 31 – Atmosferas Explosivas, do Cobei – Comitê Brasileiro de Eletricidade, a certificação voluntária encontra-se no mesmo nível da certificação realizada em outros países integrantes do IECEx, com base em avaliações e auditorias de conformidade  realizadas por organismos de certificação de terceira parte. Segundo Bulgarelli, a certificação de oficina de serviços de reparo de equipamentos EX está alinhada com os atuais requisitos legais da Portaria Inmetro 179, publicada em 18/05/2010, a qual contém o RAC (Requisitos de Avaliação de Conformidade) para Equipamentos Elétricos, nas condições  de gases e vapores inflamáveis, que estabelece, em seu artigo 10, o prazo de 36, contatos a partir da data de sua publicação, para que os serviços de reparos, revisão e recuperação de equipamentos EX atendam aos requisitos indicados na Norma ABNT NBR IEC 60079-19.

Para o Cobei, por conta a demanda crescente por este tipo de certificação e das necessidades da empresas usuárias, espera se que, em breve, o Inmetro inicie programas de certificação  voluntária  de oficinas de reparo EX, já aplicados em diversos outros países do mundo, utilizando como base as normas e requisitos estabelecidos pela ABNT  e  pelo IECEx.