ABNT ATUALIZA NORMAS DE SISTEMA ''EX-i''

A ABNT publico, em 12 de dezembro de 2011, uma nova edição da norma NBR IEC 60079-25: Sistemas Elétricos Intrinsecamente seguros, que cancela e substitui a edição anterior, publicada em 2009, segundo infornações do Subcomitê SC-31 – Atmosferas Explosivas, do Cobei – Comitê Brasileiro de Eletricidade. A norma especifica os requisitos próprios para o o projeto e avaliação de sistemas elétricos intrinsecamente seguros, tipo ” i ”, destinados i a serem utilizados, integralmente ou em parte, em locais onde a utilização de equipamento dos grupos I, II ou III seja requirida, e é destinada aos projetistas desses sistemas. Estes podem ser fabricantes, consultores especialistas ou um responsável do usuário final.

Essa norma complementa e modifica os requisitos gerais da ABNT NBR IEC 60079-0 e da norma de segurança intrínseca ABNT NBR IEC 60079-11. De acordo com o comunicado do Cobei, os requisitos dessa norma prevalecerão quando houver conflitos com os da ABNT NBR IEC 60079-0 ou ABNT NBR IEC 60079-11.

A nova norma suplementa a ABNT NBR IEC 60079-11, nos requisitos que se aplicam a equipamentos elétricos utilizados em sistemas elétricos intrinsecamente seguros.

Os requisitos de instalação de sistemas do grupo II ou grupo III, projetados de acordo com a norma, são especificados na ABNT NBR IEC 60079-14. Seu conteúdo técnico e sem estrutura e redação são idênticos e sem desvios técnicos em relação a respectiva norma internacional da IEC.