Operações Elementares em baixa tensão conforme NR-10 – PARTE 3

NR 10NBR 5410, ÁREA CLASSIFICADA .

Sinopse: O artigo aborda medidas de controle de choque elétrico e análise de risco de incêndio em instalações elétricas de baixa tensão. Além das precauções para evitar choques, enfoca a proteção contra fogo gerado pela instalação elétrica, seguindo a norma NBR 5410. Destaca a necessidade de proteger contra efeitos térmicos, arcos e chamas, com materiais resistentes a arco e distâncias seguras. Em áreas classificadas, requisitos específicos de prevenção de incêndios devem ser incorporados. Evidenciar essas precauções no memorial descritivo é enfatizado conforme a NR-10.

Além das medidas de controle para choque elétrico descritas nos artigos anteriores, a análise quanto a possível caracterização de “operação elementar conforme NR-10”, em instalações elétricas de baixa tensão, deve-se também avaliar o nível de risco referente à Proteção Contra Fogo de Origem Elétrica.

A norma estabelece como princípio fundamental que as pessoas e o patrimônio devem ser protegidos contra possíveis danos ou ferimentos provocados pelo calor ou fogo, que pode ser gerado ou propagado pela instalação elétrica, considerando os requisitos da NBR 5410 e as instruções dos fabricantes de equipamentos.

Da mesma forma, o calor gerado por equipamentos elétricos não pode causar perigo ou eventuais efeitos danosos aos materiais fixos adjacentes, bem como, devem ser protegidos contra:

• Efeitos térmicos ou a degradação dos materiais e o risco de queimadura associado aos equipamentos elétricos;

• Deficiências na segurança de funcionamento dos equipamentos elétricos, incluindo os serviços de segurança; e

• Propagação de chamas, em caso de risco de incêndio propagado pelas instalações elétricas a outros compartimentos com barreiras dispostas na proximidade.

A NBR 5410 estabelece que quando um componente da instalação, fixo ou estacionário, for suscetível de produzir, em operação normal, arcos ou centelhamento, ele deve ser totalmente envolvido por material resistente a arco ou separado por materiais resistentes a arcos, de elementos construtivos da edificação sobre os quais os arcos possam ter efeitos térmicos prejudiciais. Além disso, deve ser instalado a uma distância suficiente dos elementos construtivos sobre os quais os arcos possam ter efeitos térmicos prejudiciais, de modo a permitir a segura extinção do arco.

Os materiais resistentes a arcos mencionados devem ser incombustíveis, apresentar baixa capacidade de condução térmica e possuir espessura capaz de assegurar estabilidade mecânica.

Ressalta-se que para instalações elétricas em locais caracterizado como “área classificada”, inúmeros requisitos técnicos específicos conforme normas técnicas nacionais e\ou internacionais devem ser considerados.

Dessa forma, requisitos específicos para proteção contra “incêndios e explosões” devem ser considerados no projeto das instalações elétricas, devendo ser evidenciado de forma explícita no “memorial descritivo do projeto”, contemplando o disposto no item 10.3.9 da NR-10.

Autor:

Aguinaldo Bizzo de Almeida é engenheiro eletricista e atua na área de Segurança do trabalho. É membro do GTT – NR10 e inspetor de conformidades e ensaios elétricos ABNT – NBR 5410 e NBR 14039, além de conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP). É autor do livro “Vestimentas de Proteção para Arco Elétrico e Fogo Repentino” e diretor e consultor de Desenvolvimento e Planejamento e Segurança do Trabalho (DPST).