Segurança funcional – Sistemas instrumentados de segurança para o setor da indústria de processo – Parte 2: Segurança funcional — Sistemas instrumentados de segurança para o setor da indústria de processo – Parte 2: Orientações para a aplicação da ABNT NBR IEC 61511-1:2024.

Orientações para a aplicação da ABNT NBR IEC 61511-1:2024

Os Sistemas Instrumentados de Segurança são utilizados para realizar funções instrumentadas de segurança (SIF) nas indústrias de processo. Se a instrumentação for efetivamente utilizada para desempenhar as SIF, é essencial que esta instrumentação apresente determinados padrões e níveis mínimos de desempenho e de confiabilidade (SIL).

Orientações para a aplicação da ABNT NBR IEC 61511-1:2024

Os sistemas instrumentados de segurança (SIS) têm sido utilizados há anos para realizar Funções Instrumentadas de Segurança (SIF) nas indústrias de processo. Se a instrumentação for efetivamente utilizada para desempenhar as SIF, é essencial que esta instrumentação apresente determinados padrões e níveis de desempenho mínimos.

Orientações para a aplicação da ABNT NBR IEC 61511-1:2024

A Série de Normas IEC 61511 contém dois conceitos que são fundamentais para a sua aplicação: ciclo total de vida de segurança do SIS e nível de integridade de segurança (SIL).

Orientações para a aplicação da ABNT NBR IEC 61511-1:2024

A Série IEC 61511 aborda a aplicação dos SIS, que são baseados na utilização de tecnologia elétrica, eletrônica e eletrônica programável. Quando outras tecnologias são utilizadas para o solucionador lógico, recomenda-se que os princípios básicos da série IEC 61511 sejam aplicados para assegurar que os requisitos de segurança funcional sejam atendidos.

A Série IEC 61511 também aborda a aplicação de sensores e elementos finais de SIS, independentemente da tecnologia utilizada. A série IEC 61511 é específica para a indústria de processo dentro da estrutura da série IEC 61508.

Orientações para a aplicação da ABNT NBR IEC 61511-1:2024

A série IEC 61511 estabelece uma abordagem para as atividades do ciclo total de vida da segurança do SIS, de maneira a alcançar os princípios mínimos. Esta abordagem tem sido adotada para que seja utilizada uma política racional e tecnicamente consistente.

Para o desenvolvimento da especificação dos Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS) é necessária também a avaliação de risco e perigos do processo (Hazard & Risk Analysis – H&RA).

Orientações para a aplicação da ABNT NBR IEC 61511-1:2024

A Norma ABNT NBR IEC 61511-1 incorpora dois conceitos fundamentais para a sua aplicação: o ciclo total de vida de segurança do SIS e o nível de integridade de segurança (SIL). Esta Norma aborda a aplicação dos SIS que são baseados na utilização de tecnologia elétrica, eletrônica e eletrônica programável, incluindo os PLC de Segurança (SPLC).

Esta Norma ABNT NBR IEC 61511-2 apresenta as orientações sobre a especificação, o projeto, a instalação, a operação e a manutenção de SIS e SIF relacionados, de acordo com o definido na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 61511-1, publicada em 14/03/2024 pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Os Sistemas Instrumentados de Segurança incluem todos os dispositivos necessários para executar cada função instrumentada de segurança, incluindo os executores das lógicas de segurança (por exemplo SPLC), bem como os sensores e os elementos finais, os quais são instalados inclusive em áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, incorporando tipos de proteção “Ex”, como por exemplo instrumentos e barreiras de segurança intrínseca (Ex “i”).

Orientações para a aplicação da ABNT NBR IEC 61511-1:2024

A publicação desta Norma representa um importante marco na normalização técnica brasileira sobre instrumentação e automação para a indústria de processo, permitindo o acesso facilitado ao seu conteúdo, em português, aos profissionais envolvidos com serviços de projeto, especificação técnica de equipamentos, montagem, comissionamento, inspeção e manutenção de Sistemas Instrumentados de Segurança, inclusive utilizando sensores e atuadores “Ex” instalados em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou poeiras combustíveis.

Mais informações sobre esta Norma ABNT NBR IEC 61511-2 estão disponíveis no Catálogo da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas:

https://www.abntcatalogo.com.br/pnm.aspx?Q=R2JSMWJTelZMQVZRTDRTQm5KaUxFNkRTKytsQ21qK2pMNGFDRGlSZk9vQT0=

Roberval Bulgarelli

Consultor sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas