Operação “Segurança elétrica” reprova 31,9% das lojas fiscalizadas

O Ipem-SP auditou as cidades de Bauru, Guarulhos, Ribeirão Preto, São Bernardo e São Paulo

Instituto de Pesos e Medidas do estado de São Paulo (Ipem-SP), em delegação de competência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou no dia 19 de setembro, a operação “Segurança elétrica” nas cidades de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo, Bauru e Ribeirão Preto.

As equipes de fiscalização autuaram 15, cerca de 31,9%, das 47 lojas fiscalizadas pela venda de produtos como tomadas, carregadores, estabilizadores, dentre outros equipamentos, sem os requisitos estabelecidos pelo Inmetro. No total foram verificados 21.538 produtos, sendo 12.246 na capital e 9.292 no interior.

“A operação, conforme cronograma do Inmetro é fundamental para intensificar a fiscalização nas diversas áreas de certificação de produtos, coibindo a venda de itens irregulares que prejudicam o consumidor”, explicou José Tadeu Rodrigues Penteado, superintendente do Ipem-SP.

A certificação compulsória desses itens possui a finalidade de atestar que são seguros, eliminando o risco de acidentes domésticos. As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão que define as multas, e o valor da multa varia de R$100 a R$1,5 milhão, podendo dobrar na reincidência.