Foi publicada pela IEC (International Electrotechnical Commission) em 01/12/2023, a Edição 6.0 da Norma internacional IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de instalações elétricas.
As instalações de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricas “Ex” em áreas classificadas possuem características especificamente projetadas, de forma a torná-las adequadas para operações nestas áreas, com o risco da presença de atmosferas explosivas formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis.
É essencial, por razões de segurança, que seja mantida a integridade destas características específicas “Ex” nestas áreas classificadas, durante o ciclo total de vida destas instalações.
Esta norma pode ser considerada como sendo uma das mais importantes da Série IEC 60079, sob o ponto de vista de segurança e da conformidade técnica e legal das instalações “Ex”. Isto se deve ao fato de que na inspeções iniciais e periódicas “Ex” podem ser identificadas e prontamente corrigidas eventuais “desvios” ou “não conformidade” nos equipamentos “Ex”, devido a falhas dos serviços de montagem, manutenção ou recuperação dos equipamentos “Ex”, ao longo do ciclo total de vida das instalações “Ex”.
Esta parte das Normas da Série ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas) é destinada a ser utilizada por usuários, proprietários e operadores de instalações em áreas classificadas e abrange os fatores diretamente relacionados aos serviços de inspeção e manutenção de instalações instrumentação, automação, telecomunicações e elétricas “Ex”.
Esta Norma complementa os requisitos para inspeção e testes de normas para instalações em áreas não classificadas. Esta Norma é destinada a ser aplicada quando existe o risco devido a presença de uma atmosfera explosiva de gases inflamáveis ou mistura de poeira com o ar ou com camadas de poeiras combustíveis sob condições atmosféricas normais.
Nesta norma são especificados os requisitos para inspeções “Ex” com grau visual, apurado e detalhado, bem como para inspeções “Ex” iniciais, periódicas e por amostragem.
Nesta Norma são apresentados os programas de inspeção de instalações e equipamentos “Ex” com tipos de proteção Ex “d”, Ex “e”, Ex “n”, Ex “t”, Ex “p”, Ex “i” e Ex “o”, de acordo com o grau de inspeção a ser aplicado em cada caso (detalhado, apurado ou visual).
Esta Norma apresenta também, dentre outros requisitos sobre inspeção de instalações “Ex” “antigas”, competências pessoais requeridas dos inspetores “Ex”, requisitos de manutenção de equipamentos “Ex”, influências externas às instalações “Ex”, análise e aplicação das “condições específicas de instalação” (equipamentos com certificados com sufixo “X”) e procedimento típico para inspeções periódicas das instalações “Ex”, sejam novas ou existentes.
Dentre as principais alterações técnicas que foram introduzidas nesta nova edição da IEC 60079-17 podem ser destacadas as seguintes:
1 – Incluídas orientações adicionais sobre fatores que contribuem para a deterioração dos equipamentos “Ex”
2 – Incluídos esclarecimentos sobre a utilização das tabelas de inspeção “Ex”
3 – Introdução de requisitos para inspeção de equipamentos com tipo de proteção Ex “o” (Proteção de equipamentos por imersão em líquido)
Os sistemas informatizados existentes para gestão de ativos e inspeções de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricas “Ex”, utilizados por diversas empresas usuárias, proprietárias ou operadoras de instalações “Ex” necessitam ser devidamente atualizados, de forma a incorporar as alterações que foram introduzidas nesta nova edição da Norma IEC 60079-17.
Os profissionais participantes da Comissão de Estudo CE 003.031.001 do Subcomitê SCB 003.031 (Atmosferas explosivas) da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas / CB-003 (Eletricidade) acompanharam todo o processo de revisão, atualização, comentários, votação e publicação desta nova edição da Norma IEC 60079-17. Com a publicação desta nova edição foram iniciados os trabalhos de revisão da respectiva Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-17, de forma a manter a devida atualização e harmonização com a respectiva normas técnica internacional, com base nos requisitos da DIRETIVA 3 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas : Adoção de documentos técnicos internacionais.
Mais informações sobre a Norma técnica internacional IEC 60079-17 Ed. 6.0 estão disponíveis na IEC Webstore: https://webstore.iec.ch/publication/90154
Autor:
Roberval Bulgarelli
Consultor sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas;
Engenheiro Eletricista, com mestrado em proteção de sistemas elétricos de potência;
Organizador do Livro “O ciclo total de vida dos equipamentos e instalações em atmosferas explosivas”
Membro de Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003
(Eletricidade);
Membro de Grupos de Trabalho do TC 31 (Equipamentos para atmosferas explosivas) da IEC;
Membro de Grupos de Trabalho do o IECEx (Sistema internacional de certificação “Ex”) da IEC.
https://www.linkedin.com/in/roberval-bulgarelli