IECEx – Sistema internacional de avaliação da conformidade da IEC para o ciclo total de vida das instalações “Ex”

DETALHES DO SISTEMA IECEX E ALGUNS PONTOS

DE DESTAQUE DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DE 2023

1. Objetivos do Sistema IECEx e de alguns “Pontos de destaque” das reuniões plenárias de 2023

Este artigo tem por objetivo apresentar uma visão geral do sistema IECEx, suas formas de operação, propostas de trabalhos, benefícios e aplicações para a elevação dos níveis de segurança e conformidade técnica e normativa ao longo do ciclo total de vida das instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas “Ex.

Este artigo tem também como objetivo apresentar alguns “pontos de destaques” e o resumo de alguns dos principais assuntos que foram discutidos durante as reuniões plenárias do IECEx, realizadas em Edimburgo/ Escócia, entre os dias 18 e 22/09/2023, incluindo reuniões do ExTAG (Technical Advisory Group) e ExMC (Management Committee) e Simpósio IECEx sobre a Indústria “Ex”. Foram discutidos nestas reuniões assuntos referentes à atualização dos sistemas do IECEx internacionais de certificação de competências pessoais “Ex”, certificação de empresas de serviços “Ex” e certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, com destaque para a segurança durante o ciclo total de vida das instalações industriais contendo atmosferas explosivas.

As informações indicadas neste artigo, oriundas das reuniões plenárias do IECEx em 2023, foram extraídas de documentos disponíveis no Website do IECEx na Internet, incluindo os documentos ExTAG/716/ DL – Decision List The Twenty Fifth Meeting of the ExTAG held in Edinburgh, UK 18th and 19th September 2023 e ExMC/2002/DL – Confirmed Decisions ExMC 2023 e Simpósio Internacional para a indústria “Ex”.

https://www.iecex.com/meeting-and-events/2023-annual-meetings/

2. Informações gerais e objetivos do IECEx

O IECEx (IEC System for Certification to Standards relating to Equipment for use in Explosive Atmospheres) é o sistema internacional da IEC/CAB (Conformity Assessment Board) para a avaliação da conformidade de produtos, serviços e competências pessoais para atmosferas explosivas (“Ex”). O IECEx é composto, até o presente momento, por 36 países, tendo, dentre seus objetivos, a elaboração de sistemas internacionais de certificação de competências pessoais “Ex”, empresas de serviços “Ex” e equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”.

O IECEx tem por objetivo atender às necessidades do mercado da certificação não somente de equipamentos “Ex”, mas também de empresas de serviços para atmosferas explosivas, como empresas projetistas, de montagem, de inspeção, de manutenção e de recuperação, bem um sistema de certificação de competências pessoais para trabalhos em áreas classificadas.

O IECEx é caracterizado por possuir sistemas de certificação na área “Ex” totalmente baseados em normas internacionais das Séries IEC 60079 e ISO/IEC 80079, elaboradas pelo TC-31 da IEC –Equipment for Explosive Atmospheres.

O IECEx não atua como um organismo de certificação, uma vez que os certificados são emitidos pelos Organismos de certificação acreditados no sistema. O IECEx também não atua como um organismo de acreditação, uma vez que a acreditação dentro do sistema é feita entre os próprios organismos e laboratórios que participam do sistema (“Peer Evaluation”). O IECEx possui uma estrutura suficiente para elaborar, atualizar e gerir os sistemas de certificação elaborados em conjunto pelos países participantes.

Os Organismos de Certificação de Empresas, de Pessoas, de Equipamentos “Ex” e os Laboratórios de Ensaios “Ex” são acreditados pelo IECEx após um processo de auditoria e avaliação de acordo com as Normas internacionais ISO/IEC 17024 (Requisitos para Organismos de Certificação de Pessoas), ISO/IEC 17065 (Requisitos para organismos de certificação de produtos, processos e serviços) e ISO/IEC 17025 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração), além de Regras de Procedimentos e Documentos Operacionais do IECEx para cada um dos sistemas de certificação “Ex”.

Outra característica importante do IECEx é que os sistemas de certificação abrangem todo o ciclo total de vida das plantas industriais que possuem áreas classificadas, incluindo a certificação das competências das pessoas que nela trabalham, bem como a certificação das empresas de serviços para este tipo de instalações, como por exemplo, serviços de classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, manutenção e as oficinas de serviços de reparos de equipamentos “Ex”.

Os sistemas internacionais de certificação “Ex” do IECEx são elaborados de comum acordo e consenso entre os 36 países, utilizando como base normativa somente normas internacionais elaboradas pela IEC (International Electrotechnical Commission) ou ISO (International Organization for Standardization).

O Brasil é um país membro do IECEx desde 2009. Existem no Brasil Organismos de Certificação “Ex” brasileiros que são internacionalmente aprovados para a emissão de certificados de conformidade IECEx, para produtos “Ex”, empresas de serviços “Ex” e competências pessoais “Ex” e que disponibilizam estas certificações internacionais para fabricantes brasileiros de produtos elétricos e mecânicos “Ex”, Empresas brasileiras de Serviços “Ex” e profissionais “Ex” brasileiros.

Até o presente momento existe um Organismo de Certificação brasileiro reconhecido no IECEx para o sistema de certificação de empresas de serviços “Ex” (NCC Certificações do Brasil), um Organismo de Certificação brasileiro reconhecido no IECEx no sistema de certificação de competências pessoais “Ex” (UL do Brasil) e dois Organismos de Certificação brasileiros reconhecidos no sistema de certificação de equipamentos “Ex” (NCC Certificações do Brasil e UL do Brasil).

A obtenção de certificação internacional IECEx pode ser atualmente considerada como uma “boa prática” adotada por vários fabricantes de equipamentos elétricos, eletrônicos, de automação, telecomunicações e mecânicos “Ex” que pretendem também exportar e comercializar seus produtos em outros países, dentro do atual mercado internacional.

Dentre os principais benefícios da obtenção da certificação internacional pelo IECEx estão a não necessidade de repetição, nos diversos países onde são requeridas certificações “locais” para atmosferas explosivas, das diversas avaliações e dos complexos ensaios laboratoriais já realizados por outros Laboratórios de Ensaios “Ex” reconhecidos pelo IECEx.

Com base nas informações públicas disponibilizadas no sistema “on-line” de certificação do IECEx, podem ser citados como exemplos de alguns fabricantes brasileiros de equipamentos e componentes “Ex” que já buscaram, até o presente momento, a certificação internacional “Ex”, de forma a comercializar no mercado externo: Alutal Controles Industriais, ACE Schmersal Eletroeletrônica Industrial, Consistec Controles e Sistemas de Automação, ExSuper Santae Equipamentos de Engenharia, Nova Smar, GE GEVISA, Haenke Tubos Flexíveis, Sense Eletrônica, Sermatex Grun Equipamentos Elétricos, Telbra “Ex”, Tramontina Eletrik, Valtek Sulamericana, XPERT Empreendimentos Eletrônicos e WEG Drivers e Equipamentos Elétricos.

Com a certificação internacional IECEx é assegurada, dentre diversos outros benefícios, a padronização de procedimentos de avaliações e ensaios para a certificação, tendo como base a convergência das normas internacionais da Série IEC 60079 – Explosive Atmospheres.

2.1 Participação de 36 países nas atividades do Sistema IECEx

Até o presente momento, o Sistema IECEx conta com a participação dos seguintes 36 países:

http://www.iecex.com/information/countries/

2.2. Evolução do Sistema IECEx desde o seu início em 1996

É apresentado a seguir um panorama geral de crescimento dos quatro esquemas de avaliação da conformidade do IECEx, Estão sendo recebidos pelo IECEx novas solicitações de reconhecimento de novos Organismos de Certificação, bem como de ampliação de escopo de diversos Organismos de Certificação já reconhecidos.

De acordo com informações apresentadas pelo Secretário do IECEx, o crescimento e sucesso continuado do IECEx verificado desde a sua primeira reunião, em 1996, é fundamentada em uma sólida participação de diversos setores da indústria, no gerenciamento diário do sistema IECEx, por meio de participação no seu Comitê de Gestão (ExMC) e nos seus diversos Grupos de Trabalho.

Ao longo dos últimos anos tem sido registrada um nível de crescimento da participação desta indústria, especialmente por parte dos usuários finais dos equipamentos e instalações elétricas e mecânicas “Ex”, bem como de organismos de regulamentação, fabricantes e empresas de serviços “Ex”. Esta participação e contribuições são elementos chaves para o sucesso que a “Comunidade IECEx” continua a obter.

São indicados a seguir os principais números representativos do Sistema IECEx em 2023, em termos

de Organismos de Certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” (ExCB), para competências pessoais “Ex”, empresas de serviços “Ex” e Laboratórios de Ensaios Ex (ExTL):

◗ IECEx Certified Equipment Scheme: 64 ExCBs (além de mais 5, em fase atual de avaliação), 72 ExTL (além de mais 5, em fase atual de avaliação), e 10 ATFs (Additional Testing Facility) (além de mais 3, em fase atual de avaliação). Até o presente momento existem dois organismos de certificação “Ex” brasileiros reconhecidos no sistema de certificação de equipamentos “Ex” do IECEx: NCC Certificações do Brasil e UL do Brasil

◗ IECEx Certified Service Facilities Scheme: 18 ExCBs (além de mais 2, em fase atual de avaliação). Até o presente momento existe um organismo de certificação “Ex” brasileiro reconhecido no sistema de certificação de Empresas de Serviços “Ex” do IECEx: NCC Certificações do Brasil

◗ IECEx Certification of Personnel Competencies (CoPC) Scheme: 16 ExCBs (além de mais 1, em fase atual de avaliação). Até o presente momento existe um organismo de certificação “Ex” brasileiro reconhecido no sistema de certificação de Competências Pessoais “Ex” IECEx: UL do Brasil

◗ IECEx Recognized Training Provider Program (RTPP): 36 Provedores de Treinamentos “Ex” reconhecidos (além de mais 1, em fase atual de avaliação),

Até 30/06/2023 haviam sido emitidos no Sistema IECEx um total de 149.767 certificados e relatórios, dentre os esquemas de certificação (Competências pessoais “Ex”, Empresas de Serviços “Ex” e Equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”). Comparados com os 135.621 documentos que haviam sido emitidos até o mesmo período do ano anterior (30/06/2022), pode ser verificado um significativo crescimento geral de 10.4 % de emissão de documentos no sistema IECEx ao longo do último ano. Existe ainda a ocorrência de 32 % dos certificados emitidos pela primeira vez, evidenciando a grande demanda existente por novas certificações neste sistema internacional “Ex” da IEC.

São apresentados a seguir os gráficos da evolução até 06/2023 dos 3 esquemas internacionais de certificação “Ex” elaborados de comum acordo entre os países participantes do IECEx, incluindo a participação do Brasil.

O Sistema internacional de certificação de conformidade de competências pessoais “Ex” do IECEx, lançado em 2010, atingiu em 10/2023 o total de mais 6.700 certificados emitidos para profissionais de cerca de 50 países do mundo, incluindo 183 certificados para profissionais registrados no Brasil, emitidos por Organismo de Certificação brasileiro aprovado internacionalmente no Sistema IECEx para o esquema de certificação de competências pessoais “Ex”.

2.3. Certificação de Competências Pessoais “Ex” pelo IECEx

É apresentado a seguir um fluxograma simplificado do processo de certificação de competências pessoais “Ex” pelo IECEx, desde a inscrição do candidato em um Organismo de Certificação reconhecido pelo IECEx (ExCB), até a execução dos exames teóricos e práticos aplicáveis para cada Unidade de Competência pessoal “Ex” pretendida na certificação.

O Guia IECEx 05 A: Orientações e instruções para inscrição para obter um Certificado de Competências Pessoais, em português, está disponível para acesso público na página do IECEx:

http://www.iecex.com/assets/Uploads/IECEx-Guide-05A-Ed2.1-pt-rev-3.pdf

2.4. Certificação de Empresas de Serviços “Ex” pelo IECEx

É apresentado a seguir um fluxograma simplificado do processo de certificação de Empresas de Serviços “Ex” pelo IECEx, desde a inscrição da Empresa em um Organismo de Certificação reconhecido pelo IECEx (ExCB), até as auditorias e avaliações sobre o sistema de gestão “Ex”, competências dos executantes e profissionais responsáveis, bem como avaliação dos procedimentos de trabalhos “Ex” aplicáveis e equipamentos e instalações existentes.

O Guia IECEx 03 A: Guia de orientação para inscrição e certificação de EMPRESAS DE SERVIÇOS “Ex” que buscam certificação, em português, está disponível para acesso público na página do IECEx:

https://www.iecex.com/assets/dmsdocuments/1832/iecex03A-Ed2.1-pt.pd

2.5. Reconhecimento regulatório dos esquemas internacionais de avaliação da conformidade elaborados no Sistema IECEx

Este documento, publicado pelas Nações Unidas originalmente em 2011, tem por objetivo desenvolver um “Marco Comum” de regulamentação para o setor “Ex”, que pode ser adotado por qualquer país membro das Nações Unidas, como base para a sua legislação nacional. Este modelo ou estrutura “comum” de regulamentação “Ex” tem como base a adequada mitigação dos riscos envolvidos em equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras

combustíveis, sem a geração de elevados custos relacionados com burocracia ou com a desnecessária repetição ou “duplicação” de ensaios laboratoriais e certificação de produtos “Ex” ou repetição da avaliação da conformidade para empresas de serviços “Ex” ou de competências pessoais “Ex”.

Para os países que já possuem esquemas de certificação na área “Ex” este marco “comum” de regulamentação “Ex” pode servir como base para um gradual alinhamento, harmonização e convergência para este modelo “internacional”.

À medida que este modelo comum seja gradualmente adotado nos regulamentos “Ex” nacionais dos países participantes das Nações Unidas, a indústria “Ex” pode operar sob uma estrutura internacionalmente padronizada e consensada.

2.6. Certificação internacional IECEx de equipamentos mecânicos “Ex”

Deve ser ressaltado que no âmbito da certificação internacional IECEx foram emitidos desde 2016 até 10/2023, mais de 830 certificados para equipamentos mecânicos “Ex”, com base nos requisitos indicados nas Normas internacionais ISO 80079-36 (Ex “h”) e ISO 80079-37 (Ex “b”, Ex “c”, Ex “k”).

Podem ser citados como exemplos de equipamentos mecânicos que são instalados em atmosferas

explosivas e que necessitam ser avaliados ou certificados de acordo com as respectivas Normas Técnicas Brasileiras adotadas da Série ABNT NBR ISO 80079: compressores, ventiladores, bombas centrífugas, caixas com engrenagens de velocidade, acoplamentos para equipamentos rotativos, freios, motores hidráulicos e pneumáticos e combinação de dispositivos para fabricação de máquinas, como elevadores, esteiras rolantes, transportadores de canecas e demais montagens de equipamentos de equipamentos mecânicos “Ex”. https://www.iecex-certs.com/#/home

2.7. Esquema IECEx para a certificação de equipamentos mecânicos relacionados com a tecnologia do hidrogênio

O Documento Operacional IECEx OD 290 (Harmonised procedures for IECEx Certification of Equipment, Components and Systems associated with the production, dispensing and use of gaseous Hydrogen) foi elaborado com base nos requisitos técnicos das Normas Internacionais ISO/TR 15916 – Basic considerations for the safety of hydrogen systems e Série ISO 19880 – Gaseous hydrogen, das quais algumas partes ainda estão em processo final de FDIS, como a ISO 19880-2 – Gaseous hydrogen – Fueling stations — Part 2: Dispenser.

2.8. Publicação de Folhetos atualizados sobre os sistemas de certificação do IECEx

Foram publicados “FOLHETSOS” sobre o Sistema de certificação do IECEx, contendo as principais informações sobre seus objetivos e formas de operação. Foram publicados três Folhetos, sendo um para o SISTEMA IECEx e dois Folhetos específicos sobre os esquemas internacionais de certificação de EMPRESAS DE SERVIÇOS “Ex” e de COMPETÊNCIAS PESSOAIS “Ex”.

Os três Folhetos do Sistema IECEx e para certificação de Empresas de Serviços “Ex” e de Competências Pessoais, traduzidos para o português do Brasil, estão disponíveis para download de forma pública, diretamente na página da IEC:

Folheto informativo sobre o Sistema IECEx – Informações gerais sobre o Sistema

https://www.iec.ch/basecamp/iecex-system

https://storage-iecwebsite-prd-iec-ch.s3.eu-west-1.amazonaws.com/2021-07/content/media/files/iecex_2021_brochure_system_a4_pt_lr_0.pdf

Folheto informativo sobre o esquema de certificação de empresas de serviços “Ex” do IECEx

https://www.iec.ch/basecamp/iecex-certified-service-facilities-scheme

https://storage-iecwebsite-prd-iec-ch.s3.eu-west-1.amazonaws.com/2021-07/content/media/files/iecex_2021_brochure_certified_service_facility_scheme_a4_pt_lr_0.pdf

Folheto informativo sobre o esquema de certificação de competências pessoais “Ex” do IECEx

https://www.iec.ch/basecamp/iecex-scheme-certification-personnel-competence

https://storage-iecwebsite-prd-iec-ch.s3.eu-west-1.amazonaws.com/2021-07/content/media/files/iecex_2021_brochure_copc_a4_pt_lr_0.pdf

2.9. Vídeos informativos sobre os sistemas internacionais de certificação de empresas de serviços “Ex”, competências pessoais “Ex” e equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”

Foram lançados pelo IECEx três VÍDEOS informativos sobre os principais objetivos e formas de trabalho dos Esquemas de Certificação de Empresas de Serviços “Ex”, Competências Pessoais “Ex” e Equipamentos Elétricos e Mecânicos “Ex”. Estes vídeos informativos estão disponíveis para acesso público na página do IECEx:

https://www.iecex.com/assets/Uploads/Video/IECEx-personnel-competence-scheme-final.mp4--1080p.mp4

https://www.iecex.com/assets/Uploads/Video/iecex-service-facilities-scheme-final.mp4-1080p.mp4

3. Informações gerais sobre as reuniões

plenárias do IECEx em 2023

São apresentados a seguir alguns pontos de destaque que foram discutidos durante as reuniões plenárias do Sistema IECEx em 2023, realizadas na cidade de Edimburgo, na Escócia, entre os dias 18 e 22/09/2023, incluindo reuniões do ExTAG (Technical Advisory Group), do ExMC (Management Committee) e do Simpósio internacional da indústria “Ex”.

Programação das reuniões plenárias do Sistema IECEx e Simpósio sobre a Indústria “Ex” em 2023

Nestas reuniões plenárias do IECEx em 2023 estiveram presentes profissionais representantes dos 36 países participantes do IECEx: AU (Austrália), BR (Brasil), CA (Canadá), CH (Suíça), CN (China), CZ (República Tcheca), DE (Alemanha), DK (Dinamarca), ES (Espanha), FI (Finlândia), FR (França), GB (Reino Unido), GR (Grécia), HR (Croácia), HU (Hungria), IL (Irlanda), IN (Índia), IR (Irã), IT (Itália), JP (Japão), KR (República da Coréia), MY (Malásia), NL (Holanda), NO (Noruega), PL (Polônia),

RO (Romênia), SA (Arábia Saudita), SE (Suécia), SI (Eslovênia), UAE (Emirados Árabes Unidos), USA, ZA (África do Sul), NZ (Nova Zelândia), RU (Rússia), SG (Singapura) e TR (Turquia).

Os profissionais dos diversos países que estiveram presentes nas reuniões do IECEx em 2023 são representantes de Organismos de certificação Equipamentos “Ex”, Organismos de certificação de Competências Pessoais “Ex”, Organismos de certificação de Empresas de Serviços “Ex”, Laboratórios de Ensaios de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, Usuários de Equipamentos e Instalações “Ex”, Fabricantes de equipamentos “Ex”, Organismos de Normalização e Consultores independentes.

Esta grande participação mundial demonstra o interesse de diversos países do mundo na normalização técnica internacional sobre atmosferas explosivas elaborada pelo TC 31 da IEC e sobre os respectivos sistemas internacionais de avaliação da conformidade e da certificação “Ex” aplicáveis para o ciclo total de vida das instalações “Ex”.

4. Reunião do IECEx Ex TAG – Technical Advisory Group (18 e 19/09/2023)

Estiveram presentes nestas reuniões do ExTAG profissionais oriundos dos 36 países participantes do Sistema IECEx.

São indicados a seguir um resumo dos principais assuntos discutidos nas reuniões do ExTAG em 2023.

4.1. Ensaios de proficiência interlaboratoriais

Foi apresentada a situação atual dos programas de “Proficient Tests” ou ensaios interlaboratoriais (Round Robin Test) com a participação de cerca de 86 laboratórios de diversos países envolvidos. O objetivo destes programas é verificar os desvios ocorridos entre os diferentes laboratórios envolvidos, sobre ensaios padronizados na Série IEC 60079, sobre amostras “padronizadas” fornecidas pelo PTB.

Exemplos de ensaios realizados: grau de proteção, temperatura de superfície de equipamentos “Ex” e temperatura de acumuladores de bateria em curto-circuito. Novos programas de proficiência a serem coordenados pelo PTB entre os diversos laboratórios “Ex” do mundo: pequenos componentes “Ex” – IEC 60079-0 e caminhos de passagem de chama (flame path) – IEC 60079-1.

Os seguintes programas de proficiência interlaboratoriais foram concluídos:

1. Explosion Pressure – Test Round 2010

2. Spark Ignition – Test Round 2010

3. Flame Transmission – Test Round 2013

4. Temperature Classification – Test Round 2013

5. Electrostatic Charge – Test Round 2015

6. Intrinsic Safety – Test Round 2015

7. Pressurized Enclosure – Test Round 2017

8. Explosion Pressure – Test Round 2017

9. Tests of Enclosures – Test Round 2019

10. Battery Testing – Test Round 2019

Os seguintes programas de proficiência interlaboratoriais encontram-se abertos, em andamento:

1. Flameproof Joints – Test Round 2021

2. Small Component Temperature – Test Round 2021

3. Connection and Junction Boxes – Test Round 2023

4. Explosion Pressure – Test Round 2023

Os resultados obtidos até o presente momento nos ensaios interlaboratoriais mostram desvios significativos entre os diversos laboratórios de ensaios “Ex”, os quais devem ser analisados para as ações corretivas necessárias.

Foi destacada a existência do Documento Operacional IECEx OD 202 – Esquema de proficiência de ensaios “Ex”.

4.2. Lista de documentos e utilização de documentação gerada eletronicamente para a certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”

Foram apresentadas as principais alterações  realizadas sobre o Documento Operacional IECEx OD 017 (Documento Operacional – Orientação sobre desenhos e documentação para a certificação IECEx para utilização pelos fabricantes e ExTLs).

https://www.iecex.com/assets/dmsdocuments/3537/OD-017-Ed6.0-Drawing-documentation-pt.pdf

Foram discutidas também propostas de incluir os dados obtidos diretamente de documentos eletrônicos e assinaturas digitais nos processos de avaliação de equipamentos “Ex”, uma vez no presente momento estes arquivos e documentos eletrônicos são frequentemente utilizados de forma robótica, diretamente para a fabricação de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”.

Podem ser citados como exemplos de documentação eletrônica os arquivos dimensionais elaborados em CAD e diagramas de placas de circuitos impressos elaborados em arquivos do tipo “Gerber”. Podem também ser citados como exemplos de arquivos eletrônicos a serem utilizados pelos laboratórios de ensaios “Ex” nos processos de certificação dos equipamentos “Ex” os arquivos CAD 3D contendo vistas isométricas, vista superior, vista em elevação, vistas laterais e vistas transversais, com indicação de dimensões e tamanhos, listas de materiais, detalhes de construção interna, material de encapsulamento e espessura, disposições de entrada de cabos. Outros exemplos são os arquivos eletrônicos de conjuntos de placas de circuito impresso, com documentos que mostram os layouts das placas de circuito impresso, listas de materiais, espessuras, dados de camadas, componentes montados (incluindo classificação, número e tipo), desenhos esquemáticos e diagramas de bloco para ajudar na compreensão do projeto dos produtos “Ex”.

4.3. Lista de decisões do Grupo Técnico Consultivo “Ex” (ExTAG) do IECEx tomadas nas reuniões de 2022

A lista de decisões tomadas durante esta reunião do ExTAG realizada em 2023 estão registradas no Documento ExTAG/716/DL – Decision List The Twenty Fifth Meeting of the ExTAG held in dinburgh, UK 18th and 19th September 2023, que está disponível na página do IECEx (senha informada pelo IECEx para todos os países participantes: safety):

https://www.iecex.com/members-area/documents/extag-committee documents/downloaddocument/ 4324

5. Reuniões do IECEx ExMC –Management Committee (21 e 22/09/2023)

Estiveram presentes nestas reuniões do ExMC profissionais oriundos dos 36 países participantes do Sistema IECEx. É indicado a seguir um resumo dos principais assuntos discutidos nas reuniões do ExMC em 2023.

5.1. Diretrizes e orientações para a avaliação de sistema de gestão da qualidade para fabricantes de

equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”

O Sistema IECEx prevê a avaliação e supervisão dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) dos fabricantes de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, bem como a emissão de um Relatório de Avaliação da Qualidade IECEx (ExQAR) de acordo com a Norma Técnica Internacional IS0/IEC 80079-34 (Atmosferas explosivas – Parte 34: Aplicação de sistemas de gestão da qualidade para a fabricação de produtos “Ex”).

O objetivo do documento Operacional IECEx 025 (Guidelines on the Management of Assessment and Surveillance programs for the assessment of Manufacturer’s Quality Systems, in accordance with the IECEx Scheme) é apresentar orientação sobre a metodologia de avaliação, proporcionando assim a oportunidade para os Organismos de Certificação IECEx conduzirem de maneira uniforme as avaliações e auditorias dos sistemas de qualidade dos fabricantes.

5.2. Software para banco de dados para questões de avaliação de competências pessoais “Ex”

Foi apresentado e discutido um relatório sobre o estado do projeto Question Bank Review & Fix. Após discussões sobre a utilização do software YouTestMe para gerir e utilizar este Banco de Dados, foi consensado pelos países participantes, tendo como base com a necessidade de selecionar perguntas aleatoriamente do banco de questões e alterar as provas de cada de avaliação:

1. Após 1º de janeiro de 2024, todos os ExCBs que realizam avaliações em inglês para a Unidade de Competência Pessoal Ex 001 (e outras Unidades, como resultado do projeto Question Bank Review & Fix, à medida que são progressivamente carregados no software) devem utilizar SOMENTE o software YouTestMe.

2. As avaliações em inglês para Unidades de Competências Pessoais “Ex” para as quais o software ainda não foi carregado com o banco de perguntas para essas unidades serão feitas de acordo com as orientações indicadas no documento ExMC/104/INF, até que o software tenha sido carregado com o banco de perguntas em inglês para essas unidades.

3. Avaliações em idiomas diferentes do inglês para Unidades “Ex” para as quais o software ainda não tenha sido carregado com o Banco de Perguntas em inglês para essas Unidades serão feitas de acordo com as orientações indicadas no documento ExMC/104/INF até que o software tenha sido carregado com o Banco de Perguntas em inglês para estas unidades

4. Avaliações em outros idiomas além do inglês para Unidades para as quais o software já foi carregado com o Banco de Perguntas em inglês para essas Unidades serão feitas de acordo com o seguinte diagrama de processo, até que uma tradução do Banco de Perguntas para o outro idioma tenha sido carregada no Programa:

5.3. Inclusão de requisitos de competências pessoais para serviços em equipamentos mecânicos “Ex”

Dentre as discussões sobre a evolução do sistema de certificação de competências pessoais “Ex” foi definido que nas próximas reuniões do respectivo Comitê do IECEx serão elaborados requisitos para a certificação de serviços relacionados com equipamentos MECÂNICOS “Ex”.

Com a crescente evolução dos sistemas de certificação de equipamentos mecânicos “Ex” em diversos países do mundo, com base nas normas internacionais ISO 80079-36 (Atmosferas explosivas – Parte 36: Equipamentos não elétricos para utilização em atmosferas explosivas – Métodos e requisitos básicos / Tipo de proteção Ex “h”) e ISO 80079-37 (Atmosferas explosivas – Parte 37: Equipamentos não elétricos para utilização em atmosferas explosivas – Tipos de proteção não elétricos: segurança construtiva “c”, controle de fonte de ignição “b” e imersão em líquido “k”), existe a necessidade de estabelecimento de requisitos de serviços de seleção,

montagem, inspeção, manutenção e recuperação também dos equipamentos mecânicos “Ex”, de forma a não ficar limitado somente aos equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricos “Ex”.

Estes requisitos serão incluídos no Documento Operacional IECEx OD 504 (Esquema IECEx para Certificação de Competências Pessoais para Atmosferas Explosivas – Especificações para a avaliação dos resultados das unidades de competência).

5.4. Lista de decisões do Comitê de Gestão “Ex” (ExMC) do IECEx tomadas nas reuniões de 2023

A lista de decisões tomadas durante esta reunião do ExMC realizadas em 2023 está registrada no Documento ExMC/2002/DL – Confirmed Decisions Twenty Fifth Meeting of the ExMC 2023, que está disponível na página do IECEx (senha informada pelo IECEx para todos os países participantes: safety):

https://www.iecex.com/members-area/documents/exmc/downloaddocument/4327

5.5. Programação das próximas reuniões plenárias do IECEx

As reuniões plenárias do IECEx em 2024 estão programadas para serem realizadas no Brasil, na cidade de Foz do Iguaçu. Em 2025 as reuniões plenárias do IECEx estão programadas para o Japão. Em 2026 as reuniões plenárias estão programadas para a China.

6. Simpósio internacional IECEx sobre a Indústria “Ex”: Equipamentos, serviços, pessoas e sistemas com hidrogênio

Integrado às reuniões plenárias do IECEx em 2023, foi realizado no dia 20/09/2023 um Simpósio Internacional sobre o tema “Atmosferas Explosivas”, abordando diversos aspectos aplicados à indústria “Ex”, relacionados com a segurança ao longo do ciclo total de vida das instalações “Ex”, com destaque para apresentações sobre os seguintes temas:

1. Infraestrutura “Ex” no Reino Unido

2. Classificação de áreas – Subcomitê SC 31 J / TC 31 da IEC

3. Seleção, instalação e inspeção de equipamentos “Ex”

4. Reparo de equipamentos “Ex” para serviços com hidrogênio

5. Oportunidades decorrentes da indústria do hidrogênio

6. Atualização das normas internacionais das Séries IEC 60079 e ISO 80079, elaboradas no TC 31 da IEC

7. Panorama geral do IECEx: Três esquemas de certificação englobando equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, serviços “Ex” e competências pessoais “Ex”

8. Fórum de discussão e debates entre os palestrantes e participantes

São apresentadas a seguir algumas informações apresentadas na palestra realizada no Simpósio IECEx 2023 para a indústria “Ex” sobre o tema “Seleção, instalação e inspeção de equipamentos Ex”

São apresentadas a seguir algumas informações apresentadas na palestra realizada no Simpósio IECEx 2023 para a indústria “Ex” sobre o tema “Seleção, instalação e inspeção de equipamentos Ex”

São apresentadas a seguir algumas informações apresentadas na palestra realizada no Simpósio IECEx 2023 para a indústria “Ex” sobre o tema “Recuperação de equipamentos “Ex” para sistemas com hidrogênio”

São apresentadas a seguir algumas informações apresentadas na palestra realizada no Simpósio IECEx 2023 para a indústria “Ex” sobre o tema “Atualização das Normas Internacionais das Séries IEC 60079 e ISO 80079 elaboradas no TC 31 da IEC”

São apresentadas a seguir algumas informações apresentadas na palestra realizada no Simpósio IECEx 2023 para a indústria “Ex” sobre o tema “Classificação de áreas – Subcomitê SC 31 J / TC 31 da IEC”

7. Considerações sobre os sistemas internacionais de certificação “Ex” e as reuniões plenárias do IECEx

[1] A significativa participação nestas reuniões do IECEx de profissionais oriundos dos diversos países participantes, representantes dos 36 países participantes, evidencia o grande interesse de envolvimento nos sistemas internacionais de avaliação da conformidade “Ex”, por parte de fabricantes de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, organismos de certificação “Ex” (produtos elétricos e mecânicos “Ex”, empresas de serviços “Ex” e competências pessoas “Ex”), usuários de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas “Ex”, provedores de treinamentos “Ex”, organismos regulamentadores e laboratórios de ensaios de equipamentos “Ex”

[2] É um dos objetivos da normalização “Ex” do Brasil (ABNT) e da IEC, bem como os sistemas de certificação do IECEx, a contribuição para a melhoria na qualidade de vida, por meio da contribuição para a elevação dos níveis de segurança industrial, para a saúde e para a proteção dos trabalhadores e do meio ambiente

[3] A existência de programas internacionais de avaliação da conformidade da IEC elaborados pelo IECEx abrangendo o ciclo total de vida das instalações, como competências pessoais “Ex” e empresas de serviços “Ex”, servem para preencher uma grande “lacuna” existente no processo de certificação “Ex”, algumas vezes limitada somente aos “equipamentos” elétricos ou mecânicos

[4] O Sistema internacional de certificação de conformidade de competências pessoais “Ex” do

IECEx, lançado em 2010, atingiu em 11/2023 o significativo total de mais de 7.000 certificados

emitidos para profissionais de cerca de 50 países do mundo, incluindo 190 certificados para

profissionais registrados no Brasil, emitidos por Organismo de Certificação brasileiro, aprovado

internacionalmente no Sistema IECEx, para o esquema de certificação de competências pessoais “Ex”

[5] Sob o ponto de vista de segurança industrial, considerando a grande quantidade de “desvios” e de “não conformidades” que são encontradas nas inspeções dos equipamentos e das instalações “Ex” e os graves acidentes e explosões ocorridos neste tipo de instalações, pode ser verificado que que somente a certificação dos equipamentos elétricos ou mecânicos “Ex” tem se mostrado INSUFICIENTE para garantir a segurança das instalações em atmosferas explosivas ou das pessoas que nelas trabalham

[6] A sistemática da avaliação da conformidade, por meio da certificação, aplicável para a equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” deve ser aplicada também para a certificação das Empresas de Serviços “Ex” e para a certificação das competências pessoais “Ex”

[7] Existem no Brasil Organismos de Certificação “brasileiros” reconhecidos pelo IECEx para a certificação de produtos “Ex”, Empresas de Serviços “Ex” e Competências Pessoais “Ex”

[8] A disponibilização do esquema internacional de certificação de produtos “Ex” do IECEx no Brasil colabora no sentido de facilitar os fabricantes brasileiros de equipamentos e componentes de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex” a certificarem seus produtos não somente para o mercado “local” para o mercado internacional

[9] A disponibilização do esquema internacional de certificação de Empresas de Serviços “Ex” do IECEx no Brasil colabora no sentido de facilitar as Empresas brasileiras de Serviços “Ex” (como projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparos “Ex”) a obterem suas certificações, de forma a evidenciarem as suas competências e atendimento dos requisitos aplicáveis sob os pontos de vista técnicos e de gestão da qualidade

[10] A disponibilização do esquema internacional de certificação de Competências pessoais “Ex” do IECEx no Brasil colabora no sentido de facilitar os profissionais brasileiros envolvidos com a execução ou supervisão de serviços “Ex” a obterem a certificação de suas competências

pessoais, de forma a evidenciarem, por meio de certificação de terceira parte, de suas experiências, conhecimentos, habilidades e competências, nas respectivas áreas de atividades relacionados com serviços em áreas classificadas

[11] A iniciativa do IECEx no sentido de obter um maior envolvimento de entidades regulamentadoras dos diversos países participantes, como por exemplo, MTE, INMETRO ou ANP no Brasil, representa um passo importante para um melhor entendimento dos sistemas de certificação “Ex”, contribuindo para um melhor posicionamento global sobre estes assuntos, trabalhos e desenvolvimentos

[12] A revisão do RAC “Ex” publicado pela Portaria Inmetro 115/2022 manteve os requisitos existentes

desde 2010 sobre o sistema “fast-track” elaborado pelo IECEx, no sentido da possibilidade de

análise de um Relatório de Ensaio (ExTR) publicado por um Laboratório de Ensaio (ExTL) aprovado

no IECEx, para a emissão de um certificado de conformidade “Ex” “nacional” (emitido por um Organismo

de Certificação “Ex” “brasileiro”), sem a necessidade de repetição de ensaios que já tenham

sido realizados, com base nos requisitos e critérios de aceitação das Normas Internacionais da

Série IEC 60079, as quais são adotadas no Brasil como normas técnicas brasileiras da Série ABNT

NBR IEC 60079

[13] Para a elevação dos níveis de conformidade normativa e de segurança industrial das instalações

“Ex”, ao longo do seu ciclo total de vida, o IECEx disponibiliza esquemas internacionalmente

consensados de avaliação da conformidade, por meio da certificação, para equipamentos

elétricos e mecânicos “Ex”, para empresas de serviços “Ex” (incluindo empresas de serviços

de classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparos

de equipamentos e instalações “Ex”) bem como para competências pessoais “Ex” dos profissionais que executam ou supervisionam estes serviços em áreas classificadas.

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

ROBERVAL BULGARELLI

CONSULTOR TÉCNICO SOBRE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS. MESTRADO EM PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA (POLI/USP)

MEMBRO DE COMISSÕES DE ESTUDO DO SUBCOMITÊ SCB 003:031 (ATMOSFERAS EXPLOSIVAS) DA ABNT/CB-003 (ELETRICIDADE). MEMBRO DE GRUPOS DE TRABALHO DO

TC 31 (ATMOSFERAS EXPLOSIVAS), TC 95 (RELÉS DE PROTEÇÃO) E DO IECEX (SISTEMAS INTERNACIONAIS DE CERTIFICAÇÃO “EX”) DA IEC ORGANIZADOR DO LIVRO “O CICLO TOTAL DE VIDA DAS INSTALAÇÕES EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS”