Evolução da gestão de ativos: Implementação de condição em tempo real através de dados históricos online parte-2/2

Antes de desenhar uma solução de monitoramento de condição, é necessário definir uma ferramenta ou conjunto de ferramentas capazes de possibilitar a convergência IT-OT, através dos 5 pontos listados a seguir. 1) Gerir eficientemente dados em tempo real, oriundos de uma grande variedade de fontes operacionais;2) Capturar e armazenar dados de fluxo contínuo, de forma…

Evolução da gestão de ativos: Implementação de condição em tempo real através de dados históricos online – parte1/2

I – MONITORAMENTO DA CONDIÇÃO DO ATIVO O monitoramento da condição do ativo tem como premissa a detecção prematura de anomalias antes que estas se tornem falhas.A curva PF, representada na Figura 1, indica como a condição do equipamento e novos indícios de uma provável falha em função do tempo são percebidos. Neste cenário, as…

Hierarquia das medidas de proteção: coletivas, administrativas e individuais

Considerando as premissas estabelecidas na NR10 e NR1- Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, a organização deve prioritariamente adotar medidas coletivas para proteção dos trabalhadores aos riscos elétricos intrínsecos ao perigo da eletricidade. Trata-se de técnicas e conhecimentos adotados de forma a reduzir os riscos existentes em um determinado ambiente e que vão beneficiar todo o grupo…

Confira insights e curiosidades sobre o processo de atualização das normas NR 10, 14039 e 5410

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE – Por Aguinaldo Bizzo Conforme texto colocado em consulta pública em 2020, vide Aviso da Consulta Pública nº 1/2020, no processo de revisão da Norma Regulamentadora nº 10 (Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), é definido no item 10.10.1.1 que o Equipamento de Proteção…

A prevenção de deflagração em instalações de produtos do agronegócio

O agronegócio se refere a um conjunto de atividades econômicas derivadas ou que estão conectadas à produção agrícola e sua comercialização. Basicamente, ele envolve todas as etapas necessárias para enviar um bem agrícola ao mercado, desde a produção, passando por processamento e distribuição. Trata-se de um segmento fundamental para a economia de países com terras…

Como proteger silos de cerais?

Apesar da maioria da população estar migrando para as grandes cidades, através da grande mídia temos recebido relatos referentes ao aumento da produção e da produtividade dos produtos agrícolas a cada ano que passa. Com o constante crescimento da produção agrícola, especialmente no que tange à produção de cereais, começamos a prestar mais atenção à…

O custo oculto das redes de distribuição baratas

Em fevereiro de 2024, um cabo de alta tensão da Copel caiu sobre um parque aquático matando três pessoas e ferindo nove [1]. Isto engrossa as estatísticas de acidentes com redes aéreas de distribuiçãode energia elétrica [2], o que enseja a defesa das redes subterrâneas. Mas estas têm seu histórico de fogo e explosões, com…

Áreas classificadas – Base da segurança e da confiabilidade

Áreas classificadas é o mesmo que atmosferas explosivas?Os dois termos técnicos são relacionados aos riscos de ocorrência de fontes de ignição em locais onde pode haver a existência de atmosferas explosivas, formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis.O termo “atmosfera explosiva” significa a mistura, com o oxigênio do ar, de uma mistura formada por gases…

Conscientização Ex

A segurança deve ser prioridade em todos os aspectos da vida, mas, usualmente, nossa atenção fica limitada aos perigos “evidentes” e bem documentados. Queremos alertar que há uma ameaça silenciosa que pode estar em nossos lares: a formação de atmosferas explosivas. Enquanto a conscientização sobre esse risco é amplamente discutida em ambientes industriais, como refinarias…

Diretrizes para utilização de equipamentos eletrônicos portáteis e pessoais sem certificação em atmosferas explosivas

Equipamentos portáteis ou pessoais adequados podem não estar disponíveis comercialmente com um certificado “Ex” para utilização em áreas classificadas, mas cuja utilização pode ser necessária, por razões operacionais ou de saúde e segurança, ou podem ser comumente utilizados como itens pessoais. A aceitação de equipamentos sem certificação “Ex” para utilização em áreas classificadas, dependeria das…

Requisitos de projeto e instalação do novo padrão “Ethernet-APL/2-WISE” – Parte 3/3

Continuação da Parte 1/3 e Parte 2/3 deste Artigo “Ex” sobre requisitos de projeto e instalação do novo padrão “Ethernet-APL/2-WISE”, publicadas nas Edições anteriores O conceito 2-WISE permite a interconexão de equipamentos intrinsecamente seguros e equipamentos associados que não foram especificamente avaliados para uma combinação específica. Para a aceitação da interligação dos diferentes circuitos destes…

A importância da avaliação da conformidade e da certificação de equipamentos mecânicos “Ex”

A certificação de equipamentos mecânicos “Ex” vem sendo requerida na indústria de processo de diversos países desde a década de 1990. Isto se deve ao fato de que não são somente os equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações ou elétricos instalados em atmosferas explosivas que podem representar o sério risco de atuarem como indevidas fontes de…

Distância de segurança para riscos elétricos

Em função da impossibilidade de interrupção da energia elétrica em alguns circuitos e redes, a realização de atividades de operação e manutenção de instalações elétricas em circuitos elétricos energizados é condição habitual para os profissionais da área, seja em instalações no SEP – Sistema Elétrico de Potência de geração, transmissão e distribuição, seja em instalações…

ATMOSFERAS EXPLOSIVAS: A importância da avaliação da conformidade e da certificação de equipamentos mecânicos “Ex”

A certificação de equipamentos mecânicos “Ex” vem sendo requerida na indústria de processo de diversos países desde a década de 1990. Isto se deve ao fato de que não são somente os equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações ou elétricos instalados em atmosferas explosivas que podem representar o sério risco de atuar em como indevidas fontes…

Novos requisitos sobre inspeção e manutenção de equipamento e instalações em atmosferas explosivas

Foi publicada pela IEC (International Electrotechnical Commission) em 01/12/2023, a Edição 6.0 da Norma internacional IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de instalações elétricas. As instalações de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricas “Ex” em áreas classificadas possuem características especificamente projetadas, de forma a torná-las adequadas para operações nestas áreas, com…

O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas – Retrospectiva “Ex” 2023 e Perspectivas “Ex” 2024

Equipamentos e instalações em atmosferas explosivas: Retrospectiva “Ex” 2023 e Perspectivas “Ex” 2024 Ao longo do ano de 2023 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas, sob o ponto de vista de segurança durante…

IECEx – Sistema internacional de avaliação da conformidade da IEC para o ciclo total de vida das instalações “Ex”

DETALHES DO SISTEMA IECEX E ALGUNS PONTOS DE DESTAQUE DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DE 2023 1. Objetivos do Sistema IECEx e de alguns “Pontos de destaque” das reuniões plenárias de 2023 Este artigo tem por objetivo apresentar uma visão geral do sistema IECEx, suas formas de operação, propostas de trabalhos, benefícios e aplicações para a elevação…

Requisitos de projeto e instalação do novo padrão “Ethernet-APL/2-WISE” – Parte 2/3

4. Tipos de portas Ethernet APL / 2-WISE São indicadas a seguir os tipos de portas no padrão Ethernet APL / 2-WISE utilizadas em sistemas Ethernet intrinsecamente seguros a dois fios: • Porta Ethernet de FONTE de alimentação 2-WISE: Porta de um dispositivo 2-WISE que, além de funções de comunicação, proporciona alimentação em corrente contínua…

Diretrizes para utilização de equipamento eletrônico portátil ou pessoal sem certificação em área classificada

Publicação da IEC TS 60079-48: Diretrizes para utilização de equipamento eletrônico portátil ou pessoal sem certificação em área classificadaFoi publicado pela IEC (International Electrotechnical Commission) em 28/11/2023 o documento IEC TS 60079-48 (Atmosferas explosivas – Parte 48: Equipamento eletrônico portátil ou pessoal – Diretrizes para utilização de equipamento sem certificação em área classificada), na forma…

Operações Elementares em Baixa Tensão conforme NR-10 – Parte 4

Atualmente, uma das maiores preocupações das empresas consiste na segurança de suas equipes de trabalho, especialmente operadores de subestações, eletricistas de manutenção e pessoas não advertidas que interagem de alguma forma com a eletricidade em suas atividades diárias. A simples execução de tarefas cotidianas em uma instalação, tais como a inserção/extração de um disjuntor, pode dar origem a um arco voltaico.

Causas de Explosões

Estellito Rangel Júnior Uma das perguntas mais frequentes nos treinamentos sobre instalações em ambientes com atmosferas potencialmente explosivas é quais ocorrências de explosões em plantas químicas, petroquímicas, gás e petróleo cujas causas apontadas no relatório oficial foram má manutenção, instalação incorreta ou projeto inadequado dos equipamentos elétricos. Com base nas análises realizadas por diversas entidades…

Petrobras devolve produtos que não cumpriam a norma técnica

A empresa forneceu à estatal duas unidades de multímetro digital multifaixas portátil que foram recusados pela não apresentação do certificado de atmosfera explosiva que era uma exigência técnica dos produtos. A fornecedora recorreu à justiça que reconheceu o direito de a Petrobras recusar os instrumentos a despeito das alegações por ela deduzidas, não havendo qualquer…

Requisitos de projeto e instalação de sistemas intrinsecamente seguros a dois fios no padrão Ethernet APL/2-WISE – Parte 1/3

1. Generalidades Um sistema Ethernet intrinsecamente seguro a dois fios, com base no padrão 2-WISE (Ethernet a dois fios intrinsecamente segura) representa um sistema composto por circuitos contendo dispositivos intrinsecamente seguros com base no padrão Ethernet APL (Advanced Physical Layer), com valores-limites de entidade ou de limitação normalizados na ABNT IEC TS 60079-47, com parâmetros…

Dados para elaboração do inventário dos equipamentos “Ex”

A criação do inventário dos equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex” constitui base para a adequada gestão dos ativos “Ex”, incluindo o planejamento das inspeções periódicas de cada equipamento “Ex” instalado De forma a manter a rastreabilidade de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex” instalados ou utilizados em atmosferas explosivas, para cada…

Precisamos falar sobre atmosferas explosivas e áreas classificadas

A segurança em ambientes industriais é de extrema importância, especialmente nas chamadas “Áreas Classificadas” com atmosferas explosivas. Gestores industriais precisam se preocupar com essa questão para proteger a vida dos trabalhadores e garantir a integridade das instalações. Nesta abordagem, exploraremos os riscos associados às diferentes atmosferas explosivas, as práticas essenciais de projetos de engenharia, normas…

Montanha de risco

Explosão registrada em unidade de armazenamento de grãos no Paraná chamou a atenção para a segurança no setor, que também envolve outros perigos. Era tarde de quarta-feira, 26 de julho, quando Francisca dos Santos, de 33 anos, funcionária de uma empresa terceirizada, trabalhava na limpeza de uma unidade de armazenamento de grãos da C.Vale, em…

Novo laboratório brasileiro para ensaios de equipamentos “Ex” Parte 2/3

Histórico e panorama de laboratórios de ensaios de equipamentos “Ex” no Brasil É apresentado a seguir um breve e resumido histórico de alguns dos principais “marcos” relacionados com a implantação e o desenvolvimento de Laboratórios Brasileiros de Ensaios de equipamentos “Ex”, desde a década de 1950. Em 1958 foi inaugurado o Laboratório de Ensaios de…

Novo laboratório brasileiro para ensaios de equipamentos “Ex” Parte 1/3

Laboratório de Ensaios de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, com escopo de acreditação pelo Inmetro para execução de ensaios no Laboratório, ou nas instalações dos fabricantes de equipamentos “Ex”, ou nas instalações das Empresas usuárias de instalações “Ex” Foi aprovado pelo Inmetro, em 31/03/2023, um novo Laboratório brasileiro para Ensaios de…

Digitalização contínua em áreas classificadas

Novos padrões para Ethernet intrinsecamente segura-Ethernet-APL e muito mais! A Ethernet industrial está assumindo um papel fundamental a digitalização pronta para o futuro da automação de processos. Ainda hoje, soluções abrangentes de comunicação de IP estão disponíveis da sala de controle ao campo e até em áreas classificadas no setor de processos. No que diz…

Marcação digital Ex

O artigo aborda a evolução na marcação de equipamentos elétricos e eletrônicos, visando orientar projetistas, instaladores e usuários sobre requisitos de alimentação e desempenho. A introdução da NBR IEC 63365 padroniza uma nova forma de marcação digital, usando tecnologias como QR Code, RFID e NFC. Essas tecnologias são explicadas, destacando seu uso e vantagens, especialmente na indústria e áreas classificadas. O artigo menciona desafios, como custos e interferências, relacionados à troca de informações por radiofrequência. Observações sobre a NBR IEC 63365, sua relação com a NBR IEC 60079-0 e a implicação para os fabricantes e usuários são apresentadas.

Operações Elementares em baixa tensão conforme NR-10 – PARTE 3

NR 10, NBR 5410, ÁREA CLASSIFICADA . Sinopse: O artigo aborda medidas de controle de choque elétrico e análise de risco de incêndio em instalações elétricas de baixa tensão. Além das precauções para evitar choques, enfoca a proteção contra fogo gerado pela instalação elétrica, seguindo a norma NBR 5410. Destaca a necessidade de proteger contra efeitos…

Equipamentos portáteis e pessoais “Ex” para utilização em áreas classificadas

Artigos / 22/08/2023 / ABNT NBR IEC 60079, artigo técnico, atmosferas explosivas, equipamentos portáteis “Ex”, iphone “Ex”, Roberval Bulgarelli, Smartphones Ex, Tablets Ex Sinopse: Este Artigo Técnico aborda dos critérios para a especificação técnica para a compra e utilização de equipamentos portáteis, pessoais e manuais “Ex”, a serem utilizados em áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, como Smartphones, Tablets ou Wearables “Ex”, com base nos…

Operações elementares em baixa tensão conforme NR-10 – PARTE 2/4

Conforme ressaltado no artigo anterior, as operações elementares serão classificadas como tal, desde que atendam aos seguintes critérios: princípio fundamental de proteção contra choque elétrico (Proteção contra contatos diretos e indiretos); risco de arco elétrico; e risco de fogo de origem elétrica. As medidas de proteção contra choque elétrico são classificadas por gênero, com dois…

Operações Elementares em baixa tensão conforme NR 10 – PARTE 1/4

Os profissionais e pessoas que interagem com eletricidade, advertidos ou não, são expostos normalmente aos riscos de choque elétrico, arco voltaico e fogo de origem elétrica, podendo sofrer as consequências de efeitos extremamente prejudiciais à sua integridade física. Um dos itens que mais causam dúvidas e discussões refere-se ao tema “Operações Elementares em Baixa Tensão” descrito na…

Equipamentos e ferramentas alimentados a bateria podem ser fontes de ignição

As pessoas trazem equipamentos, alimentados a baterias de ions de lítio ou de outro tipo, tais como tablets, smartphones e ferramentas sem fios, para áreas classificadas. As baterias são fontes de energia que não podem ser desenergizadas de forma segura. Funcionários e terceirizados podem não perceber que essas ferramentas podem ser uma fonte de ignição….

Elevadores de grãos, formas de prevenção e mitigação dos riscos de explosão e incêndio

Os elevadores de grãos são amplamente utilizados no transporte vertical dos grãos agrícolas, minérios e outros materiais a granel, podendo ser do tipo centrífugo, contínuo, tubular, etc. De acordo com a OSHA (Occupational Safety and Health Administration), entre 1976 e 2011 ocorreram nos EUA, 503 ocorrências de explosão em elevadores de canecas, causando 677 feridos…

Inteligência artificial Ex

O tema do momento é a rápida evolução da Inteligência Artificial, e as discussões sobre potenciais mudanças que ela poderá causar em nossas vidas em futuro próximo. Diferentemente dos buscadores, como o Google, os algoritmos dos “bots” não apenas reproduzem textos disponíveis na internet, mas são capazes de interpretá-los, associá-los e produzir uma opinião. Levando…

Marcação digital de produtos Norma ABNT NBR IEC 63365

Foi publicada pela ABNT em 30/05/2023 a Norma Técnica Brasileira ABNT NBR IEC 63365 – Medição, controle e automação de processos industriais – Marcação digital. Esta Norma, inédita na normalização técnica brasileira, é aplicável aos produtos utilizados na medição, controle e automação de processos industriais. Ela estabelece o conceito e os requisitos para a marcação…

Normas e outros requisitos

Para evitar que um equipamento elétrico ou eletrônico atue como fonte de ignição em uma área classificada, devem ser especificados equipamentos certificados segundo requisitos estabelecidos pelo Inmetro. A série NBR IEC 60079 aborda os requisitos gerais para fabricação de equipamentos destinadosao uso em áreas classificadas, bem como fornece orientações para execução de instalações, manutenções e…

Novos requisitos sobre equipamentos intrinsecamente seguros para atmosferas explosivas Parte 2/2

Na Parte 1/2 deste Artigo “Ex” sobre os novos requisitos para equipamentos intrinsecamente seguros foram abordados os principais parâmetros e características deste tipo de proteção para equipamentos e instalações em atmosferas explosivas. O tipo de proteção por segurança intrínseca proporciona um dos mais elevados níveis de segurança para instalações em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas….

Novos requisitos sobre equipamentos intrinsecamente seguros para atmosferas explosivas Parte 1/2

Foi publicada, em 13/01/2023, a sétima edição da Norma Internacional IEC 60079-11: Explosive atmospheres – Part 11: Equipment protection by intrinsic safety “i” (Atmosferas explosivas – Parte 11: Proteção de equipamentos por segurança intrínseca – Ex “i”). Este tipo de proteção Ex “i” é aplicável a equipamentos elétricos e eletrônicos cujos circuitos são incapazes, por…

Cuidados na utilização de containers do tipo IBC

Áreas industriais com elevados riscos de acidentes envolvendo atmosferas explosivas são fonte de constante preocupação, pois trata-se sobretudo de perdas de vidas, além da destruição das instalações, assim como grandes impactos ambientais. Uma atmosfera é considerada explosiva quando há mistura com o ar, em condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis sob a forma de gases, vapores,…

20 anos: um marco a ser comemorado

Graças a você, leitor, completamos 20 anos da primeira coluna brasileira totalmente dedicada ao tema Ex regularmente publicada em revista técnica, que surgiu com o objetivo de divulgar novidades nas normas técnicas, requisitos legais aplicáveis às instalações Ex, eventos técnicos e experiências dos profissionais da área, promovendo a atualização técnica necessária para melhor desempenho dos…

Segurança na especificação técnica, utilização e operação de IBC em áreas classificadas

Este artigo trata de procedimentos de segurança, especificação técnica, utilização e operação de contêineres do tipo IBC (Intermediate Bunk Container) em áreas classificadas contendo gases inflamáveis, de forma a evitar a indevida geração ou acúmulo de cargas eletrostáticas que sejam capazes de representar uma indevida fonte de ignição de uma atmosfera explosiva que possa estar…

Equipamentos com tipo de proteção por segurança aumentada – Ex “eb” / Ex “ec”

Os equipamentos com tipo de proteção Ex “e” (segurança aumentada) são fabricados com medidas adicionais de proteção para reduzir, com elevado grau de certeza, a possibilidade de ocorrência de temperaturas excessivas e de arcos e centelhas no interior ou no exterior destes equipamentos elétricos, as quais não ocorrem em operação normal. Deve ser ressaltado que uma atmosfera explosiva contendo gases inflamáveis presente no…

Indústria química registra explosão e coluna de fumaça nos EUA

Trabalhadores da fábrica foram evacuados e moradores das proximidades foram aconselhados a se abrigarem. Uma imensa coluna de fumaça apareceu no céu de LaSalle, no Estado de Illinois, nos Estados Unidos, após um incêndio de grandes proporções numa indústria química, na manhã desta quarta-feira (11). A explosão aconteceu na Carus Chemical, de acordo com a…

Caminhão com 45 mil litros de etanol explode na MG-133, em Rio Pomba

Em relato aos militares do Corpo de Bombeiros, o motorista disse que o veículo apresentou problema mecânico em um dos eixos, que acabou perfurando o tanque. Um caminhão que transportava combustível explodiu na MG-133, em Rio Pomba, na Zona da Mata mineira, no início da noite desta quarta-feira (11/1). Conforme o Corpo de Bombeiros, não…

Mitos dos pós combustíveis

É de suma importância para a segurança das empresas que processam pós combustíveis (como as pertencentes aos setores químicos, farmacêutico, alimentício, madeireiro e outros) conhecer as propriedades de seus produtos e as características de seus processos, visando controlar os riscos de incêndio e es explosões – como ja foi ressaltado nesta seção das edições da…

Equipamentos e componentes com invólucros metálicos ou plásticos do tipo “à prova de explosão” – Tipo de proteção Ex “d” (Parte 1/2)

Sinopse: Componentes e equipamentos centelhantes de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricos “Ex” podem ser fabricados com invólucros plásticos ou metálicos com o tipo de proteção Ex “d” (à prova de explosão), sendo adequados para instalação em áreas classificadas contendo gases inflamáveis Zona 1 ou Zona 2. Equipamentos ou componentes com invólucros do tipo “à prova de…

Equipamentos e instalações em atmosferas explosivas: Retrospectiva “Ex” 2022 e Perspectivas “Ex” 2023

Ao longo do ano de 2022 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas, sob o ponto de vista de segurança durante o ciclo total de vida deste tipo de instalações industriais “Ex”. Nos âmbitos normativos e…

Aterramento e equipotencialização em áreas classificadas – Parte 3

Condutores para equipotencialização de potencial de equipamentos e instalações em áreas classificadas A norma ABNT NBR IEC 60079-14 apresenta requisitos específicos sobre a equalização de potencial de equipamentos e instalações em áreas classificadas, especificando, dentre outros requisitos, a seção nominal de condutores de equipotencialização, ou seja, condutores que fazem com que as partes metálicas não…

Listagem geral das Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 – Atmosferas explosivas e ABNT NBR ISO 80079 – Equipamentos mecânicos “Ex”

Listagem geral das Normas Técnicas publicadas pela ABNT, IEC e ISO/IEC e Documentos Operacionais publicados pelo IECEx referentes a serviços de classificação de áreas, projeto, especificação técnica, montagem, inspeção, manutenção e recuperação de equipamentos e instalações “Ex”, gestão da qualidade “Ex”, competências pessoais “Ex” e tipos de proteção de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos…

Equipamentos “Ex” protegidos por encapsulamento para gases inflamáveis e poeiras combustíveis – Tipo de proteção Ex “m”

O tipo de proteção por encapsulamento(Ex “m”) tem como base o princípio da segregação de uma atmosfera explosiva que possa estar presente no local da instalação, na forma de gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, de componentes internos dos componentes ou equipamentos “Ex” que possam representar uma fonte de ignição. O tipo de proteção Ex “m” faz com que…

Aterramento e equipotencialização em áreas classificadas – Parte 2

Proteção contra descargas atmosféricas em tanques de armazenamento de gases e líquidos inflamáveis em áreas classificadas Os requisitos contra os efeitos de descargas atmosféricas em equipamentos e instalações em atmosferas explosivas estão especificados nas normas técnicas brasileiras ABNT NBR IEC 60079- 14 (Atmosferas explosivas – Parte 14: Projeto, seleção e montagem de instalações elétricas) e…

Incêndio destrói indústria química e cervejaria em Itupeva

Segundo bombeiros, equipes de pelo menos cinco cidades da região ajudaram no combate às chamas. Dois funcionários tiveram queimaduras. Um incêndio de grandes proporções destruiu uma indústria química e uma cervejaria em Itupeva, no interior de São Paulo, na noite de segunda-feira (3). O incidente aconteceu no bairro Santa Fé. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes…

Tanque de combustível de usina explode em São Miguel dos Campos, AL

Um tanque de combustível da Usina Caetés, localizada na cidade de São Miguel dos Campos, interior de Alagoas, explodiu na manhã desta quarta-feira (28). Dois funcionários da empresa tiveram ferimentos leves e foram socorridos. Em nota, a usina informou que a primeira medida adotada, depois da explosão, foi evacuar toda a área e resfriar os demais tanques…

Carreta pega fogo perto de posto de combustíveis em Itaúna

Testemunhas contaram que o incêndio teria começado após um superaquecimento em manutenção realizada no veículo com o uso de maçarico. Uma carreta pegou fogo ao lado de um posto de gasolina no Bairro Santa Mônica, na tarde de sábado (24), em Itaúna. Não há informações de feridos. Segundo os bombeiros, testemunhas contaram que o incêndio teria…

A importância dos detalhes típicos de projetos elétricos e de instrumentação “Ex” – Parte 3/3

Os exemplos de detalhes típicos apresentados a seguir, utilizados por diversas empresas da indústria do petróleo e petroquímica, tanto do Brasil como de outros países do mundo, incorporam diferentes tipos de equipamentos elétricos e de instrumentação e diferentes tipos de proteção “Ex” disponibilizados no mercado por fabricantes de equipamentos “Ex” Considerações sobre detalhes típicos de…

A importância dos detalhes típicos de projetos elétricos e de instrumentação “Ex” – Parte 2/3

Dando sequência ao artigo sobre este assunto apresentado na edição anterior, são mostrados a seguir exemplos de detalhes típicos de projeto para a montagem de equipamentos elétricos e de instrumentação “Ex”. Estes exemplos são utilizados por diversas empresas da indústria do petróleo e petroquímica, tanto do Brasil como de outros países do mundo, incorporam diferentes…

DETECTORES DE GASES

A IEC, através da norma 60079-29-1 – “Atmosferas explosivas – Parte 29-1: Detectores de gás – Requisitos de desempenho de detectores para gases inflamáveis”, dispõe requisitos para detectores de gases, que são componentes importantes para a segurança das instalações industriais. Aqui, são destacadas algumas exigências da norma, as quais nem sempre são observadas nas especificações…

Aterramento e equipotencialização em áreas classificadas – Parte 1

Sinopse: este artigo trata da necessidade do devido aterramento ou equipotencialização de equipamentos e instalações de instrumentação automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em áreas classificadas, com o objetivo da proteção contra os efeitos de descargas atmosféricas e o indevido acúmulo de cargas eletrostáticas em áreas classificadas, os quais podem representar fontes de ignição de atmosferas…

Tipo de proteção Ex “t” – Novos requisitos para equipamentos “Ex” a serem instalados em áreas classificadas contendo poeiras combustíveis

Os equipamentos “Ex” de instrumentação, automação, telecomunicações ou elétricos com tipo de proteção Ex “t” (Proteção de equipamento contra ignição de poeiras combustíveis por invólucro), como, botoeiras de comando local, painéis elétricos ou de automação, luminárias, caixas de junção, instrumentos sensores, transmissores e posicionadores, motores elétricos, tomadas de força, roteadores de Wi-Fi e switches ópticos, são instalados em…

Novos requisitos de avaliação da conformidade de produtos elétricos e eletrônicos “Ex”– Portaria Inmetro 115/2022

Foi publicada em 21/03/2022 a Portaria Inmetro 115/2022, contendo os novos Requisitos de Avaliação da Conformidade para equipamentos de instrumentação, de automação, de telecomunicações e elétricos “Ex”, para instalação ou utilização em atmosferas explosivas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis. Podem ser citados como exemplos destes equipamentos “Ex”, fixos, móveis ou pessoais ou portáteis: luminárias…

Dois trabalhadores morrem em explosão no PR; Sergio Moro estava na empresa, mas em outro local

Dois trabalhadores morreram depois de uma explosão registrada em uma cooperativa agroindustrial de Maringá, na região norte do Paraná, segundo o Corpo de Bombeiros. O acidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (4). O ex-juiz Sergio Moro estava visitando a cooperativa no momento da explosão, mas estava distante do local e passa bem. A visita foi…

Incêndio atinge fábrica de reciclagem de pneus em Mogi Mirim

Um incêndio atingiu uma fábrica de reciclagem de pneus em Mogi Mirim (SP), no fim da tarde desta segunda-feira (21). O fogo na região da Vila Santa Luzia começou por volta das 17h e mobilizou pelo menos oito veículos do Corpo de Bombeiros da cidade, de Campinas (SP) e de Mogi Guaçu (SP). Ninguém ficou ferido. A suspeita é…

Publicação de nova edição do vocabulário eletrotécnico sobre “atmosferas explosivas”​

Foi publicada pela ABNT em 14/02/2022, a segunda edição da Norma Técnica Brasileira adotada da Série ABNT NBR IEC 60050 – Vocabulário eletrotécnico internacional (IEV) – Parte 426: Atmosferas explosivas.  Esta segunda Edição 2022 da ABNT NBR IEC 60050-426 cancelou e substitui a versão anterior, publicada pela ABNT em 2011.  Esta Norma ABNT NBR IEC 60050-426 define termos especificamente relacionados a “equipamentos…

Novos requisitos sobre equipamentos para instalação em áreas classificadas contendo poeiras combustíveis – Ex “t”

Foi publicada pela IEC em 17/01/2022, a revisão da seguinte Norma Técnica internacional: IEC 60079-31: Atmosferas explosivas – Parte 31: Proteção de equipamento contra ignição de poeira por invólucro “t”. Esta Norma IEC 60079-31 é aplicável aos equipamentos protegidos por invólucros e com limitação de temperatura de superfície para utilização em atmosferas de poeiras combustíveis. Esta Norma especifica requisitos…

A importância dos detalhes típicos de projetos elétricos e de instrumentação “Ex” – Parte 1/3

Uma das etapas iniciais dos empreendimentos relacionados com instalações em áreas classificadas é a fase de projeto (básico e de detalhamento) e de seleção de equipamentos elétricos, de instrumentação, de automação e de telecomunicações “Ex” a serem supridos e posteriormente instalados. Os requisitos para a execução destas atividades estão descritos na Norma Técnica Brasileira adotada…

Listagem geral das Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 – Atmosferas explosivas e ABNT NBR ISO 80079 – Equipamentos mecânicos “Ex”

Listagem das Normas Técnicas publicadas pela ABNT, IEC e ISO/IEC e Documentos Operacionais publicados pelo IECEx referentes a classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, manutenção, reparos e tipos de proteção de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou poeiras combustíveis. São indicados nesta listagem de…

Atmosferas explosivas: Retrospectiva “Ex” 2021 e perspectivas 2022

Sob o ponto de vista de segurança dos equipamentos e instalações elétricas e mecânicas “Ex”, ao longo do seu ciclo total de vida, o ano de 2021 representou grandes desafios e oportunidades  Ao longo do ano de 2021 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em…

Folhetos sobre as características e objetivos do Sistema IECEx – Sistema internacional da IEC sobre avaliação da conformidade “Ex”​

O IECEx (IEC System for Certification to Standards relating to Equipment for use in Explosive Atmospheres) é o Sistema Internacional da IEC/CAB (Conformity Assessment Board) para a avaliação da conformidade de PRODUTOS, SERVIÇOS e COMPETÊNCIAS PESSOAIS para atmosferas explosivas (“Ex”).  Foram publicados em 2021 “Folhetos” atualizados sobre o Sistema de certificação do IECEx, contendo as principais informações sobre seus objetivos e formas de operação. Foram publicados três…

Publicação do Livro “O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas”

Livro foi elaborado tendo como base as experiências acumuladas pelos autores nas atividades de classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, manutenção, reparos, auditorias, ensaios laboratoriais de equipamentos “Ex” e certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, de empresas de prestação de serviços “Ex” e de competências pessoais para atmosferas explosivas. Foi publicado em 08/10/2018 o…

ABNT atinge 100 Normas Técnicas Brasileiras adotadas, publicadas ou revisadas sobre o tema “atmosferas explosivas”

A ABNT atingiu, em 2021, a marca de publicação ou atualização de 100 normas técnicas brasileiras adotadas sobre o tema “atmosferas explosivas”. As Normas Técnicas brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 (atmosferas ex- plosivas) e ABNT NBR ISO 80079 (equipamentos mecânicos “Ex”), idênticas às respectivas normas técnicas internacionais, vêm sendo publicadas ou atualizadas…

Novos requisitos sobre proteção de equipamentos pelo tipo de proteção “n” – ABNT NBR IEC 60079-15

Foi publicada pela ABNT em 16/12/2019, a nova edição da Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-15 – Atmosferas explosivas – Parte 15: Proteção de equipamento por tipo de proteção “n”.  Esta Parte da ABNT NBR IEC 60079 especifica os requisitos para projeto, fabricação, ensaios e marcação para equipamentos elétricos do Grupo II com tipo de proteção “n”, que incluem;…

GEVISA obtém certificação internacional IECEx pela UL do Brasil para motores com tipo de proteção Ex “nA”

Nova certificação internacional IECEx emitida por Organismo de Certificação brasileiro, para fabricante de equipamentos “Ex” brasileiro De acordo com o sistema “on-line” de certificação do IECEx, a GEVISA obteve em 25/09/2019 uma nova certificação internacional pelo Sistema IECEx para uma nova série de motores de indução trifásicos para instalação em atmosferas explosivas. De acordo com o novo certificado IECEx, a fábrica da GEVISA, localizada…

Proteção de equipamentos por segurança aumentada – Tipo de proteção Ex “eb” / Ex “ec”​ em atmosferas explosivas

Histórico, desenvolvimento e aplicação O tipo de proteção de equipamentos para instalação em atmosferas explosivas por segurança aumentada (tipo de proteção Ex “e”) foi desenvolvido durante a década de 1940 na Alemanha, sendo inicialmente normalizado na Norma alemã VDE 0170 – Parte 6, posteriormente na Norma Europeia CENELEC EN 50019 em 1977 e no presente momento definida na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-7. …

Novos requisitos sobre equipamentos elétricos com tipo de proteção Ex “e” – Segurança aumentada

Atualização da Norma ABNT NBR IEC 60079-7 Norma Técnica Brasileira adotada é idêntica à respectiva Norma Técnica Internacional IEC 60079-7 em conteúdo técnico, estrutura e redação, sem desvios nacionais. Foi publicada pela ABNT em 15/08/2018, uma nova Norma Técnica Brasileira adotada da Série sobre o tema “atmosferas explosivas”: ABNT NBR IEC 60079-7 – Atmosferas explosivas –…

WEG obtém certificação internacional IECEx pela UL do Brasil para sensor de monitoramento intrinsecamente seguro

Nova certificação internacional emitida por Organismo de Certificação (ExCB) brasileiro aprovado no sistema IECEx, para fabricante de equipamentos “Ex” brasileiro De acordo com o sistema “on-line” de certificação do IECEx, a Empresa WEG Equipamentos Elétricos S.A. obteve em 30/09/2020 uma certificação internacional pelo Sistema IECEx para sensores de monitoramento para instalação em atmosferas explosivas. De acordo com o novo certificado IECEx UL BR 20.0001X, a WEG, localizada…

Nova certificação internacional IECEx conquistada por fabricante brasileiro de equipamentos “Ex”

Novos equipamentos “Ex” produzidos por fabricante brasileiro, destinado para instalação em áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis obtém certificação internacional pelo IECEx De acordo com o sistema “on-line” de certificação internacional do IECEx, a Empresa Brasileira TELBRA, conquistou em 23/07/2021, uma certificação de conformidade internacional para equipamentos “Ex”, destinados para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas.  De acordo…

Ethernet intrinsecamente segura a dois fios – Publicação da ABNT IEC TS 60079-47: 2-WISE

Foi publicada pela ABNT em 29/07/2021 a ABNT IEC TS 60079-47 – Atmosferas explosivas – Parte 47: Proteção de equipamentos pelo conceito de Ethernet intrinsecamente segura a dois fios (2-WISE – 2-wire intrinsically safe ethernet). A ABNT IEC TS 60079-47, publicado na forma inicial de uma Especificação Técnica (Technical Specification), INÉDITA na normalização brasileira sobre atmosferas explosivas, especifica os requisitos para a fabricação, marcação,…

Publicação de nova Edição da Norma ABNT NBR IEC 60079-25: Atmosferas explosivas

Parte 25: Sistemas elétricos intrinsecamente seguros Esta nova terceira edição de 2021 cancelou e substituiu a edição anterior, publicada em 2011 Foi publicada pela ABNT em 12/08/2021, a nova terceira edição da Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-25 – Atmosferas explosivas – Parte 25: Sistemas elétricos intrinsecamente seguros. Esta parte das Normas Técnicas Brasileiras adotadas da Série ABNT NBR IEC 60079 estabelece os requisitos…

Proteção de equipamentos ópticos “Ex” para instalação em áreas classificadas

Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-28 apresenta os requisitos para os tipos de proteção Ex “op is”, Ex “op pr” ou Ex “op sh”, para equipamentos e sistemas ópticos instalados em atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou poeiras combustíveis. 1.  Introdução sobre áreas classificadas e proteção óptica Diversos processos industriais incluem o armazenamento, transporte ou processamento…

Fábrica de produtos químicos que pegou fogo em Piracicaba passa por vistoria

Dois funcionários tiveram ferimentos leves no incêndio, que ocorreu na tarde desta terça-feira (21), e já tiveram alta do hospital. Empresa lamentou o ocorrido e disse que presta assistência. A fábrica de produtos químicos de Piracicaba (SP) que pegou fogo na tarde de terça-feira (20) passa por vistoria de órgãos de fiscalização ambiental e saúde do…

Primeiro certificado de conformidade “Ex” emitido para equipamentos 2-WISE

Certificação é pioneira em nova tecnologia de sistema Ethernet intrinsecamente seguro a dois fios, com base em norma internacional da IEC Foi emitido em 27/05/2021 o primeiro certificado de conformidade internacional para um equipamento “Ex” com o padrão 2-WISE – Ethernet intrinsecamente segura a dois fios. O certificado IECEx foi obtido pela Empresa Pepperl+Fuchs, com escritório em Mannheim na Alemanha. O equipamento…

Novas certificações internacionais IECEx conquistadas por fabricantes brasileiros de sistemas, equipamentos e componentes “Ex”

Novos sistemas, equipamentos e componentes “Ex” fabricados no Brasil, destinados para instalação em áreas classificadas obtém certificações internacionais De acordo com o sistema “on-line” de certificação do IECEx, as Empresas ACE Schmersal Eletroeletrônica Industrial Ltda., Nova Smar S.A. e XPERT Empreendimentos Eletrônicos Ltda., obtiveram recentemente certificações de conformidade internacionais pelo Sistema IECEx para sistemas, equipamentos e componentes “Ex”, destinados para instalação em áreas…

Panorama comparativo de evolução normativa e legal “Ex” entre os Estados Unidos e o Brasil

Dentro deste quadro de alinhamento com as normas e os sistemas internacionais de certificação em atmosferas explosivas, uma comparação pode ser feita com as práticas utilizadas nos Estados Unidos e no Brasil, relacionadas com os requisitos normativos e legais sobre a instalação e a certificação de equipamentos “Ex” para a indústria do petróleo. No Brasil,…

Novos requisitos para equipamentos imersos em líquido para atmosferas explosivas com tensão até 245 kV – Tipo de proteção Ex “o”

 Nova edição amplia nível de tensão de aplicação de equipamentos Ex “o” de 15 kV para 245 kV Foi publicada pela ABNT em 28/05/2021, a nova edição 3.0 da Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-6 – Atmosferas explosivas – Parte 6: Proteção de equipamentos por imersão em líquido “o”.  Esta Parte da Série de Normas Técnicas…

Novos requisitos de grau de proteção de invólucros de equipamentos elétricos – IP 69

Foi publicada pela ABNT no dia 24/04/2017 a nova edição da norma técnica brasileira ABNT NBR IEC 60529 – Graus de proteção providos por invólucros (Códigos IP). Esta Norma foi elaborada e atualizada pela Comissão de Estudo CE 003.031.005 do Subcomitê SC-31 do Cobei e contou com a participação de profissionais representantes das seguintes empresas…

Orientações para a certificação de Skids “Ex”

Os Organismos de Certificação de Equipamentos “Ex” possuem diversos procedimentos, critérios e orientações, tanto do ponto de vista normativo, como legal, para a execução das atividades de avaliação, auditoria, análise de relatórios de ensaios e certificação de equipamentos elétricos, de instrumentação, de automação, de telecomunicações e mecânicos “Ex”, destinados à instalação em áreas classificadas contendo…

Publicação da Norma Regulamentadora NR 37

Segurança e saúde em plataformas de petróleo: Requisitos sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas Foi aprovada pelo Ministério do Trabalho em 20/12/2018 a nova Norma Regulamentadora NR 37 – Segurança e saúde em plataformas de petróleo. A NR 37 estabelece os requisitos mínimos de segurança, saúde e condições de vivência no trabalho a bordo de…

Requisitos para ensaios de equipamentos “Ex” nas instalações dos fabricantes, dos usuários ou de terceiros

Os equipamentos elétricos, eletrônicos, de instrumentação, de automação, de telecomunicações e mecânicos destinados a serem instalados em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis, necessitam possuir características específicas de projeto, fabricação, avaliação e ensaios laboratoriais, de forma a que sejam certificados com os tipos de proteção “Ex” aplicáveis e com…

Novos requisitos sobre dispositivos de segurança para controle de fontes potenciais de ignição de equipamentos “Ex” – Nova ABNT IEC TS 60079-42

Documento inédito na normalização técnica brasileira sobre o tema “atmosferas explosivas” especifica requisitos para aplicação de dispositivos de segurança destinados a elevar os níveis de segurança dos equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” contra a possibilidade de se tornarem fontes ativas de ignição Prezados colegas envolvidos com a segurança de equipamentos e instalações elétricas, de instrumentação, de automação, telecomunicações ou…

A normalização dos desvios “Ex”: Quando o errado parece certo

Desvios de montagem, inspeção, manutenção e reparos de equipamentos e instalações “Ex” em áreas classificadas passam a ser tolerados e aceitos pelas organizações, na medida em que não estejam causando acidentes catastróficos imediatos. Em diversas inspeções que são feitas a equipamentos e instalações em áreas classificadas podem ser infelizmente encontradas diversos “desvios” relacionados com falhas de projeto, montagem,…

Gestão de segurança e competências pessoais em atmosferas explosivas – Parte 03/03

Os profissionais envolvidos com a necessidade de certificação “Ex” incluem, entre outros, aqueles que atuam nas áreas de segurança industrial, operação, processo, eletricidade, instrumentação, automação, telecomunicações, mecânica, suprimento, fabricação de equipamentos “Ex”, laboratórios de ensaios de equipamentos “Ex”, organismos de certificação de produtos, organismos de certificação de pessoas, entidades de acreditação, organismos reguladores e provedores…

Gestão de segurança e competências pessoais em atmosferas explosivas – Parte 02/03

O Brasil possui desde 1991 um regulamento nacional, publicado pelo Inmetro, sobre a compulsoriedade de certificação de equipamentos elétricos para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas, com base na série de normas ABNT NBR IEC 60079. Desde 2018, a Norma Regulamentadora NR 37 (Segurança e saúde em plataformas de petróleo), publicada pela Secretaria do…

Gestão de segurança e competências pessoais em atmosferas explosivas – Parte 01/03

Em 04/08/2020 foi registrada no Porto de Beirute, no Líbano, uma grande explosão, resultante da ignição de cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amônio, material explosivo utilizado como fertilizante agrícola. As causas da explosão estão sendo investigadas, tendo sido identificado por imagens de vídeo que um incêndio foi iniciado antes da explosão, em um…

Balanço sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas: Panorama e retrospectiva “Ex” 2020

Ao longo do ano de 2020 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas, sob o ponto de vista de segurança durante o ciclo total de vida deste tipo de instalações industriais “Ex”. Em função do cenário existente de pandemia devido ao Covid-19…

Conceitos equivocados comprometem a segurança das empresas com inflamáveis

Com o advento da internet e das redes sociais cresceu enormemente a disseminação de informações úteis, porém, o volume de informações inverídicas também aumentou. E, no caso das empresas com atmosferas explosivas, a propagação de uma informação errada pode levar à adoção de procedimentos perigosos que poderão colocar em risco a segurança da instalação. Abordaremos…

Novos requisitos sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas em condições adversas – Publicação da ABNT IEC TS 60079-43

Documento inédito na normalização técnica brasileira apresenta requisitos para equipamentos e instalações “Ex” em ambientes com temperaturas até – 60 ºC, existentes em aplicações na indústria do Óleo & Gás Prezados colegas envolvidos com a segurança de equipamentos e instalações elétricas, de instrumentação, de automação, de telecomunicações ou mecânicas em atmosferas explosivas Foi publicada pela…

Guia sobre documentação para a certificação de equipamentos elétricos e mecânicos com tipos de proteção “Ex”

Documento apresenta listagem de documentos mínimos a serem elaborados pelos fabricantes de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” a ser apresentada aos Organismos de Certificação, nos respectivos processos de certificação Os desenhos de fabricação e a documentação descritiva fazem parte dos complexos processos de certificação de todos os equipamentos elétricos, eletrônicos, de instrumentação, de automação, de telecomunicações e mecânicos “Ex” destinados…

Novos requisitos para classificação de áreas

Novos requisitos para classificação de áreas contendo gases inflamáveis Edição 3.0 da Norma internacional IEC 60079-10-1, publicada em 18/DEZ/2020, apresenta novos requisitos sobre procedimentos de classificação de áreas contendo líquidos, vapores ou gases inflamáveis Áreas industriais que apresentem o risco da presença de atmosferas explosivas necessitam ser submetidas a avaliações de risco de forma a determinar…

Nova empresa de serviços de reparo de equipamentos “Ex”

Nova empresa de serviços de reparo de equipamentos “Ex” certificada no Brasil de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR IEC 60079-19 Certificação inédita no Brasil para serviços de reparo, revisão e recuperação de servomotores para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou poeiras combustíveis Prezados colegas envolvidos com a…

PANORAMA E RETROSPECTIVA “EX” 2020

Balanço sobre equipamentos e instalações elétricas em atmosferas explosivas: Panorama e retrospectiva “Ex” 2020 Ao longo do ano de 2020 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas, sob o ponto de vista de segurança durante o…

EXPLOSÃO DE RESERVATÓRIO DE ETANOL

Reservatório com 5 milhões de litros de etanol em usina de MS explode e fica destruído pelo fogo Corpo de Bombeiros foi chamado para o local por volta das 6h (de MS). Combate é feito por militares e trabalhadores da empresa. Um reservatório com 5 milhões de litros de etanol explodiu e ficou destruído pelo…

Atualização da ABNT NBR ISO/IEC 80079-20-1

Parte da série ABNT NBR ISO/IEC 80079 que foi atualizada em julho apresenta orientações sobre a classificação de gases e vapores. Foi publicada pela ABNT em 17 de julho de 2020, a atualização da norma ABNT NBR ISO/IEC 80079- 20-1 – Atmosferas explosivas – Parte 20-1: Características de substâncias para classificação de gases e vapores…

Novos certificados internacionais de competências pessoais emitidos no IECEx por Organismo de Certificação brasileiro para profissionais brasileiros

Exames teóricos e práticos para evidenciar as competências pessoais “Ex” certificadas foram realizados no Brasil, em português. Prezados colegas envolvidos com instalações elétricas, de instrumentação, de automação, de telecomunicações e mecânicas em atmosferas explosivas Foram certificados internacionalmente no sistema IECEx, pela UL do BRASIL, os seguintes profissionais brasileiros, envolvidos com as atividades de montagem e inspeções de…

Características de substâncias para classificação de gases e vapores inflamáveis – Publicação da nova Norma ABNT NBR ISO/IEC 80079-20-01

Foi publicada pela ABNT em 17/07/2020, a nova norma técnica brasileira adotada ABNT NBR ISO/IEC 80079-20-1 – Atmosferas explosivas – Parte 20-1: Características de substâncias para classificação de gases e vapores – Métodos de ensaios e dados. Esta parte da série ABNT NBR ISO/IEC 80079 apresenta orientações sobre a classificação de gases e vapores. Esta…

Novos requisitos para serviços de reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex” – Norma ABNT NBR IEC 60079-19

A certificação de empresas de serviços de reparo e recuperação de equipamentos “Ex” com base nesta Norma ABNT NBR IEC 60079-19 está sendo requerida no Brasil por empresas usuárias de equipamentos e instalações “Ex” desde 2009. Prezados colegas envolvidos com equipamentos e instalações elétricas, de instrumentação, de automação, telecomunicações ou mecânicas em atmosferas explosivas Foi…

Empresa brasileira NOVA SMAR obtém certificação internacional IECEx para instrumentos transmissores Ex “i”​ para instalação em atmosferas explosivas

Linha de transmissores de pressão com tipo de proteção Ex “i” (intrinsecamente seguro) é certificada para operar também comunicação digital no protocolo HART. De acordo com informações indicadas no sistema “on-line” de certificação do IECEx, a empresa brasileira NOVA SMAR obteve do DEKRA da Alemanha em 30/04/2019 uma certificação internacional pelo Sistema IECEx para linhas de instrumentos transmissores para instalação em atmosferas explosivas. De acordo com o…

Incêndio atinge dala na área de transporte de grãos do Porto de Paranaguá

Ninguém ferido, de acordo com os bombeiros; situação aconteceu na madrugada desta quarta-feira (22). Um incêndio atingiu uma dala de uma empresa na área de transporte de grãos do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, de acordo com os bombeiros da cidade. O fogo, conforme a Polícia Militar (PM), começou por volta das 4h30…

Novos requisitos sobre sistema de gestão da qualidade para a fabricação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” – Norma ABNT NBR ISO/IEC 80079-34

Nova edição desta Norma Técnica Brasileira adotada tem requisitos alinhados com a ABNT NBR ISO 9001/2015 e inclui, dentre outros requisitos, a avaliação de sistema de gestão da qualidade para equipamentos mecânicos “Ex” Foi publicada pela ABNT em 27/07/2020, a atualização da Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR ISO 80079-34 – Atmosferas explosivas – Parte 34: Aplicação de sistemas de…

Sistemas de automação intrinsecamente seguros – Ex “i”: Do projeto à instalação

1.        Introdução A proteção de equipamentos e circuitos por “segurança intrínseca” tem, por objetivo fundamental, que seja evitada a possibilidade de ocorrência de uma ignição em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas. Este conceito de segurança representa uma abordagem muito mais segura do que a contenção da energia proveniente de uma explosão, como previsto em outros tipos…

Características de substâncias para classificação de gases inflamáveis – Publicação da nova Norma ABNT NBR ISO/IEC 80079-20-1

Nova norma técnica brasileira adotada apresenta tabulação de dados de mais de 400 substâncias inflamáveis, aplicáveis para estudos de classificação de áreas Foi publicada pela ABNT em 17/07/2020, a nova Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR ISO/IEC 80079-20-1 – Atmosferas explosivas – Parte 20-1: Características de substâncias para classificação de gases e vapores – Métodos de ensaios…

Novas orientações sobre riscos eletrostáticos em atmosferas explosivas – Publicação da ABNT IEC TS 60079-32-1

Documento inédito na normalização brasileira trata especificamente dos riscos e mitigação da eletricidade estática em instalações ou equipamentos elétricos ou mecânicos em atmosferas explosivas formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis Foi publicada pela ABNT em 24/01/2020 a ABNT IEC TS 60079-32-1 – Atmosferas explosivas – Parte 32-1: Riscos eletrostáticos, orientações. A ABNT IEC TS 60079-32-1, inédita na normalização brasileira adotada sobre atmosferas explosivas, apresenta o melhor estado…

GEVISA obtém nova certificação internacional IECEx pela UL do Brasil para motores de indução trifásicos com tipo de proteção Ex “p”

Nova certificação internacional IECEx emitida por Organismo de Certificação brasileiro, para fabricante de equipamentos “Ex” brasileiro. De acordo com o sistema “on-line” de certificação do IECEx, a GEVISA obteve em 13/03/2020 uma nova certificação internacional pelo Sistema IECEx para mais uma de suas linhas de motores de indução trifásicos para instalação em atmosferas explosivas. De acordo com o novo certificado IECEx UL BR 19.0001X,…

ABNT publica nova edição da NBR IEC 60079-17 – Inspeção e manutenção de instalações elétricas “Ex”

A ABNT NBR IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de instalações elétricas é destinada a ser utilizada por empresas usuárias de equipamentos e de instalações em atmosferas explosivas bem como por empresas de prestação de serviços “Ex”, e abrange os fatores diretamente relacionados às atividades de inspeção e manutenção de…

Novos requisitos de instalações elétricas marítimas “Ex” – Atualização da norma ABNT NBR IEC 61892-7

Foi publicada pela ABNT em 22/01/2020 a terceira edição da Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 61892-7 – Unidades marítimas fixas e móveis – Instalações elétricas – Parte 7: Áreas classificadas. As normas da série ABNT NBR IEC 61892 representam uma “família” de normas técnicas brasileiras adotadas destinadas a garantir a segurança no projeto,…

Primeiros certificados internacionais IECEx para equipamentos mecânicos “Ex”

Foram emitidos em junho e setembro de 2016 os primeiros certificados internacionais IECEx para equipamentos mecânicos “Ex”, adequados para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis. O primeiro certificado de equipamentos mecânicos “Ex” emitido pelo IECEx foi elaborado pelo INERIS (Institut National de l’Environnement Industriel et des Risques), da França, tendo como…

Os dez primeiros anos de certificação de empresas de serviços de reparo e recuperação de equipamentos “Ex” no Brasil – ABNT NBR IEC 60079-19

Existem atualmente no Brasil mais de 75 empresas de serviços de reparo e recuperação de equipamentos “Ex” certificadas por Organismos de Certificação, com base na Norma Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-19, com escopo incluindo diversos tipos de equipamentos “Ex”, para diversos tipos de proteção “Ex” Neste ano de 2019 estão sendo completados no Brasil os dez primeiros anos de…

HÁ 25 ANOS A SEGURANÇA É O NOSSO COMPROMISSO.

Motores elétricos “Ex”: requisitos para acionamento por conversores

Motores elétricos “Ex” acionados por conversores: o acionamento de motores “Ex” por meio de conversores pode ser considerado atualmente como sendo um critério normal de projeto, em função dos benefícios obtidos, quando comparados com o “tradicional” sistema de partida e operação em plena rotação. Dentre os benefícios obtidos pelo acionamento de motores “Ex” com conversor…

Primeiro LABORATÓRIO BRASILEIRO de ensaios de equipamentos para atmosferas explosivas reconhecido pelo internacionalmente pelo IECEx

Foi internacionalmente aprovado pelo IECEx, em 05/2019 o primeiro Laboratório Brasileiro para a execução de ensaios de equipamentos elétricos, eletrônicos, de automação e de telecomunicações para atmosferas explosivas. Trata-se do LABELO – Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, localizado na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Porto Alegre / RS. O Laboratório “Ex” do LABELO é acreditado de acordo com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos…

CONSULTORIA PARA ESPECIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS EX.

Orientações sobre segurança funcional de sistemas fixos de detecção de gases em atmosferas explosivas – ABNT NBR IEC 60079-29-3

Foi publicada pela ABNT em 31/10/2019, a nova Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-29-3 – Atmosferas explosivas – Parte 29-3: Detectores de gás — Orientações sobre segurança funcional de sistemas fixos de detecção de gases. Esta Norma, inédita na normalização técnica brasileira sobre atmosferas explosivas, apresenta orientações para o projeto e a implantação de sistemas fixos de…

MONTAGEM E ADEQUAÇÃO EM ÁREAS CLASSIFICADAS.

Publicação da Norma ABNT NBR 16384 – Segurança em eletricidade – Recomendações e orientações para trabalho seguro em serviços com eletricidade

Foi publicada pela ABNT em 18/03/2020 a nova Norma Técnica Brasileira ABNT NBR 16384 – Segurança em eletricidade – Recomendações e orientações para trabalho seguro em serviços com eletricidade. O objetivo desta Norma é fornecer orientações adicionais para a operação e realização de serviços em eletricidade, visando à segurança das pessoas, trabalhadores e instalações , além de fornecer…

AVALIAÇÃO DE FONTES DE IGNIÇÃO DE ORIGEM NÃO ELÉTRICA.

Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação – Parte 08/08

14. Avaliação e mitigação dos riscos da eletricidade estática em equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”: ABNT NBR ISO 80079 36 A norma técnica brasileira adotada ABNT NBR ISO 80079-36, relaciona 13 diferentes fontes possíveis de ignição em atmosferas explosivas, sendo a eletricidade estática uma delas. De acordo com aquela norma, as centelhas capazes de gerar…

INSPEÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM ÁREAS CLASSIFICADAS.

Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação – Parte 07/08

11  – Requisitos de inspeção de aterramento e equipotencialização de instalações em atmosferas explosivas Sobre os requisitos de aterramento e equipotencialização em áreas  classificadas, a norma técnica brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079 17 (Inspeção e manutenção de instalações elétricas em atmosferas explosivas) especifica que medidas adequadas devem ser adotadas para assegurar que o aterramento …

TREINAMENTO DE CAPACITAÇÃO EM ÁREAS CLASSIFICADAS

Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação – Parte 06/08

8 – Limitação de área superficial de partes ou equipamentos não metálicos A abordagem básica para o controle da eletricidade estática em atmosferas explosivas é a seleção de materiais metálicos ou condutivos que possuam uma resistência de isolamento menor que 1GΩ. Como alternativa, a área superficial de partes não metálicas deve ser limitada. De acordo com…

Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação – Parte 05/08

6 – Aterramento e equipotencialização A equipotencialização é a técnica utilizada para minimizar a diferença de potencial entre dois objetos condutivos, de forma que fiquem no mesmo valor. Os objetos, nestes casos, não são aterrados. O aterramento, por outro lado, é a técnica de equalizar a diferença de potencial entre dois objetos condutivos e o…

ESTUDO DE CLASSIFICAÇÃO DE ÁREA.

Novos requisitos para equipamentos imersos em líquido para atmosferas explosivas com tensão até 245 kV – Tipo de proteção Ex “o”

Foi publicada pela IEC em 24/02/2020, a Edição 4.1 (consolidada) da Norma sobre atmosferas explosivas: IEC 60079-6 – Proteção de equipamentos por imersão em líquido “o”.  Esta Parte da Série de Normas Técnicas Internacionais IEC 60079 especifica os requisitos para o projeto, fabricação, ensaios e marcação de equipamentos “Ex” e componentes “Ex” com tipo de proteção por imersão…

Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação – Parte 04/08

4 – Os riscos da eletricidade estática associados aos condutores isolados A eliminação das fontes de ignição com elevado potencial eletrostático em atmosferas explosivas pode ser considerada um ponto de partida óbvio na etapa de projeto das instalações industriais e dos equipamentos de processo. Uma das principais áreas de preocupação são aquelas que podem apresentar…

ESPECIALISTAS EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS.

25 anos a segurança é o nosso compromisso.

DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS EX.

Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação – Parte 03/08

3 – Os riscos de ignição relacionados com a geração e o acúmulo de eletricidade estática em atmosferas explosivas A   geração e o acúmulo de cargas eletrostáticas   podem   dar   origem   a   riscos e   problemas em  uma ampla   gama   de indústrias e ambientes de trabalho, podendo provocar  a  ignição  e  explosão  em  indústrias de processos químicos,…

NR-10 E NR-20

Áreas Classificadas e Atmosferas Explosivas

ESTUDAMOS CADA DETALHE!

São 25 anos de história.

Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação – Parte 02/08

2 – A geração da eletricidade  estática em atmosferas explosivas Podem ser citados como exemplos de equipamentos instalados em atmosferas explosivas sobre os quais existe a preocupação sobre o risco de ignição devido à geração ou acúmulo de  cargas eletrostática: tanques de armazenamento, vagões ou caminhões para  transporte  de   materiais  inflamáveis ou  combustíveis, correias transportadoras,…

CONHECIMENTO É A NOSSA FORÇA.

Somos engenheiros e técnicos especialistas em áreas classificadas.

Especialista em Áreas Classificadas.

OLHAR APURADO E ATENTO AOS DETALHES – ESPECIALISTAS EM ÁREAS CLASSIFICADAS.

A importância das adequações em uma área classificada

Por: Alessandra Renata Junk Instalações elétricas em áreas classificadas devem obedecer requisitos apropriados para instalações em áreas não classificadas, como as prescrições na ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, entre outras. Entretanto, como os requisitos para áreas não classificadas são insuficientes para instalação em áreas classificadas, essas instalações devem seguir as normas…

Há 25 anos a segurança é o nosso compromisso!

ATMOSFERAS EXPLOSIVAS: PANORAMA E RETROSPECTIVA “EX” 2019

Ao longo do ano de 2019 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas, sob o ponto de vista de segurança durante o ciclo total de vida deste tipo de instalações industriais “Ex”. São relacionados a seguir…

Serviços de reenrolamento de motores “Ex”

Motores elétricos são componentes fundamentais na maioria das plantas e dos acionamentos de equipamentos industriais. Eles são responsáveis por dois terços de toda a energia elétrica consumida pelas instalações industriais e comerciais mundiais, com custos de consumo de energia durante o seu tempo de vida útil que totalizam muitas vezes o seu custo inicial de…

Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação – Parte 01/08

1. Introdução A possibilidade de riscos de ignição relacionados com a geração e o acúmulo da eletricidade estática ocorre frequentemente nas instalações industriais contendo atmosferas explosivas, decorrentes de fatores como a movimentação de fluidos, a existência inadvertida de condutores isolados ou a utilização de materiais não metálicos ou não condutivos em áreas classificadas, associados com…

Motores elétricos “Ex”: requisitos sobre especificação e instalação

Neste artigo é iniciada uma série que aborda os aspectos de especificação, instalação, inspeção, manutenção, reparo, revisão, recuperação e eficiência energética de motores elétricos “Ex”. De acordo com dados da International Energy Agency (IEA), contidos no Estudo Energy-efficiency policy opportunities for electric motor-driven systems, os motores elétricos são responsáveis pelo consumo de 46% do total de energia elétrica…

Dependendo o seu EPL (Da, Db ou Dc), o tipo de proteção Ex “t” é adequado a equipamentos elétricos, de automação ou de telecomunicações destinados a serem instalados em locais contendo poeiras combustíveis dos tipos Zona 20, Zona 21 ou Zona 22.

Existem registros de grandes acidentes envolvendo a explosão de instalações industriais contendo poeiras combustíveis desde o final do Século 19. Em 1878 ocorreu uma explosão envolvendo um moinho contendo farinha de trigo, em Minneapolis / Minnesota, nos EUA. Este acidente destruiu o maior silo de grãos existente no mundo até então, bem como outros cinco outros moinhos nos arredores,…

Segurança intrínseca de potência – “Power-i” (ABNT IEC TS 60079-39)

Foi publicada pela ABNT em 31/01/2019, a ABNT IEC TS 60079-39 – Atmosferas explosivas – Parte 39: Sistemas intrinsecamente seguros com limitação de duração de centelha controlada eletronicamente (Power “i”). Esta Parte da Série ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas), publicada inicialmente na forma de uma Especificação Técnica, está sendo emitida como uma “norma prospectiva para aplicação provisória” no…

Novas Normas ABNT NBR ISO 80079 – Partes 36 e 37: avaliação de riscos e tipos de proteção para equipamentos mecânicos “Ex” – Parte 02/02

Avaliação dos riscos de ignição de equipamentos mecânicos “Ex”: Segundo a ABNT NBR ISO 80079-36, o fabricante do equipamento mecânicos “Ex” deve efetuar uma avaliação de risco de ignição de forma a demonstrar que o equipamento não possua fontes efetivas de ignição durante falhas raras de ocorrer ou durante falhas que possam ser esperadas ou…

Novas Normas ABNT NBR ISO 80079 – Partes 36 e 37: avaliação de riscos e tipos de proteção para equipamentos mecânicos “Ex” – Parte 01/02

O risco de ocorrência de uma ignição em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis é proveniente da existência de fontes de ignição capazes de gerar centelhas, faíscas ou altas temperaturas. Estas fontes de ignição podem ser representadas por fontes de energia ou condições que são capazes de provocar a…

Proteção de equipamentos contra ignição de poeiras combustíveis por invólucro – Ex “t” – Parte 02/02

Equipamentos para instalação em áreas classificadas com os “tradicionais” tipos de proteção “Ex”, tais como a segurança aumentada (Ex “e”) e os “antigos” equipamentos com invólucros metálicos à prova de explosão (Ex “d”), são destinados a serem aplicados com restrição somente a equipamentos para instalação em áreas classificadas contendo gases inflamáveis, com a presença de…

Proteção de equipamentos contra ignição de poeiras combustíveis por invólucro – Ex “t” – Parte 01/02

Existem registros históricos de grandes acidentes envolvendo a explosão de instalações industriais contendo poeiras combustíveis desde o final do século 19. Em 1878 ocorreu uma explosão envolvendo um moinho contendo farinha de trigo, em Minneapolis / Minnesota, nos Estados Unidos. Este acidente destruiu o maior silo de grãos existente no mundo até então, bem como…

Motores elétricos “Ex”: O efeito dos serviços de reenrolamento na eficiência energética

De acordo com a Norma Técnica Internacional IEC 60034-31 (Máquinas elétricas girantes – Parte 31: Seleção de motores energeticamente eficientes incluindo aplicações com rotação variável – Guia de aplicação), o custo de aquisição de um motor elétrico representa apenas cerca de 3% do seu custo total de operação, ao longo de sua vida útil. Os…

Treinamento – Áreas Classificadas / Inscreva-se.

Motores elétricos “Ex”: Requisitos sobre serviços de reparo, revisão e recuperação

Existem no mercado empresas de prestação de serviços certificadas para a execução de reparo e recuperação de motores “Ex” independentes e competentes, que possuem os necessários recursos, experiências, conhecimentos e habilidades para realizar tais serviços de forma competente e segura. As oficinas para reparo e recuperação de motores “Ex” certificadas devem possuir pessoal devidamente treinado,…

Proteção de equipamentos por segurança aumentada – Tipo de proteção Ex “e” – Parte 2

Quando comparada com as distâncias de isolação e de escoamento requeridas para equipamentos elétricos industriais “comuns” (para instalação em áreas não classificadas), as quais são determinadas na Norma da Série IEC 60664 (Insulation coordination for equipment within low-voltage systems) para utilização em áreas ao tempo, para que sejam atendidos os requisitos de “segurança aumentada” e…

Proteção de equipamentos por segurança aumentada – Tipo de proteção Ex “e” – Parte 1

O tipo de proteção de equipamentos para instalação em atmosferas explosivas por segurança aumentada (tipo de proteção Ex “e”) foi desenvolvido durante a década de 1940 na Alemanha.

ÁREAS CLASSIFICADAS POR GASES, VAPORES, POEIRAS E FIBRAS

Existem diversos tipos de explosões: a explosão de uma caldeira, as explosões nucleares, as explosões por reações químicas aceleradas, etc. Estas últimas normalmente são acidentais e as explosões de gases, vapores e poeiras a que nos referimos neste texto são conhecidas como indesejáveis e poderão acontecer em locais onde exista a presença desses elementos. É…

INSPEÇÃO APURADA E DETALHADA EM ÁREAS CLASSIFICADAS, CONSULTE-NOS

Inspeções em instalações elétricas em áreas classificadas: Inspeção apurada Inspeção que engloba os aspectos cobertos pela inspeção visual e, além disso, identifica defeitos, tais como parafusos soltos, que somente são detectáveis com o auxílio de equipamentos de acesso, tais como escadas. NOTA Inspeções apuradas não requerem normalmente que o invólucro seja aberto, nem que o…

A OBRIGATORIEDADE E AS VANTAGENS DOS SERVIÇOS DE CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS

Autor: Sergio Raush – ABPEx Tendo em vista que, na grande maioria dos processos industriais, temos a presença de produtos inflamáveis e combustíveis, desde os insumos, produtos intermediários, e finais, a NR-10, Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, publicada em 2004 pelo MTBE, exige a identificação das fontes de risco, trabalho…

COBEI

O COBEI É UMA ASSOCIAÇÃO CIVIL DE DIREITO PRIVADO, SEM FINS LUCRATIVOS, COM PRAZO DE DURAÇÃO INDETERMINADO, E É REGIDA POR UM ESTATUTO. Atribuições: · ABNT/CB-03: Desenvolvimento das atividades do Comitê Brasileiro de Eletricidade – CB-03 – da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. · COMITÊ NACIONAL DA IEC: Desenvolvimento das atividades do IEC…

Confira insights e curiosidades sobre o processo de atualização das normas NR 10, 14039 e 5410

NR 10 – ANÁLISE DA EXPOSIÇÃO AO RISCO DE ARCO ELÉTRICOPor Aguinaldo Bizzo A NR 10 POSSUI INTERFACE COM A NR1?Conforme texto da Consulta Pública nº 1/2020, referente ao processo de revisão da NormaRegulamentadora nº 10 (Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviçosem Eletricidade), é definido no item ‘medidas de prevenção’ que “a organização…

Páginas:1234567...21»