Parte 25: Sistemas elétricos intrinsecamente seguros
Esta nova terceira edição de 2021 cancelou e substituiu a edição anterior, publicada em 2011
Foi publicada pela ABNT em 12/08/2021, a nova terceira edição da Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-25 – Atmosferas explosivas – Parte 25: Sistemas elétricos intrinsecamente seguros.
Esta parte das Normas Técnicas Brasileiras adotadas da Série ABNT NBR IEC 60079 estabelece os requisitos específicos para fabricação e avaliação de sistemas elétricos intrinsecamente seguros, tipo de proteção Ex “i” (intrinsecamente seguros), destinados a serem utilizados, integralmente ou em parte, em locais onde a utilização de equipamento dos Grupos I, II ou III seja requerida.
Esta Norma complementa e modifica os requisitos da Norma ABNT NBR IEC 60079-0 (Requisitos gerais para equipamentos “Ex”) e da norma sobre o tipo de proteção de equipamentos “Ex” por segurança intrínseca – ABNT NBR IEC 60079-11.
Os requisitos de instalação de sistemas intrinsecamente seguros do Grupo II ou Grupo III projetados de acordo com esta Norma são especificados na Norma ABNT NBR IEC 60079-14 (Projeto, seleção de equipamentos e montagem de instalações “Ex”).
Esta nova terceira edição de 2021 da Norma ABNT NBR IEC 60079-25 cancelou e substituiu a segunda edição anterior, publicada em 2011.
Dentre as principais alterações técnicas incluídas nesta nova revisão em relação à revisão anterior (2011) podem ser destacas as seguintes:
- Atualizadas as referências normativas e incluídas referências que estavam citadas no corpo da norma
- Adicionada a referência à Electropedia da IEC e à plataforma online de pesquisa da ISO
- Retirada definição de “projetista do sistema”.
- Removidas definições de “sistema elétrico intrinsecamente seguro certificado” e “sistema elétrico intrinsecamente seguro não certificado”
- “Sistema elétrico intrinsecamente seguro” alterado para “sistema intrinsecamente seguro”
- Removido o requisito para o projetista do sistema assinar e datar o documento
- Consolidação dos requisitos para circuitos com cabos singelos e multicabos
- Requisitos para ensaio de rigidez dielétrica alterado para duas vezes a tensão do circuito, com um mínimo de 500 V c.a.
- Não podem ser utilizados multicabos para circuitos intrinsecamente seguros com tensão nominal acima de 90 V
- Requisitos para cabos dos tipos A, B e C foram reescritos para melhor entendimento
- Foi incluída uma limitação de tensão nominal de circuito de 90 V para sistemas com multicabos, uma vez que para este nível de tensão um ensaio de rigidez dielétrica de pelo menos 500 V c.a. ou 700 V c.c. é normalmente utilizado para avaliar a isolação dos condutores
- A maior parte dos requisitos sobre aterramento e ligações equipotenciais foi removida desta Norma e transferida para a Norma ABNT NBR IEC 60079-14
- O Anexo F da edição anterior desta Norma (2011) sobre proteção contra surtos de tensão foi removido, sendo os requisitos especificados na ABNT NBR IEC 60079-14
A Comissão de Estudo CE 003:031.004 do Subcomitê SCB 003:031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade), responsável pela elaboração desta Norma técnica brasileira adotada, acompanhou o processo de atualização, comentários, revisão, aprovação e publicação da respectiva Norma internacional da IEC 60079-25.
As Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO 80079 elaboradas pelas Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 do Cobei são idênticas, sem desvios técnicos nacionais em relação às respectivas normas internacionais da IEC. Seguindo a tendência e a convergência normativa mundial dos países membros da IEC, incluindo o Brasil, as Normas Técnicas nacionais que envolvem os processos de avaliação da conformidade e certificação de Empresas de Serviços “Ex”, certificação de Competências Pessoais “Ex” e de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” são Normas adotadas, idênticas às respectivas normas internacionais da IEC.
Esta política de normalização tem por objetivo harmonizar as Normas Nacionais com a Normalização internacional, de forma a padronizar os procedimentos de projeto, fabricação, ensaios, marcação, avaliação da conformidade, instalação, inspeção, manutenção, reparos, recuperação de equipamentos e competências pessoais “Ex”.
Ações como estas contribuem para a integração dos fabricantes, laboratórios de ensaios, empresas usuárias, organismos de certificação de produtos e de pessoas e provedores de treinamentos brasileiros com o mercado e a comunidade internacional “Ex”, bem como para a elevação dos níveis de segurança, saúde, meio ambiente, avaliação de risco, ensaios, qualidade, desempenho, confiabilidade, procedimentos de execução de serviços e competências pessoais relacionados com as instalações nacionais “Ex”.
Mais informações sobre esta nova edição da Norma ABNT NBR IEC 60079-25 estão disponíveis no website ABNT Catálogo: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=474871
Mais informações sobre o andamento e o estágio atual de evolução de cada uma das Normas técnicas da ABNT sobre atmosferas explosivas podem ser encontradas no Website do Subcomitê SCB 003:031 – Atmosferas explosivas: http://cobei-sc-31-atmosferas-explosivas.blogspot.com/
Roberval Bulgarelli