18ª EDIÇÃO DA CAMPANHA NACIONAL DE SEGURANÇA VISA AUMENTAR A PERCEPÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM A REDE ELÉTRICA
No ano de 2023, o país registrou uma redução de quase 8% no número de acidentes fatais com a rede elétrica, quando comparado ao ano anterior. Este progresso também se deve ao intenso trabalho realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), e suas associadas, por meio das campanhas regionais e da Campanha Nacional de Segurança. Comprometida em continuar essa trajetória de conscientização e segurança, em 2024, a Abradee e suas 39 distribuidoras de energia associadas lançam a 18ª Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica. Sob o slogan “Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica”, a campanha visa reforçar a importância da prevenção e do comportamento seguro em relação à eletricidade, buscando reduzir ainda mais o número de acidentes e, sobretudo, preservar vidas.
A nova campanha incluirá uma série de iniciativas, como materiais educativos, site exclusivo e ações
nas mídias sociais e com influenciadores digitais, visando atingir diferentes públicos, desde profissionais
do setor elétrico até a população em geral.
Apesar da redução do número de mortes (250 em 2023 x 270 em 2022) relacionadas ao contato com
a rede elétrica, no último ano o setor registrou um aumento de 26 casos no número total de acidentes:
782, que englobam além dos incidentes fatais, as lesões graves e leves. O maior número de acidentes
está relacionado à construção ou manutenção predial, cabo energizado no solo, serviços realizados na
rede, ligação elétrica clandestina, furto de condutor/equipamento de energia, e incidentes com equipamentos e máquinas agrícolas.
Levantamento 2023
Durante o ano de 2023, dentre todos os incidentes registrados pelas distribuidoras, 232 são considerados como lesão grave e 300 como lesão leve. As distribuidoras apontam diferentes tipos de ocorrências provocadas pelo contato das pessoas com a rede elétrica.
O principal responsável pelas mortes é a construção/manutenção predial, com 50 falecimentos.
“Nesta nova campanha, também abordaremos o tema segurança relacionado aos eventos climáticos
extremos, como chuvas intensas, enchentes, entre outros. Estamos atentos à essa realidade e atuaremos na prevenção, com dicas e orientações específicas para essas situações”, conta o presidente da Abradee.
Dados por região
Por revista Potência ed 222 – 2024