Nova empresa de serviços de reparo de equipamentos “Ex” certificada no Brasil de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR IEC 60079-19
Certificação inédita no Brasil para serviços de reparo, revisão e recuperação de servomotores para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou poeiras combustíveis
Prezados colegas envolvidos com a contratação de empresas de serviços em atmosferas explosivas
Foi recentemente certificada no Brasil uma nova empresa de serviços de reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex”, de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR IEC 60079-19.
Esta nova certificação nacional para empresa de serviços “Ex” foi obtida pela empresa Multmotores Comércio e reparo de motores e equipamentos eletrônicos Ltda., com sede na cidade de Santana do Parnaíba / SP.
O escopo desta certificação envolve serviços de reparo, revisão e recuperação de motores elétricos de baixa e alta tensão “Ex” com tipos de proteção Ex “d”, Ex “e”, Ex “n”, Ex “p” e Ex “t” e também servomotores elétricos de baixa tensão com tipos de proteção Ex “d”, Ex “e”, Ex “n” e Ex “t”.
Esta certificação de serviços de reparo e recuperação “Ex”, inédita no Brasil envolvendo servomotores elétricos para atmosferas explosivas, foi realizada pela BVC, que é um Organismo de Certificação acreditado nacionalmente no escopo envolvendo “atmosferas explosivas”.
As auditorias e avaliações realizadas por este Organismo de Certificação foram feitas de acordo com os requisitos indicados nas seguintes Normas Técnicas Brasileiras adotadas:
ABNT NBR IEC 60079-19: Atmosferas explosivas – Parte 19: Reparo, revisão e recuperação de equipamentos https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=448400
ABNT NBR ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) – Requisitos http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=345041
A certificação de empresas de serviços “Ex” (incluindo serviços de classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparo) vai além da simples certificação de equipamentos elétricos ou mecânicos “Ex”, com base na visão da segurança ao longo do “ciclo total de vida” das plantas industriais terrestres e marítimas que possuem atmosferas explosivas.
Pode ser constatado, em função do elevado dos “desvios” que são encontrados nas inspeções das instalações elétricas, de instrumentação, de automação e telecomunicações em áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, que de pouco adianta que os equipamentos “Ex” tenham sido certificados, dentro do sistema “tradicional” de certificação.
Na realidade, pode ser verificado que a simples certificação dos equipamentos elétricos ou mecânicos “Ex” não é suficiente para garantir a segurança das instalações e das pessoas envolvidas com atmosferas explosivas. Isto porque a segurança fica comprometida sempre que os equipamentos “Ex” não são devidamente especificados, instalados, inspecionados, mantidos ou reparados, durante o período em que permanecem instalados em atmosferas explosivas, ao longo do ciclo total de vida das instalações industriais.
Desta forma, há também a necessidade de que as empresas de serviços de reparos destes equipamentos “Ex” evidenciem, por meio de certificação, as devidas competências no atendimento dos requisitos normativos para a execução dos serviços de reparo, revisão, recuperação e modificação de equipamentos “Ex”.
A partir da existência no mercado de empresas de serviços “Ex” certificadas, as empresas contratantes destes serviços passam a dispor de empresas com este significativo diferencial técnico e de confiança, com base em avaliação e certificação da conformidade.
Até o presente momento existem 78 empresas de serviços de reparo, revisão ou recuperação de equipamentos “Ex” certificadas no Brasil, em 11 Estados, envolvendo equipamentos “Ex” tais como aquecedores elétricos, servomotores, motores elétricos de alta e baixa tensão, invólucros de painéis elétricos, caixas de terminais, luminárias, projetores portáteis, lanternas, sistemas de intercomunicação industrial, sistemas de CFTV, cabeçotes de impressão, rádios transceptores e motobombas submersíveis “Ex”.
Os tipos de proteção “Ex” que são abrangidos nestas certificações incluem: Ex “e” (segurança aumentada – Ex “eb” / Ex “ec”), Ex “i” (segurança intrínseca), Ex “t” (proteção por invólucro para poeiras combustível); Ex “p” (invólucros pressurizados), Ex “d” (invólucros à prova de explosão) e Ex “n” (não acendível).
A listagem atualizada das empresas de serviços que já obtiveram certificação “Ex” no Brasil encontra-se disponível no website do Subcomitê SCB 003:031 – Atmosferas explosivas da ABNT/CB-003 (Eletricidade): http://cobei-sc-31-atmosferas-explosivas.blogspot.com
Roberval Bulgarelli