O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas – Retrospectiva “Ex” 2023 e Perspectivas “Ex” 2024

Equipamentos e instalações em atmosferas explosivas: Retrospectiva “Ex” 2023 e Perspectivas “Ex” 2024

Ao longo do ano de 2023 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas, sob o ponto de vista de segurança durante o ciclo total de vida deste tipo de instalações industriais “Ex”.

Nos âmbitos normativos e legais foram realizadas diversas reuniões, seminários, workshops, fóruns, webinars, palestras, entrevistas, podcasts e treinamentos “on-line” e presenciais, com eventos praticamente diários, fazendo com que fossem executadas uma grande quantidade de ações e atividades nas áreas de segurança de equipamentos e instalações “Ex”, destinadas para ambientes de risco contendo atmosferas explosivas, formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, tanto para instalações terrestres como marítimas.

São relacionadas a seguir algumas das ações “Ex” mais significativas ocorridas ao longo do ano de 2023.

1. Atualização de Normas Técnicas internacionais do TC-31 da IEC sobre de equipamentos e instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas

1.1. Normas internacionais “Ex” atualizadas ou publicadas em 2023

No âmbito internacional, foram elaboradas, revisadas ou atualizadas em 2023 pelo TC-31 (Equipment for explosive atmospheres), com a participação dos 49 países representados, incluindo o Brasil, foram publicadas as seguintes normas internacionais sobre atmosferas explosivas:

◗ IEC 60079-11: Explosive atmospheres – Part 11: Equipment protection by intrinsic safety “i” – Ed. 7.0

◗ IEC 60079-11: Corrigendum 1 – Explosive atmospheres – Part 11: Equipment protection by intrinsic safety “i” – Ed. 7.0

◗ IEC 60079-25: Corrigendum 2 – Explosive atmospheres – Part 25: Intrinsically safe electrical systems – Ed. 3.0

◗ IEC TS 60079-44: Explosive atmospheres – Part 44: Personal Competence – Ed. 1.0

◗ IEC TS 60079-48: Explosive atmospheres – Part 48: Portable or Personal Electronic Equipment –Guide for the use of equipment without a certificate for use in Hazardous Areas – Ed. 1.0

As seguintes Normas técnicas internacionais se encontram em processo final (CDV ou FDIS) de elaboração ou atualização pelo TC 31 da IEC

◗ IEC 60079-2 Ed. 7 – Explosive atmospheres – Part 2: Equipment protection by pressurized enclosure “p”

◗ IEC 60079-7 Ed. 6 – Explosive atmospheres – Part 7: Equipment protection by increased safety “e”

◗ IEC 60079-14 Ed. 6 – Explosive atmospheres – Part 14: Electrical installation design, selection, and installation of equipment, including initial inspection

◗ IEC 60079-17 Ed. 6 – Explosive atmospheres – Part 17: Electrical installations inspection and maintenance

◗ ISO/IEC 80079-49 Ed.1 – Flame arresters — Performance requirements, test methods and limits for use

1.2. Publicação da IEC TS 60079-44: Atmosferas explosivas – Parte 44: Competências pessoais “Ex”

Foi publicado em 28/11/2023 pela IEC o documento IEC TS 60079-44, com o objetivo de proporcionar orientação para estabelecer critérios mínimos recomendados para a determinação de funções bem como para estabelecer expectativas das habilidades necessárias e evidências de competência para avaliar e gerenciar as competências pessoais “Ex” dos profissionais que executem, conduzem, supervisionem, fiscalizem, gerenciem ou auditem trabalhos “Ex” em atmosferas explosivas.

O objetivo deste documento IEC TS 60079-44 é apresentar orientações para estabelecer os critérios mínimos recomendados para determinar as funções, habilidades e experiências necessárias, bem como evidências das competências pessoais “Ex”, de forma a avaliar e gerenciar a competência do pessoal que executam ou supervisionam trabalhos em áreas classificadas.

Este documento IEC TS 60079-44 apresenta também exemplos e recomendações de níveis mínimos de competências pessoais “Ex” para funções “típicas” relacionadas com atmosferas explosivas, abordando as qualificações, conhecimentos, experiências, treinamentos, habilidades e competências pessoais que se espera dos profissionais envolvidos com serviços “Ex”. Além disso, são apresentados neste documento exemplos de evidências de competências pessoais “Ex” esperadas para cada função de trabalho, como por exemplo, operação, manutenção, projeto, montagem, comissionamento, inspeção, recuperação, classificação de áreas ou auditorias de equipamentos e instalações “Ex” em atmosferas explosivas.

Dentre os objetivos deste documento está também auxiliar na definição, avaliação e gerenciamento de requisitos exclusivos para a competência de profissionais que trabalham nos locais em que uma atmosfera explosiva formada por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis possa estar presente.

As competências pessoais “Ex” para conduzir trabalhos em áreas classificadas são adicionais a quaisquer competências pessoais que possam ser aplicadas ao tipo “geral” de trabalho que está sendo realizado, como por exemplo, operações de equipamentos elétricos, operações de equipamentos não elétricos, projeto, montagem, comissionamento, inspeção, manutenção, recuperação, auditorias ou gestão de equipamentos e instalações “Ex”.

Este documento IEC TS 60079-44 se aplica a instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas.

Este documento identifica o nível mínimo de conhecimentos e habilidades necessários para trabalhar em áreas classificadas e a competência específica necessária para o trabalho a equipamentos e instalações em atmosferas explosivas, bem como os padrões aos quais as competências pessoais “Ex” devem ser avaliadas e atribuídas.

Faz parte também dos objetivos deste documento proporcionar orientações para estabelecer critérios mínimos recomendados para determinar funções, expectativas das habilidades e experiências necessárias e evidência de competências pessoais “Ex”.

A principal aplicação deste documento IEC TS 60079-44 é para profissionais que estão envolvidos com serviços de execução, supervisão, fiscalização ou auditorias de equipamentos e instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas ou mecânicas “Ex”, incluindo os seguintes serviços:

◗ Classificação de áreas com a presença de gases inflamáveis ou poeiras combustíveis

◗ Operação, produção, processamento ou armazenamento de produtos inflamáveis ou combustíveis em áreas classificadas

◗ Projeto, comissionamento e inspeções iniciais detalhadas de equipamentos e instalações “Ex”

◗ Estratégias de criação do inventário dos equipamentos “Ex” e de gerenciamento das instalações “Ex”

◗ Seleção, instalação, testes e manutenção de equipamentos e instalações “Ex”

◗ Inspeções periódicas e por amostragem de equipamentos e instalações “Ex”

◗ Revisão, reparo, recuperação e modificação de equipamentos “Ex”

◗ Aspectos de gestão de ativos e das instalações “Ex”

De acordo com este documento IEC TS 60079-44, no que diz respeito aos processos de certificação de competências pessoais “Ex”, é reconhecido que as competências pessoais “Ex” podem evoluir com o passar do tempo, mas também podem se deteriorar, nos casos em que estas competências pessoais não forem rotineiramente aplicadas. Portanto, para uma adequada avaliação da conformidade das competências pessoais “Ex” são requeridas a formação ou a educação continuada, bem como avaliações periódicas. Estes e outros requisitos específicos podem também ser definidos em Documentos Operacionais aplicáveis para sistemas de certificação de competências pessoais “Ex”.

Os participantes da Comissão de Estudo CE 003.031.001 do Subcomitê SCB 003.001 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade) acompanharam todo o processo e etapas de elaboração, comentários, votação, aprovação e publicação deste documento. A partir de agora aquela Comissão de Estudo inicia os trabalhos de elaboração da respectiva ABNT IEC TS 60079-44, tendo como base os requisitos da DIRETIVA 3 da ABNT: Adoção de documentos técnicos internacionais.

Mais informações sobre a IEC TS 60079-44 podem ser encontradas em https://webstore.iec.ch/publication/59779

1.3. Publicação da IEC TS 60079-48: Atmosferas explosivas – Parte 48: Equipamento eletrônico portátil ou pessoal – Diretrizes para utilização de equipamento sem certificação em área classificada

O documento IEC TS 60079-48, publicado em 28/11/2023, na forma inicial de uma “Especificação Técnica”, apresenta orientações para um proprietário ou operador para a utilização temporária de equipamentos eletrônicos portáteis ou pessoais a serem utilizados em áreas classificadas que exigem um Nível de Proteção de Equipamento (EPL) Gb, Gc, Db ou Dc, mas que ainda não estejam comercialmente disponíveis com seus respectivos certificados de conformidade “Ex”.

Este documento IEC TS 60079-48 NÃO é aplicável nos seguintes casos:

◗ Equipamentos que estejam eletricamente conectados a equipamentos fixos ou fiação fixa durante a utilização na área classificada, por exemplo, uma luminária LED conectada ao sistema de fiação local por meio de um plugue e tomada,

◗ Equipamentos portáteis ou pessoais que possuam certificados de conformidade “Ex” para utilização em áreas classificadas

◗ Equipamentos transportáveis

◗ Equipamentos portáteis ou pessoais utilizados em aplicações do Grupo I (Minas subterrâneas de carvão)

◗ Ferramentas portáteis centelhantes, alimentadas por bateria, como por exemplo furadeiras e esmeril

◗ Equipamentos portáteis ou pessoais utilizados em áreas classificadas que exigem equipamento “Ex” com EPL Ga ou Da, ou,

◗ Dispositivos médicos

Este documento não aborda outras considerações que envolvam a utilização de equipamentos eletrônicos portáteis ou pessoais para outros aspectos de segurança, por exemplo, perda de segurança devido à distração de tarefas de trabalho importantes, interferência de radiofrequência com equipamentos de medição e controle ou equipamentos com funções médicas.

Este documento complementa as orientações apresentadas na Norma ABNT NBR IEC 60079-14 com relação à utilização temporária de equipamentos pessoais ou portáteis que ainda não possuam certificados “Ex” para utilização em áreas classificadas.

Os participantes da Comissão de Estudo CE 003.031.006 do Subcomitê SCB 003.001 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade) acompanharam todo o processo e etapas de elaboração, comentários, votação, aprovação e publicação deste documento. A partir de agora aquela Comissão de Estudo inicia os trabalhos de elaboração da respectiva ABNT IEC TS 60079-48, tendo como base os requisitos da DIRETIVA 3 da ABNT: Adoção de documentos técnicos internacionais.

Mais informações sobre a IEC TS 60079-48 podem ser encontradas em https://webstore.iec.ch/publication/66140

1.4. Norma / Especificação Técnica sobre especificação de portas com perfil Ethernet APL / 2-WISE – IEC TS 63444

Foi publicada pela IEC em 17/11/2023 a Especificação Técnica IEC TS 63444, elaborada pelo TC 65 / SC 65C da IEC – Industrial networks, aplicável a equipamentos de automação de processo utilizando a camada física (PHY – Physical Layer) 10BASE-T1L (de acordo com a IEEE Std 802-3.cg).

Os perfis de portas Ethernet APL (Advanced Physical Layer) em circuitos intrinsecamente seguros, com valores de entidade pré definidos para cada tipo de porta (por exemplo alimentação, alcance e comunicação, de acordo com a ABNT IEC TS 60079-47) colabora na simplificação (ou eliminação) da necessidade de verificação de parâmetros de entidade ou de limitação, para fins de interconexão de diferentes dispositivos com diversos tipos de portas Ethernet APL, contribuindo para a INTEROPERABILIDADE entre dispositivos e switches 2-WISE, independentemente de seus modelos ou fabricantes.

As seguintes características técnicas fazem parte desta nova Norma:

◗ Topologia, com capacidade de instalação de circuitos tronco (trunk) / circuitos de derivação (spur)

◗ Tecnologia de cabos a dois fios (comunicação full duplex com taxa de transmissão 10 MBit/s);

◗ Longo alcance (comprimentos de cabos que variam desde várias centenas de metros até 1 000 m);

◗ Segurança intrínseca: instalação de dispositivos de campo com capacidade Ethernet em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou poeiras combustíveis (Zonas 0, 1, 2, 20, 21 ou 22);

◗ Alimentação de força aos dispositivos de campo sobre os mesmos dois fios utilizados para a comunicação de dados.

Todos os trabalhos de elaboração, análise, comentários, revisão, votação e publicação desta nova normas inéditas na normalização internacional, foram acompanhados pelos participantes da Comissão de Estudo CE 003.065.001 (Medição, controle e automação para a indústria de processo), a qual passa a iniciar os trabalhos de elaboração da respectiva ABNT IEC TS 63444, com base na DIRETIVA 3 da ABNT: Adoção de documentos técnicos internacionais.

2. Atualização de Normas Técnicas brasileiras adotadas sobre “atmosferas explosivas”

No âmbito nacional do Cobei e da ABNT, as seis Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade) trabalharam para a elaboração e atualização das respectivas normas técnicas brasileiras das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO 80079, de forma a manter a devida equivalência com as atuais edições das normas internacionais. Foram realizadas por estas seis Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 da ABNT/CB-003 diversas reuniões remotas ao longo do ano de 2023.

Foram realizados pelas Comissões de Estudo do SCB 003.031 pela ABNT ao longo de 2023, os trabalhos de elaboração ou atualização das seguintes Normas ou Especificações Técnicas Brasileiras sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas, sem desvios técnicos em relação às respectivas normas técnicas internacionais da IEC:

◗ ABNT NBR IEC 60079-11: Atmosferas explosivas – Parte 11: Proteção de equipamento por segurança intrínseca (trabalhos de atualização iniciados em 11/2022, com base na IEC 60079-11 Ed. 7.0)

◗ ABNT NBR IEC 60079-17: Atmosferas explosivas – Parte 17: Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de equipamentos e instalações “Ex” (trabalhos de atualização iniciados em 10/2023, com base no documento FDIS da IEC 60079-17 Ed. 6.0)

◗ ABNT NBR IEC 60079-29-1: Atmosferas explosivas – Parte 29-1: Detectores de gás – Requisitos de desempenho (trabalhos de atualização iniciados em 12/2023)

◗ ABNT NBR IEC 60079-29-2: Atmosferas explosivas – Parte 29-2: Detectores de gás -Procedimentos de seleção, instalação, utilização e manutenção (trabalhos de atualização concluídos em 12/2023)

◗ ABNT NBR ISO/IEC 80079-49: Atmosferas explosivas – Parte 49: Corta-chamas – Requisitos de desempenho, métodos de ensaio e limites de utilização (trabalhos de elaboração iniciados em 12/2023, com base no documento FDIS da ISO/IEC 80079-49 Ed. 1.0)

3. Evolução das Normas Técnicas Brasileiras adotadas “Ex” publicadas pela ABNT

A ABNT atingiu, em 2023, o significativo marco de publicação ou atualização de 106 normas técnicas brasileiras adotadas sobre o tema “atmosferas explosivas”.

As Normas Técnicas brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 (atmosferas explosivas) e ABNT NBR ISO 80079 (equipamentos mecânicos “Ex”), idênticas às respectivas normas técnicas internacionais, vêm sendo publicadas ou atualizadas desde 2005, quando foi publicada pela ABNT a primeira norma técnica brasileira adotada da Série ABNT NBR IEC 60079.

4. Sistema CREANET – Acesso “gratuito” a normas técnicas “Ex” elaboradas e publicadas pela ABNT

De acordo com entendimentos e convênio mantido entre o CONFEA/CREA/MÚTUA e ABNT, os profissionais que estiverem cadastrados no sistema CREANET podem acessar, de forma “gratuita”, um acervo de normas técnicas ABNT, incluindo as Normas Técnicas Brasileiras adotadas da Série ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas) e da Série ABNT NBR ISO 80079 (Equipamentos mecânicos “Ex”), disponíveis no sistema CREANET de cada Estado. No CREANET/SP, por exemplo, uma relação significativa de Normas Técnicas brasileiras, elaboradas e publicadas pela ABNT, está disponível para acesso, por parte dos profissionais cadastrados no sistema CREANET. No CREANET/SP as Normas da ABNT podem ser localizadas em: Solicitações / Solicitações de Normas Técnicas:

https://creanet1.creasp.org.br/NormaTecnica/ListaSolicitacaoNormaTecnicaProfissional.aspx

Exemplo de “passo a passo” no portal do sistema CREANET/SP:

1. Fazer login no sistema CREANET com seus dados

2. Clicar em “Solicitações”

3. Clicar em “Solicitações de Normas Técnicas”

4. Clicar no ícone “Permite criar um novo registro” (localizado no campo superior esquerdo, ao lado do ícone da “Lupa”)

5. Clicar no campo “Solicitar Norma Técnica”

6. Selecionar a norma técnica pretendida no campo “Norma Técnica” (a busca pode ser feita pelo número da norma)

7. Aceitar a declaração de “estar ciente que a norma disponibilizada não poderá ser compartilhada com terceiros”

8. Aceitar a declaração de “estar ciente de que a norma disponibilizada pode sofrer alterações, as

quais devem ser objeto de nova avaliação”

9. Clicar no ícone “Confirmar os dados na base de dados” (símbolo de um antigo “disquete”, que foi

utilizado nas décadas de 1980 e 1990 do século passado)

10. A situação “Solicitação Aberta” da norma técnica será mostrada na janela que será apresentada a seguir, incluindo o número da solicitação no sistema CREANET

11. Quando a solicitação for “deferida” no sistema CREANET, será enviado ao e-mail cadastrado no

sistema uma mensagem de notificação sobre a norma solicitada estar disponível para visualização

12. A Norma solicitada estará disponível para visualização no caminho Solicitações / Solicitações de

Normas Técnicas no portal do sistema CREANET

Diversos CREAs implantaram, em seus respectivos Estados, em seus sistemas CREANET, uma biblioteca para que os profissionais cadastrados possam acessar o conteúdo gratuitamente. Nestes CREAs o acesso às Normas elaboradas e publicadas pela ABNT pode ser considerado muito importante para os necessários conhecimentos técnicos profissionais “Ex”. Pode ser recomendado que os profissionais cadastrados no Sistema CREANET de seus respectivos Estados se informem sobre mais detalhes deste tipo de acesso às normas técnicas brasileiras “Ex”.

5. Primeiro robô autônomo “Ex” brasileiro certificado para operar em atmosferas explosivas

Dentro do atual contexto da Indústria 4.0, da Internet Industrial das Coisas (IIoT), da Inteligência Artificial (IA), e do Aprendizado por Máquina (Machine Learning), foi certificado em 12/2022, de forma pioneira no Brasil, o primeiro Robô “Ex” de fabricação nacional, destinado a executar serviços autônomos de inspeções industriais em áreas classificadas, fabricado pela Empresa Instor – Projetos e Robótica.

O robô “Ex” modelo Tupã “Ex” é o primeiro Robô Móvel Autônomo (AMR – Autonomous Mobile Robot) desenvolvido na América Latina para inspeções industriais rotineiras em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis, como por exemplo em plataformas de petróleo, refinarias de petróleo, terminais de combustíveis, instalações portuárias e nas indústrias químicas, petroquímicas, farmacêutica, siderúrgica e de mineração.

O processo de certificação foi realizado pelo Organismo de Certificação “Ex” brasileiro CPEx Certificações. A marcação deste primeiro Robô “Ex” brasileiro é: Ex db ib pxb h IIB T3 Gb.

As Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas) e ABNT NBR ISO 80079 (Equipamentos mecânicos “Ex”), elaboradas pelas Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003.031 (Atmosferas explosivas) e publicadas pela ABNT, que foram consideradas nesta certificação, incluindo ensaios laboratoriais foram as seguintes:

◗ ABNT NBR IEC 60079-0: Atmosferas explosivas – Parte 0: Equipamentos – Requisitos gerais

◗ ABNT NBR IEC 60079-1: Atmosferas explosivas – Parte 1: Proteção de equipamento por invólucro à prova de explosão (Tipo de proteção Ex “d”)

◗ ABNT NBR IEC 60079-2: Atmosferas explosivas – Parte 2: Proteção de equipamento por invólucro pressurizado (Tipo de proteção Ex “p”)

◗ ABNT NBR IEC 60079-11: Atmosferas explosivas – Parte 11: Proteção de equipamento por segurança intrínseca (Tipo de proteção Ex “i”)

◗ ABNT NBR ISO/IEC 80079-36: Atmosferas explosivas – Parte 36: Equipamentos não elétricos para utilização em atmosferas explosivas – Métodos e requisitos básicos (Tipo de proteção Ex “h”)

De acordo com a Instor Projetos e Robótica este Robô “Ex” autônomo foi projetado, dentre outros objetivos, para colaborar com as Indústrias “Ex” no sentido de reduzir os riscos da exposição da vida humana a ambientes agressivos ou tóxicos, durante as inspeções de rotina em instalações industriais, inclusive em espaços confinados e em áreas classificadas.

6. Novo laboratório brasileiro para ensaio de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” acreditado pelo Inmetro

Foi acreditado pelo Inmetro, em 31/03/2023, um novo Laboratório brasileiro para Ensaios de Equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, o CPEx (Centro de Pesquisa em Atmosferas Explosivas), localizado na cidade de Hortolândia, no Estado de São Paulo.

De acordo com o escopo de acreditação publicado pelo Inmetro, o Laboratório de Ensaios de Equipamentos “Ex” do CPEx foi aprovado para executar ensaios para equipamentos com os seguintes tipos de proteção “Ex”:

◗ Ex “d”: Invólucros à prova de explosão (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-1)

◗ Ex “e”: Segurança aumentada (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-7)

◗ Ex “i”: Segurança intrínseca (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-11)

◗ Ex “m”: Encapsulamento (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-18)

◗ Ex “n”: Não acendível (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-15)

◗ Ex “op”: Proteção óptica (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-28)

◗ Ex “p”: Invólucros pressurizados (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-2)

◗ Ex “t”: Proteção por invólucro contra ignição de poeiras combustíveis (Norma Técnica Brasileira adotada

ABNT NBR IEC 60079-31)

◗ Ex “h”: Métodos e requisitos básicos para avaliação de equipamentos não elétricos para atmosferas explosivas (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR ISO 80079-36)

◗ Ex “c” (Segurança construtiva), Ex “b” (Controle de fontes de ignição) e Ex “k” (Imersão em líquido) para equipamentos não elétricos para atmosferas explosivas (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR ISO 80079-37)

De acordo com o Inmetro, além da possibilidade de execução de ensaios no Laboratório, o escopo de acreditação inclui também a possibilidade da execução de alguns ensaios nas instalações dos clientes, como por exemplo, nas instalações de fabricantes de equipamentos “Ex” ou instalações de empresas proprietárias de equipamentos “Ex” ou Empresas usuárias de instalações “Ex”.

Mais informações sobre o escopo de acreditação do CPEx como Laboratório de Ensaios de Equipamentos de elétricos e não elétricos “Ex” estão disponíveis na página do INMETRO: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL1727.pdf

7. Inclusão de Anexo sobre INVENTÁRIO de equipamentos “Ex” na Norma ABNT NBR IEC 60079-14 – Projeto e instalações em atmosferas explosivas

Sobre a necessidade de criação do INVENTÁRIO dos equipamentos “Ex” de cada instalação, foi incluído em 26/05/2023, na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-14 (Atmosferas explosivas – Parte 14: Projeto, seleção e montagem de instalações elétricas) apresenta, o Anexo “O” – Elaboração do inventário de equipamentos “Ex” – Dados e informações para cadastro. O início dos trabalhos de elaboração do inventário dos equipamentos “Ex” deve ser realizado ao longo da etapa de projeto de detalhamento, sendo construído com base em informações de documentos certificados dos fabricantes dos equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos ou mecânicos “Ex”, obtidos nos respectivos processos de suprimento.

A conclusão dos trabalhos de elaboração do inventário dos equipamentos “Ex” deve ser realizada durante os serviços de montagem e inspeções iniciais detalhadas “Ex”, juntamente com o término dos serviços de comissionamento (incluindo “as built”).

O inventário dos equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex” de cada instalação deve ser mantido atualizado, incorporando modificações decorrentes, por exemplo, de ampliações das instalações existentes (Revamp), de substituição de equipamentos “Ex” existentes devido a alterações de projeto ou necessidade de serviços de manutenção ou por descomissionamento de instalações existentes, de forma parcial ou total.

De forma similar, a Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 61892-7 (Unidades marítimas fixas e moveis – Instalações elétricas – Parte 7: Áreas classificadas) também apresenta requisitos para a criação do inventário dos equipamentos “Ex” existentes em instalações elétricas de unidades marítimas fixas e moveis, em seu Anexo H (Lista de equipamentos elétricos e eletrônicos em áreas classificadas – Exemplo de arquivos de dados – Requisitos relacionados aos dados do arquivo.

8. Norma Técnica sobre marcação digital de produtos – ABNT NBR IEC 63365

Foi publicada pela ABNT em 30/05/2023, a Norma técnica brasileira adotada ABNT NBR IEC 63365

(Medição, controle e automação de processos industriais – Marcação digital), aplicável a marcação digital de produtos utilizados na medição, controle e automação da indústria de processo. Esta Norma estabelece um conceito e os requisitos para as placas de dados digitais e apresenta alternativas para soluções de leituras eletrônicas, como Códigos 2D (QR Codes ou códigos de barra), RFID ou firmware, em relação à tecnologia “convencional” de marcação por textos simples de produtos.

O projeto “marcação digital” foi iniciado em resposta às necessidades dos fabricantes de equipamentos com tipos de proteção “Ex” para instalação em atmosferas explosivas e pelos operadores ou proprietários (usuários finais) de instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em áreas classificadas.

Um dos objetivos da marcação digital é assegurar que todas as informações necessárias possam ser marcadas nos equipamentos, particularmente considerando a grande quantidade de informações requeridas na área de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, para instalação em atmosferas explosivas.

Os requisitos para a marcação de produtos “Ex” para os mercados globais têm se tornado tão extensivos que frequentemente não é mais possível incluir todas as informações requeridas sobre uma marcação “convencional”, especialmente para os produtos de menores dimensões, como, por exemplo, os sensores.

A Norma ABNT NBR IEC 63365 é também destinada à elevação da aceitação das marcações digitais por parte dos Organismos e Entidades Regulamentadoras, como por exemplo ANATEL, INMETRO, Ministério do Trabalho, ANP ou ANAC, de forma similar como ocorre em diversos outros países do mundo. Um objetivo em médio e longo prazos é a substituição da marcação “convencional” por uma marcação digital, tanto quanto possível.

Os Organismos e Entidades Regulamentadoras requerem que a marcação seja aplicada aos produtos, componentes e dispositivos de forma permanente, clara e legível. Estes requisitos podem ser atendidos também pelas marcações digitais.

As informações das marcações digitais estão contidas em um meio de leitura eletrônica, lida diretamente por máquinas (M2M – Machine to Machine), afixadas aos produtos, sobre as embalagens dos produtos ou documentos que acompanham os produtos. As informações das marcações digitais de produtos são disponíveis de modo “off-line”, sem a necessidade de conexão com a Internet. Após a leitura digital todas as informações das marcações digitais são mostradas em um formato de texto para leitura pelas pessoas. As marcações digitais também incluem a identificação de link, de acordo com a Norma IEC 61406-1 (Link de identificação), permitindo o acesso, por parte do usuário, informações adicionais do produto de forma “on-line”, como certificados de conformidade e manuais de instalação, operação, manutenção, inspeção e recuperação.

A principal motivação para os trabalhos de elaboração desta norma técnica internacional sobre marcação digital é oriunda de fabricantes de produtos “Ex” e de usuários de equipamentos “Ex”. Em função das diversas marcações dos equipamentos “Ex”, a marcação digital permite que os produtos “Ex” possam proporcionar todas as informações necessárias de uma forma eletrônica, off-line, com um menor espaço de marcação.

Sob o ponto de vista dos usuários, a marcação eletrônica permite uma adequada gestão dos equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, deste a fase de projeto, criação do inventário, montagem, As-Built, inspeções, manutenção e recuperação, ao longo do ciclo total de vida das instalações “Ex”, permitindo um conectividade e integração com os sistemas informatizados de gestão de ativos “Ex”. De acordo com a IEC 63365, “no presente momento, as marcações digitais estão sendo implementadas e aceitas nos mercados internacionais, de forma crescente e contínua”.

Podem ser citados como exemplos de países onde Entidades Regulamentadoras reconhecem e aceitam a marcação digital em diferentes tipos de produtos: África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Emirados Árabes, EUA, Filipinas, Gana, Índia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Samoa, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietnã. No Brasil, por exemplo, a ANATEL reconhece e aceita a marcação digital em produtos de telecomunicações desde 2020.

9. Inclusão de Anexo sobre marcação digital de produtos “Ex” na Norma ABNT NBR IEC 60079-0

Foi incorporado em 15/09/2023 na Norma ABNT NBR IEC 60079-0 (Requisitos gerais para equipamentos “Ex”) um novo anexo informativo, contendo informações sobre requisitos para a marcação digital de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”.

Este Anexo “I” foi elaborado com base nos requisitos apresentados na Norma ABNT NBR IEC 63365 (Medição, controle e automação de processos industriais – Marcação digital), servindo como orientação para os fabricantes de equipamentos “Ex” e os Organismos de Certificação de produtos “Ex”.

O objetivo primário de uma marcação “Ex” é identificar, de forma clara, os equipamentos, componentes e dispositivos “Ex”, bem como seus fabricantes e os certificados de conformidade. Os requisitos legais de marcação “Ex” indicam a conformidade com os regulamentos para a colocação dos produtos no mercado, bem como para as suas utilizações de forma segura.

De acordo com a Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 63365, “no presente momento, as marcações digitais estão sendo implementadas e aceitas nos mercados internacionais, de forma crescente e contínua”. Podem ser citados como exemplos de países onde Entidades Regulamentadoras reconhecem e aceitam a marcação digital em diferentes tipos de produtos: África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Comunidade Europeia, Coréia do Sul, Emirados Árabes, EUA, Filipinas, Gana, Índia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Samoa, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietnã.

10. Reuniões plenárias do IECEx em 2023 na Escócia

Entre os dias 18 e 22/09/2023 foram realizadas as reuniões “plenárias” do IECEx – Sistema Internacional de Certificação da IEC para o ciclo total de vida das instalações elétricas e mecânicas atmosferas explosivas.

De acordo com o IECEx, até 30/06/2023 haviam sido emitidos no Sistema IECEx um total de 149.767 certificados e relatórios, dentre os esquemas de certificação (Competências pessoais “Ex”, Empresas de Serviços “Ex” e Equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”). Comparados com os 135.621 documentos que haviam sido emitidos até o mesmo período do ano anterior (30/06/2022), pode ser verificado um significativo crescimento geral de 10.4 % de emissão de documentos no sistema IECEx ao longo do último ano. Existe ainda a ocorrência de 32 % dos certificados emitidos pela primeira vez, evidenciando a grande demanda existente por novas certificações neste sistema internacional “Ex” da IEC.

Evolução de emissão de certificados de conformidade e de relatórios “Ex” no IECEx

Até 2023 já haviam sido aprovados no sistema IECEx para o esquema de certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”: 64 Organismos de Certificação “Ex” (ExCB) (mais 5 em processo de inscrição) e 72 Laboratórios de Ensaios “Ex” (ExTL) (mais 5 em processo de inscrição). Para o esquema de certificação de competências pessoais “Ex” já haviam sido aprovados até 2023 um total de 16 Organismos de Certificação “Ex” (mais 1 em processo de inscrição). No esquema de certificação de Empresas de Serviços “Ex” já haviam sido aprovados até 2023 no sistema IECEx um total de 18 Organismos de Certificação “Ex” (mais 2 em processo de inscrição).

Um arquivo contendo “Detalhes do Sistema IECEx e alguns pontos de destaque das reuniões plenárias de 2023” com um resumo dos principais assuntos que foram discutidos durante as reuniões plenárias do IECEx em 2023 está disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1Jj8mtvL95MiWiDy0UOGzUYWLgAJn_p82/view?usp=drive_link

11. Reuniões plenárias do TC-31 da IEC em 2023 nos Estados Unidos

Foram realizadas entre os dias 30/10 e 10/11/2023 as reuniões Plenárias, para discussão geral do andamento das Normas das Séries IEC 60079 e ISO/IEC 80079 e ações a serem tomadas para o desenvolvimento dos trabalhos em andamento por parte dos respectivos Grupos de Trabalho (Maintenance Teams) e Subcomitês.

O Technical Committee IEC TC-31 (Equipment for explosive atmospheres) é atualmente composto por um total de 53 países, sendo 42 países membros do tipo “P” – “Participante” (com direito a voto) e 11 países membros do tipo “O” – “Observador”. O Brasil ocupa a posição de membro do tipo “P” neste Comitê Técnico, com deveres e direitos de participar da elaboração e da atualização da normalização técnica internacional nesta área da tecnologia “Ex”.

Estiveram presentes nestas reuniões realizadas na cidade de Melville, nos EUA representantes dos Comitês Nacionais de Normalização de diversos países, como África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, China, Coréia do Sul, Croácia, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, França, Índia, Irã, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, Holanda, Noruega, República Checa, Rússia, Suécia, Suíça e Reino Unido.

Um arquivo apresentando a estrutura do TC 31 da IEC, os principais pontos de destaque e os principais assuntos que foram discutidos nas reuniões plenárias do TC 31 da IEC, realizadas em 11/2023 no EUA, está disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1BdDI_VYMZhdw-K0kdwxRvYpuK5eS5OGt/view?usp=sharing

12. Publicação de vídeos explicativos sobre os sistemas internacionais de certificação “Ex” do IECEx

Foram publicados três VÍDEOS explicativos dos sistemas de certificação do IECEx, contendo informações resumidas sobre seus principais objetivos e formas de operação. Foram publicados vídeos específicos sobre o esquema de certificação de EMPRESAS DE SERVIÇOS “Ex”, certificação de COMPETÊNCIAS PESSOAIS “Ex” e certificação de EQUIPAMENTOS de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”.

Os três Folhetos do Sistema IECEx e para certificação de Empresas de Serviços “Ex” e de Competências Pessoais, traduzidos pelo SC IECEx BR do Cobei, estão disponíveis para download de forma pública, diretamente na página da IEC.

https://www.iec.ch/basecamp/iecex-scheme-certification-personnel-competence

13. Oitavo Encontro sobre Atmosferas Explosivas da Abendi

O 8º Encontro sobre Atmosferas Explosivas promovido pela Abendi foi realizado nos dias 20 e 21/09/2023. Este Encontro “Ex”, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, contou com a presença de mais de 120 profissionais envolvidos com o tema “Ex”.

Dentre os principais temas de destaque que são abordados a cada edição destes Encontros anuais “Ex” da Abendi podem ser citados:

◗ O sistema de certificação de equipamentos mecânicos “Ex”

◗ Apresentação das características e objetivos gerais dos sistemas de certificação “Ex”

◗ O apoio das Nações Unidas para a convergência regulatória mundial “Ex” com base nos sistemas de certificação do IECEx para o ciclo total de vida das instalações “Ex”

◗ Requisitos de certificação “Ex” para o Ciclo Total de Vida das Instalações contendo Atmosferas Explosivas

◗ Experiências em Certificação de Competências Pessoais “Ex”

◗ Experiências em Certificação de Oficinas de Serviços de Reparo “Ex”

◗ Experiências em Certificação de Equipamentos “Ex” nacionais no sistema IECEx

◗ Experiências de Provedores de Treinamentos “Ex” reconhecidos no Brasil

◗ Panorama geral dos tipos de proteção “Ex” e os aspectos dos de montagem e de manutenção

◗ A necessidade das empresas usuárias de equipamentos e instalações “Ex” na contratação de empresas de prestação de serviços “Ex” competentes e certificados

◗ A necessidade das empresas com instalações em atmosferas explosivas de certificação de pessoal em atmosferas explosivas

◗ Requisitos de montagem e de inspeção de instalações elétricas e de instrumentação em áreas classificadas

O 9º Encontro Anual “Ex” da Abendi está programado para ser realizado nos dias 27 e 28/08/2024, em São Paulo.

http://abendicertificadora.org.br/atmosferas_explosivas/index.html

14. Sistema internacional de certificação de competências “Ex” do IECEx atinge mais de 7.400 certificados de conformidade emitidos

O Sistema internacional de certificação de conformidade de competências pessoais “Ex” do IECEx, lançado em 2010, atingiu em 12/2023 o total de mais 7.400 certificados emitidos para profissionais de 46 países do mundo. Este total inclui cerca de 190 certificados “Ex” conquistados por profissionais brasileiros, emitidos por Organismos de Certificação aprovados internacionalmente no Sistema IECEx para o esquema de certificação de competências pessoais “Ex”, abrangendo as Unidades de Competências Ex 001, Ex 002, Ex 003, Ex 004, Ex 007, Ex 008 e Ex 009.

Destaque para países como a Coreia, China e Singapura, que possuem, cada um, muitas centenas de profissionais “Ex” competentes. Este tipo de demanda é decorrente, dentre outras “motivações”, às necessidades da presença destes tipos de profissionais com “certificação de competências pessoais Ex”, para atendimento de requisitos contratuais de empresas contratantes, demandantes de fabricação de novas plataformas e navios FPSO nos estaleiros daqueles países.

Em especificações técnicas e documentos de licitações e de contratos de diversas empresas da indústria do petróleo, tanto no Brasil como em diversos outros países do mundo, existem requisitos contratuais com a exigência de que profissionais envolvidos em trabalhos de campo em áreas classificadas tenham a devida certificação de suas competências pessoais “Ex”, como por exemplo as atividades de inspeções iniciais e periódicas “Ex” (Unidades de Competências Pessoais Ex 007 e Ex 008).

Uma “guia de orientações” contendo o “passo a passo” para a obtenção de certificação de competências pessoais “Ex” é apresentada na Guia IECEx 05 A: Orientações e instruções para inscrição para obter um Certificado de Competências Pessoais “Ex”. http://www.iecex.com/assets/Uploads/IECEx-Guide-05A-Ed2.1-pt-rev-3.pdf

Todos os certificados internacionais de conformidade de competências pessoais “Ex” emitidos no sistema IECEx, abrangendo as 12 (doze) Unidades de Competências Pessoais “Ex” (Ex 000 a Ex 011) estão disponíveis para acesso público, na íntegra, no sistema de certificação “on-line” do IECEx: https://www.iecex-certs.com/#/home

15. Novos certificados internacionais de competências pessoais IECEx obtidos por profissionais brasileiros

Foram emitidos até 12/2023 um total de 190 certificados internacionais de conformidade de competências pessoais “Ex” para profissionais brasileiros. Estes certificados foram emitidos por Organismos de certificação de pessoas reconhecidos pelo IECEx, após a realização de exames teóricos e práticos sobre as unidades de certificação “Ex” avaliadas nos processos de certificação “Ex” e incluem em seu escopo as Unidades de Competências pessoais:

◗ Ex 001: Aplicação dos princípios básicos de proteção “Ex” em atmosferas explosivas

◗ Ex 002: Serviços de classificação de áreas

◗ Ex 003: Montagem de equipamentos e instalações “Ex”

◗ Ex 004: Manutenção de equipamentos e instalações “Ex”

◗ Ex 007: Inspeções visuais e apuradas em atmosferas explosivas

◗ Ex 008: Inspeções detalhadas em atmosferas explosivas

◗ Ex 009: Projeto de instalações e sistemas de fiação em áreas classificadas

Estas Unidades de Competências pessoais “Ex” estão associadas com serviços a serem executados ou supervisionados por profissionais com base nos requisitos indicados nas Normas Técnicas internacionais aplicáveis, as quais são adotadas pela ABNT:

◗ ABNT NBR IEC 60079-10-1 – Serviços de classificação de áreas contendo gases inflamáveis

◗ ABNT NBR IEC 60079-10-2 – Serviços de classificação de áreas contendo poeiras combustíveis

◗ ABNT NBR IEC 60079-14 – Serviços de projeto, seleção de equipamentos e montagem de instalações “Ex”

◗ ABNT NBR IEC 60079-17 – Serviços de inspeção e manutenção de equipamentos e instalações “Ex”

Pode ser verificado no presente momento, no mercado de trabalho nacional, uma crescente “oferta” de profissionais “Ex” certificados no Brasil, a qual tem como base uma respectiva e crescente “demanda” por profissionais “Ex” certificados, os quais são requeridos de forma CONTRATUAL por empresas brasileiras da indústria do petróleo e petroquímico, bem como por empresas que prestam estes serviços, como empresas brasileiras de engenharia, empresas de inspeção e estaleiros de fabricação de FPSO.

Este ciclo “virtuoso” de certificação de competências pessoais “Ex”, já utilizado por diversas empresas do Brasil e do mundo, apresenta como um dos seus objetivos a devida “CONFIANÇA” na contratação de profissionais que tenham sido avaliados em suas competências pessoais e sejam periodicamente acompanhados por Organismos de Certificação de Pessoas, no sentido de avaliar a continuidade e atualidade das competências e conhecimentos dos profissionais com certificação “Ex”.

16. Novos certificados internacionais IECEx obtidos por fabricantes brasileiros de equipamentos componentes “Ex”

De acordo com o sistema de certificação “on-line” do IECEx, até 12/2023 haviam sido obtidos por fabricantes brasileiros um total de 198 Certificados de Conformidade (ExCoC) para equipamentos e componentes “Ex”, 185 Relatórios de Ensaios (ExTR) e 153 Relatórios de Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade (ExQAR).

A obtenção de certificação internacional IECEx pode ser atualmente considerada como uma “boa prática” adotada por vários fabricantes de equipamentos eletrônicos, de automação, instrumentação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex” que pretendem também exportar e comercializar seus produtos em outros países, dentro do atual mercado internacional. Pela sua ampla aceitação e reconhecimento mundial, a obtenção de certificação IECEx tem sido considerada como sendo um “passaporte” para o mercado internacional.

Com base nas informações públicas disponibilizadas no sistema “on-line” de certificação do IECEx, podem ser citados como exemplos de alguns fabricantes brasileiros de equipamentos e componentes “Ex” que já buscaram, até o presente momento, a certificação internacional “Ex”, de forma a comercializar no mercado externo: Alutal Controles Industriais, ACE Schmersal Eletroeletrônica Industrial, Consistec Controles e Sistemas de Automação, ExSuper Santae Equipamentos de Engenharia, Nova Smar, GE GEVISA, Haenke Tubos Flexíveis, Sense Eletrônica, Sermatex Grun Equipamentos Elétricos, Telbra “Ex”, Tramontina Eletrik, Valtek Sulamericana, XPERT Empreendimentos Eletrônicos e WEG Drivers e Equipamentos Elétricos.

Todos os Certificados de Conformidade (ExCoC), Relatórios de Ensaios (ExTR) e Relatórios de Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade (ExQAR) emitidos no âmbito do IECEx estão disponíveis para acesso público em: https://www.iecex-certs.com

17. Novos certificados internacionais de conformidade para equipamentos MECÂNICOS “Ex” emitidos no IECEx

Foram emitidos desde 2016 até 12/2023 mais de 870 certificados internacionais IECEx para equipamentos mecânicos “Ex”, destinados para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis, de acordo com as Normas internacionais ISO 80079-36 e ISO 80079-37.

Podem ser citados como exemplos de equipamentos mecânicos com certificação “Ex”, compressores, ventiladores, bombas, caixas com engrenagens de velocidade, skid para medição de gás, acoplamentos para equipamentos rotativos, freios, motores hidráulicos e pneumáticos, agitadores ou misturadores para tanques, medidores rotativos, flutuantes ou do tipo turbina, combinações de dispositivos para a fabricação de máquinas (como elevadores, esteiras rolantes, transportadores de canecas), sistemas fixos ou portáteis de ar condicionado, atuadores mecânicos para válvulas de controle, sistemas de “festoon” para suportação mecânica cabos de pontes rolantes, aspiradores pneumáticos de material particulado, sistemas de enrolamento de “risers” umbilicais para FPSO e resfriadores do tipo “vortex”.

Os certificados internacionais para equipamentos mecânicos “Ex” encontram-se disponíveis para acesso público, na íntegra, no sistema no sistema “on-line” de certificação do IECEx e podem ser encontrados com a pesquisa pelas Normas “ISO 80079-36” ou “ISO 80079-37”. https://www.iecex-certs.com

18. Empresas de serviços de inspeção, manutenção, reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex” certificadas no Brasil

Foram certificadas no Brasil, até 2023, de forma voluntária, por Organismos de Certificação brasileiros que atuam na área sobre “atmosferas explosivas”, mais de 100 empresas brasileiras de SERVIÇOS “Ex”.

Foram certificadas em 2021 e 2023 as primeiras Empresas Brasileiras de Serviços de INSPEÇÃO e MANUTENÇÃO “Ex”, com base nos requisitos técnicos, de competências pessoais e de gestão da qualidade especificados na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-17 – Inspeção e manutenção de equipamentos e instalações em atmosferas explosivas.

Foram certificadas, desde 2009, cerca de 100 Empresas Brasileiras de serviços de REPARO e RECUPERAÇÃO de equipamentos “Ex”, com base nos requisitos de sistema de gestão qualidade, ferramental, equipamentos, procedimentos de trabalho e competências pessoais de profissionais executantes e profissionais responsáveis pelos serviços de recuperação “Ex” especificados na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-19 – Reparo, revisão, recuperação e modificação de equipamentos para atmosferas explosivas.

A demanda pela CERTIFICAÇÃO de Empresas de Serviços “Ex” brasileiras tem sido motivada por meio de Empresas Brasileiras proprietárias de equipamentos “Ex” e usuárias de instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas “Ex”, que incluem, desde 2009, exigências CONTRATUAIS de certificação de Empresas de Serviços “Ex” e de Competências Pessoais “Ex”.

Estas Empresas brasileiras CERTIFICADAS para serviços de reparo e recuperação de equipamentos “Ex” estão localizadas em 14 estados (AL, BA, CE, ES, GO, MG, MS, MT, PE, PR, RJ, RS, SC e SP), envolvendo

equipamentos “Ex” de diversos tipos, como aquecedores elétricos, motores elétricos de alta e baixa tensão, invólucros de painéis elétricos, caixas de terminais, luminárias, projetores portáteis, lanternas, tomadas, sistemas de intercomunicação industrial, equipamentos e sistemas de CFTV, cabeçotes de impressão, servomotores, rádios transceptores, smartphones, tablets e motobombas submersíveis “Ex”.

https://drive.google.com/file/d/1s6pZt5PrCiaKmqjd0_RL8K881XUTOcEV/view?usp=drive_link

19. Lançamento do HandBook sobre instalações elétricas “Ex” pela Potência Educação

A Potência Educação lançou em 06/2023 um “HandBook” sobre o tema “Instalações elétricas em Atmosferas explosivas”.

Este Handbook “Ex” sobre Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas é dirigido aos profissionais envolvidos com os serviços em equipamentos ou instalações elétricas em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis.

Este Handbook “Ex” tem por objetivo servir como fonte de consulta para a implantação de sistemas de gestão de segurança, gestão de ativos e gestão de competências pessoais “Ex”, a serem implantados em Empresas que possuem áreas classificadas e que são proprietárias ou usuárias de equipamentos e instalações elétricas em atmosferas explosivas, de forma a garantir a segurança dos equipamentos e das instalações “Ex” ao longo do seu ciclo total de vida, bem como das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente, sujeitos aos riscos potenciais que podem estar presentes. Este HandBook “Ex” aborda os seguintes assuntos, relacionados com o tema envolvendo “atmosferas explosivas”:

1. Objetivo

2. Prefácio

3. Introdução

4. Termos técnicos e definições sobre equipamentos e instalações “Ex”

5. Principais Normas Técnicas Brasileiras adotadas sobre equipamentos e instalações elétricas e mecânicas “Ex”

6. A responsabilidade pela segurança ao longo do “ciclo total de vida” das instalações em atmosferas explosivas

7. Aspectos gerais sobre serviços de classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, manutenção, reparo e recuperação de equipamentos e instalações “Ex”

8. Serviços de classificação de áreas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis

9. Zonas, Grupos e classes de temperatura em áreas classificadas de gases e poeiras

10. A importância da documentação de classificação de áreas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis

11. Riscos associados ao manuseio de grãos e farelos em atmosferas explosivas de poeiras combustíveis

12. Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação

13. Seleção de equipamentos “Ex” de acordo com EPL (Equipment Protection Level) requerido pela classificação de áreas

14. Interpretação e aplicação da marcação “tradicional” e “digital” de equipamentos “Ex”

15. Principais características e aplicações que os equipamentos elétricos “Ex” utilizados em áreas classificadas devem atender

16. Benefícios das entradas indiretas de cabos em equipamentos metálicos do tipo “à prova de explosão”

17. Passo a passo para a especificação de equipamentos “Ex” para áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis

18. Detalhes típicos de projeto para a montagem das instalações elétricas “Ex”

19. Serviços de inspeção e manutenção de equipamentos e instalações “Ex”.

20. Sistemas informatizados de gestão de ativos e de inspeções de equipamentos e instalações “Ex”

21. Serviços de campo que não podem ser feitos em equipamentos e instalações “Ex” em áreas classificadas

22. Exemplos de desvios encontrados em equipamentos e instalações “Ex” durante inspeções

23. Registro em banco de dados de inventário e gestão de ativos “Ex” e prazos de correção de desvios “Ex”

24. Exemplos de “correções” de indevidos “desvios” encontrados durante as inspeções em equipamentos e instalações “Ex”

25. Requisitos para entradas de cabos em equipamentos “Ex” por meio de prensa-cabos “Ex”

26. Distribuição de cabos em áreas classificadas por meio de sistemas de bandejamento e de eletrodutos

27. Serviços de reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex”

28. A indevida “normalização” dos desvios “Ex”: Como evitar?

29. O IECEx e a participação do Brasil nos sistemas internacionais de certificação de pessoas, serviços e produtos elétricos e mecânicos “Ex”

30. Requisitos para a certificação de empresas de serviços de projeto, montagem, inspeção e manutenção “Ex”

31. Requisitos de certificação de Empresas de Serviços de reparo e recuperação de equipamentos “Ex”

32. Requisitos de competências pessoais para execução e supervisão de atividades em atmosferas explosivas e a importância do profissional certificado

33. A tecnologia do hidrogênio e suas interfaces com a segurança de equipamentos e instalações “Ex”

34. Considerações sobre o panorama geral de segurança das instalações “Ex” e pontos de melhorias para evitar explosões

35. Considerações gerais sobre a segurança de equipamentos e instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas

36. Referências bibliográficas aplicáveis ao tema “Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas”

37. Avisos legais

38. Sobre os Autores deste trabalho sobre instalações elétricas em atmosferas explosivas

Autores deste HandBook “Ex”: André Luiz Cardoso, Angelo Souza dos Santos, Bruno Batistella, Ivan
Ferreira Pinto, Ivo Rausch, Jamy Alfredy Sampaio, João Carlos de Godoy, Ricardo Carletti, Roberval Bulgarelli, Rogélio Gôngora da Silva e Sérgio Moises Rausch.


Este HandBook “Ex” está disponível para download gratuito na página de Potência Educação:
https://revistapotencia.com.br/handbook-instalacoes-eletricas-atmosferas-explosivas/

20. O futuro dos equipamentos elétricos, de automação e mecânicos “Ex” e das instalações em

atmosferas explosivas

Sob os pontos de vista de segurança, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento, fabricação, certificação, requisitos legais, serviços e competências pessoais envolvendo o tema “atmosferas explosivas”, podem ser verificadas diversas ações que direcionam e apontam caminhos para o “futuro” ou “convergência” desta área de especialidade “Ex”.

Podem ser destacados, dentre outros, os seguintes temas que se encontram em destaque na área de equipamentos e instalações em atmosferas explosivas: IIoT, Indústria 4.0, Cibersegurança (Normas internacionais da Série IEC 62443 – Redes de comunicação industrial – Segurança de TI para redes e sistemas), Sistemas Ethernet a dois fios intrinsecamente seguros, Equipamentos mecânicos “Ex”, Competências pessoais “Ex”, certificação de equipamentos e instalações contendo hidrogênio e marcação digital de produtos “Ex”.

Quando se vê as atuais instalações e empresas brasileiras proprietárias de equipamentos “Ex” adotando uma nova abordagem e uma nova postura de segurança sobre o assunto, não se vê apenas um simples marco de números. Pode ser percebida uma real transformação, sob o ponto de vista de gestão de ativos “Ex”, ao longo do seu ciclo total de vida.

Este novo rumo atual tem a capacidade de modificar não apenas as matrizes de fabricantes, laboratórios de ensaios e organismos de certificação (competências pessoais “Ex”, empresas de serviços “Ex” e produtos elétricos e mecânicos “Ex”), o que já é algo significativo e imprescindível; mas transformar também a sociedade de forma mais ampla e profunda, diminuindo a ocorrência da indevida normalização dos desvios “Ex” e contribuindo para que seja possível um futuro melhor, para se deixar para as próximas gerações.

21. Considerações gerais sobre a retrospectiva “Ex” em 2023

São relacionadas a seguir algumas considerações gerais envolvendo a retrospectiva sobre o tema “segurança das instalações em atmosferas explosivas”:

[1] Para a elevação dos níveis de conformidade normativa e de segurança industrial das instalações “Ex”, ao longo do ciclo total de vida das instalações “Ex”, existe também a necessidade da certificação prioritária das empresas de serviços “Ex” (incluindo classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, comissionamento, manutenção e reparos de equipamentos e instalações “Ex”), bem como da certificação prioritária das competências pessoais “Ex” dos profissionais que executam estas atividades

[2] Para que seja evitada a indevida “normalização dos desvios Ex” que pode ser verificada nas instalações terrestres e marítimas, é necessário que o foco da segurança e da gestão dos ativos “Ex” tenha como base a certificação das competências pessoais dos executantes e supervisores de trabalhos “Ex”

[3] O mercado nacional e internacional já disponibiliza, há décadas, equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, devidamente certificados por Organismos de Certificação da conformidade. No entanto, somente a compra de equipamentos “Ex” certificados tem se mostrado insuficiente para evitar acidentes e explosões. Existe a preocupação de que os equipamentos “Ex” sejam considerados “seguros” não somente na condição de “novos”, quando eles saem das respectivas fábricas dos respectivos fabricantes, mas também ao longo do “ciclo total de vida das instalações Ex”, o qual pode durar muitas décadas

[4] Sob o ponto de vista de segurança industrial, levando em consideração os indevidos “desvios” ou as “não conformidades” que são encontrados nas inspeções das instalações “Ex” existentes, bem como os acidentes e explosões que ocorrem na indústria “Ex”, pode ser verificado que somente a certificação dos equipamentos elétricos ou mecânicos “Ex” tem se mostrado insuficiente para garantir a segurança das instalações em atmosferas explosivas ou das pessoas que nelas trabalham

[5] A sistemática da avaliação da conformidade por meio da certificação, aplicada a EQUIPAMENTOS elétricos e mecânicos “Ex” deve ser aplicada TAMBÉM na certificação de EMPRESAS de SERVIÇOS “Ex” e na certificação de COMPETÊNCIAS PESSOAIS “Ex”

[6] A crescente “oferta” de profissionais “Ex” certificados no Brasil é um positivo resultado das respectivas e crescentes “demandas” geradas por empresas brasileiras da indústria do petróleo e petroquímica e de empresas de serviços, como empresas de engenharia, empresas de inspeção e estaleiros nacionais. Com relação ao ditado popular: “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?” pode ser verificado que a atual demanda por profissionais brasileiros “Ex” certificados resulta na consequente e crescente oferta destes profissionais no mercado nacional

[7] Se encontram disponíveis no Brasil, por meio de Organismos de Certificação “Ex” brasileiros, a certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, empresas de serviços “Ex” e de competências pessoais “Ex”

[8] Empresas brasileiras das indústrias de petróleo e petroquímica passaram a incluir em seus contratos as exigências de CERTIFICAÇÃO de competências pessoais “Ex” e de empresas de serviços “Ex”

[9] Estas ações têm como base a convergência normativa “Ex” nas Normas Técnicas Internacionais das Séries IEC 60079 e ISO/IEC 80079, bem como a convergência regulatória “Ex”, com base nos sistemas internacionais de avaliação da conformidade do IECEx, o qual possui apoio formal das Nações Unidas para implantação em seus países membros. Estas ações são necessárias para a elevação dos atuais níveis de segurança das instalações brasileiras envolvendo instalações industriais contendo atmosferas explosivas, tanto terrestres como marítimas

22. Considerações gerais sobre o panorama e as perspectivas “Ex” para 2024

São relacionadas a seguir algumas das principais ações aguardadas na área “Ex” envolvendo o panorama sobre o tema “segurança das instalações em atmosferas explosivas”:

[1] Continuidade das atividades práticas de inspeções iniciais detalhadas e periódicas nos equipamentos e instalações elétricas, de instrumentação, de automação, de telecomunicações e mecânicas “Ex”, por empresas e profissionais devidamente competentes e certificados e a devida correção dos “desvios” encontrados

[2] Continuidade das atividades de classificação de áreas, seleção de equipamentos, projeto, montagem e manutenção de equipamentos e instalações elétricas, de instrumentação, de automação e de telecomunicações “Ex”, por empresas e profissionais devidamente competentes e certificados

[3] Continuidade das atividades de inspeções, avaliações e auditorias internas e externas sobre o atendimento dos requisitos sobre o tema “atmosferas explosivas” de Normas Regulamentadoras, como NR-10 (Segurança em eletricidade), NR-20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis), NR-22 (Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração) e NR 37 (Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo)

[4] Continuidade das auditorias das instalações “Ex” por parte de entidades legais, como Secretaria do Trabalho, Inmetro, ANP e Sociedades Classificadoras Navais

[5] Continuidade dos treinamentos teóricos e práticos presenciais, ministrados pelo Senai/Santos, Senai/Benfica, Senai/Mauá e Senai/Campinas, dentre outros provedores de treinamentos teóricos e práticos “Ex”

[6] Oferecimento de novos treinamentos sobre equipamentos e instalações “Ex” no formato EAD “o-line” pela ABNT, IBP e USP/POLI, dentre outros provedores de treinamentos “Ex”

[7] Realização do 9º Encontro anual sobre atmosferas explosivas da Abendi

[8] Continuidade das reuniões dos Grupos de Trabalho do TC 31 da IEC para continuidade da elaboração ou atualização das Normas internacionais das Séries IEC 60079 e ISO 80079

[9] Publicação pelo TC 31 da IEC da nova Norma ISO/IEC 80079-49 – Atmosferas explosivas – Parte 49: Corta-chamas – Requisitos de desempenho, métodos de ensaio e limites de utilização

[10] Continuidade dos trabalhos pelo TC 31 da IEC para a Edição 8.0 da Norma Técnica Internacional IEC 60079-0 – Atmosferas explosivas – Requisitos gerais

[11] Continuidade dos trabalhos pelo TC 31 da IEC de atualização da Norma IEC 60079-2 – Proteção de equipamentos por pressurização Ex “p”

[12] Continuidade dos trabalhos pelo TC 31 da IEC de atualização da Norma IEC 60079-7 – Segurança aumentada

[13] Continuidade dos trabalhos pelo TC 31 da IEC de atualização da Norma IEC 60079-14 – Projeto e montagem de instalações “Ex”

[14] Continuidade dos trabalhos pelo TC 31 da IEC de atualização da Norma IEC 60079-17 – Inspeção e manutenção “Ex”

[15] Continuidade dos trabalhos pelo TC 31 da IEC da nova Norma ISO/IEC 80079-50 – Atmosferas explosivas – Parte 50: Dispositivos de alívio de explosão

[16] Continuidade das reuniões dos Grupos de Trabalho do IECEx para o aperfeiçoamento dos documentos operacionais dos sistemas internacionais sobre certificação de competências pessoais “Ex”, certificação de empresas de serviços “Ex” e de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”

[17] Continuidade das reuniões “on-line” das seis Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 (Atmosferas explosivas), para atualização das Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO 80079

[18] Continuidade dos trabalhos pela ABNT para a elaboração da nova Norma ABNT IEC TS 60079-44 – Competências pessoais “Ex”

[19] Continuidade dos trabalhos pela ABNT para a elaboração da nova Norma ABNT IEC TS 60079-48 – Atmosferas explosivas – Parte 48: Equipamento eletrônico portátil ou pessoal – Diretrizes para utilização de equipamento sem certificação em área classificada

[20] Continuidade nos processos de certificação “nacionais” por parte de fabricantes de equipamentos elétricos “Ex”, de empresas de serviços “Ex” e de competências pessoais de profissionais

[21] Continuidade dos processos de certificação “internacionais” pelo IECEx por parte de fabricantes de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” nacionais, de empresas de serviços “Ex” nacionais e de competências pessoais de profissionais brasileiros

[22] Continuidade nos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento sobre os novos principais temas “Ex”, incluindo IIoT, Indústria 4.0, Cibersegurança (IEC 62443), Ethernet 2-WISE, equipamentos mecânicos “Ex”, competências pessoais “Ex”, marcação digital de produtos “Ex” e aplicação de equipamentos e instalações “Ex” em áreas classificadas contendo hidrogênio

A realização continuada de ações como estas contribui para a elevação dos níveis de segurança e de conformidade normativa e legal dos equipamentos e instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas “Ex”, ao longo de seu ciclo total de vida.

Como resultado destas constantes ações podem também ser esperadas uma redução de acidentes, explosões, perdas de patrimônio, perdas de vidas humanas e de danos ao meio ambiente em instalações industriais em áreas classificadas, tanto terrestres como marítimas.


ROBERVAL BULGARELLI

CONSULTOR TÉCNICO SOBRE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS. MESTRADO EM PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA (POLI/USP) MEMBRO DE COMISSÕES DE ESTUDO DO SUBCOMITÊ SCB 003:031 (ATMOSFERAS EXPLOSIVAS) DA ABNT/CB-003 (ELETRICIDADE). MEMBRO DE GRUPOS DE TRABALHO DO TC 31 (ATMOSFERAS EXPLOSIVAS), TC 95 (RELÉS DE PROTEÇÃO) E DO IECEX (SISTEMAS INTERNACIONAIS DE CERTIFICAÇÃO “EX”) DA IEC ORGANIZADOR DO LIVRO “O CICLO TOTAL DE VIDA DAS INSTALAÇÕES EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS”