Reduzindo os riscos na fonte

Sistemas de desprendimento devem ser instalados evitando danos a saúde,

ao maquinário e meio ambiente

O processo de descarregamento e transporte dos cereais, farelos e outros realizado por meio de rodovias ou ferrovias, gera gera no choque com a moega ou equipamentos de transporte, quantidades significativas de pó que contaminam o maquinário. o ambiente e causam sérios problemas a saúde aos operadores e riscos de explosão. Para reduzir os níveis  de emissão de pó do ambiente em níveis aceitáveis devem ser instalados sistemas de  desprendimento junto a fonte poluidora onde o pó é aspirado, coletado e tratado. Os principais sistemas a serem executados em uma unidade de armazenamento de grãos são: aspiração nos pontos de transferência , aspiração nas moegas rodoviárias, aspiração nas moegas ferroviárias, ventilação nos locais confinados, filtros compactos pontuais.

Pontos de transferência

O sistemas consiste em aspirar o pó nos pontos de maior emanação dos poluentes dimensionados, e transportá – lo por tubulações ramais, até a tubulação central. No final da linha, o material é aspirado do ar por um filtro de mangas. Após o filtro de mangas, um ventilador centrífugo admite o material e insufla o ar limpo para a atmosfera. O cálculo de vazão para a aspiração deverá ser baseado na experiência dos engenheiros desta área e comparado com os cálculos ideais recomendados por entidades como ACGIH, e ser adotado o que melhor eficiência apresentar . Por exemplo: na admissão de produtos vindos de transportes de correia ou chutes, esses deverão ser enclausurados e manter de 150 a 200pés/min na abertura  e de no mínimo uma vazão de 350 pés 3/min por pé de largura na correria. Em transferência com uma altura de queda maior que três pés, usar um ponto adicional.

Moegas Rodoviárias

Os produtos em geral podem ser descarregados nas moegas rodoviárias de forma diferenciada. Na operação manual, os caminhões estacionam sobre as moegas e são abertas a tampa inferiores ou as laterais da carreta onde o produto é descarregado por gravidade da moega. Neste caso os operadores neste caso, é indispensável que os envolvidos nos processo usem máscara de proteção respiratória. Outro procedimento é quando os caminhões descarregam  o produtos na moega somente pelas tampas traseiras mediante basculamento da caçamba. Neste caso, os operadores ficam sem ação do pó. O tombamento ocorre quando o produto é descarregado como nos caminhões de caçamba, ou seja, as moegas possuem uma plataforma longitudinal equipada com pistão hidráulico que bascula  todo o veículo, formando um ângulo de até 45 graus, onde o material flui e é descarregado para dentro da moega da recepção. Qualquer tipo de caminhão pode ser usado neste sistema como o caminhão do tipo carreta, treminhão ou caçamba. No que se refere a proteção de saúde do operador, este processo é o que apresenta maior eficiência.

O sistema de despoeiramento para caminhões tipo caçamba ou moegas equipadas ou moegas ocupadas  com tombador consiste no enclausuramento da parte posterior do veículo  e parte do conjunto da moega e plataformas, por meio uma cabine metálica equipada com captores laterais que aspiram o ar o es seus contaminantes e ideais  e levam até o filtros 0 das mangas, onde são tratados. Para evitar que o pó gerado durante a queda no fundo da moega ou mesmo de produto, as grades são fechadas com lamelas que abrem e fecham automaticamente com  o peso do material. Também para impedir que correntes de ar externas inconvenientes ao sistema interfiram e prejudiquem a eficiência de aspiração, as entradas dos caminhões são equipadas com portas e as saídas são dotadas com mantas de borracha  flexível. O sistema completo consiste na aspiração do pó abaixo e acima da grade da moega, auxiliando em grande parte pelas lamelas e pela  aspiração  dos captores laterais sobre a moega. Fora da cabine, um sistema composto de ventilador centrífugo, tubulações de transporte e filtros de mangas, aspiram o pó, e jogam o ar tratado limpo novamente para o ambiente.

Para o cálculo da vazão de aspiração necessária para este tipo de sistema de despoeiramento enclausurado, devem ser considerados no minimo três   critérios  de verificação , sendo adotado como vazão  do sistema, que alcançou o maior valor. A mínima velocidade nas aberturas de operação, taxa de renovação por hora no ambiente a ser estipulada dependendo do produto e tipo de caminhão, e o cálculo do volume de ar deslocado no tempo de descarga dos caminhões.

Moegas Ferroviárias

O produto é descarregado manualmente e cai por queda livre na moega por meio das aberturas  das bicas de descargas  dos vagões ou pelas portas laterais. O sistema de despoeiramento é semelhante a anteriores. O sistema consiste no enclausuramento dos vagões, por meio de uma cabine, envolvendo  toda extensão do descarregamento, sendo as entradas e saídas desta cabine, dotadas de portas ou cortinas a fim de evitar correntes de ar. Esta cabine deverá possuir captores laterais acima e abaixo das grades da moega e entre as aspirações. É  importante a colação de lamelas de fechamento. Neste caso, é indispensável que os trabalhadores envolvidos no descarregamento usem máscara de proteção respiratória.

Locais Confinados

A ventilação em locais confinados consiste na movimentação do ar em quantidades calculadas a fim de melhorar as condições do ambiente, controlando as concentrações de gases, vapores, partículas em suspensão, calor gerado pelos equipamentos, e em certos casos também pela umidade.

Recomenda-se, quando não for possível  por meios naturais, a renovação de ar nos poços de elevadores, túneis, armazéns graneleiros, casas de comando e locais onde podem haver faíscas.

Alternativa

Em alternativa aos sistemas centrais de aspiração, existem os filtros de mangas compactadas alternativos, ideais para colocação sobre silos, trocas de correias, chutes, balanças e outros pontos de emanação de pó onde são necessários e for impossível a colocação de sistemas centrais de aspiração. A grande vantagem deste equipamento é a aspiração do poluente e a descarga a ser executada diretamente no ponto de geração do pó, tornando desnecessária a utilização de outros equipamentos a distância como filtros centrais, ventiladores e as tubulações de união de grandes percursos. Esta reduzidas dimensões do filtro compacto são cartuchos plissados graças de poliéster de alto rendimento que substituem dezenas de mangas