Novo laboratório brasileiro para ensaios de equipamentos “Ex” Parte 1/3

Laboratório de Ensaios de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, com escopo de acreditação pelo Inmetro para execução de ensaios no Laboratório, ou nas instalações dos fabricantes de equipamentos “Ex”, ou nas instalações das Empresas usuárias de instalações “Ex”

Foi aprovado pelo Inmetro, em 31/03/2023, um novo Laboratório brasileiro para Ensaios de Equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, o CPEx (Centro de Pesquisa em Atmosferas Explosivas), localizado na cidade de Hortolândia, no Estado de São Paulo.

Certificado de Acreditação emitido pelo Inmetro para o CPEx Laboratório, para atuar como Laboratório de Ensaios de Equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”.

De acordo com o escopo de acreditação publicado pelo Inmetro, o Laboratório de Ensaios de Equipamentos “Ex” do CPEx foi aprovado para executar ensaios para equipamentos com os seguintes tipos de proteção “Ex”:

• Ex “d”: Invólucros à prova de explosão (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-1);

• Ex “e”: Segurança aumentada (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-7);

• Ex “i”: Segurança intrínseca (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-11);

• Ex “m”: Encapsulamento (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-18);

• Ex “n”: Não centelhante (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-15);

• Ex “op”: Proteção óptica (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-28);

• Ex “p”: Invólucros pressurizados (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-2);

• Ex “t”: Proteção por invólucro contra ignição de poeiras combustíveis (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-31);

• Ex ”h”: Métodos e requisitos básicos para avaliação de equipamentos não elétricos para atmosferas explosivas (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR ISO 80079-36);

Exemplo de instalação de equipamentos “Ex” em áreas classificadas contendo a presença de atmosferas explosivas, formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis.

  • Ex “c” (Segurança construtiva), Ex “b” (Controle de fontes de ignição)e Ex “k” (Imersão em líquido) para equipamentos não elétricos para atmosferas explosivas (Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR ISO 80079-37).

Exemplos de tipos de proteção “Ex” aplicáveis para a certificação de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos ou mecânicos “Ex”, para instalação em áreas classificadas contendo a presença de atmosferas explosivas formadas por gases inflamáveis ou poeiras. combustíveis.

Exemplo de instalação de equipamentos de instrumentação e elétricos com certificação “Ex” (Normas da Série ABNT NBR IEC 60079) e equipamentos mecânicos com certificação “Ex” (Normas da Série ABNT NBR ISO 80079), instalados em áreas classificadas.

Exemplo de conjunto pré-fabricado (Skid), contendo a instalação de equipamentos de instrumentação e elétricos com certificação “Ex” (Normas da Série ABNT NBR IEC 60079) e equipamentos mecânicos com certificação “Ex” (Normas da Série ABNT NBR ISO 80079), montado em área classificada.

Exemplo de instalação de equipamento mecânico (corta-chama) com certificação “Ex” (Normas da Série ABNT NBR ISO 80079) montado em área classificada contendo gases inflamáveis.

Exemplo de conjunto moto-bomba contendo equipamento elétrico (motor) com certificação “Ex” (Normas da Série ABNT NBR IEC 60079) e equipamentos mecânicos (acoplamento e bomba centrífuga) com certificação “Ex” (Normas da Série ABNT NBR ISO 80079) para instalação em áreas classificadas marítimas ou terrestres, com a presença de atmosferas explosivas, formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis.

Além da possibilidade de execução de ensaios nas instalações do próprio Laboratório “Ex”, o escopo de acreditação pelo Inmetro incluiu também a possibilidade da execução de alguns ensaios nas instalações dos clientes, como por exemplo, nas instalações de fabricantes de equipamentos elétricos ou mecânicos “Ex”, ou nas instalações de empresas proprietárias de equipamentos “Ex” ou empresas usuárias de instalações “Ex”.

Exemplo de instalação de equipamentos “Ex” para automação, em áreas classificadas contendo a presença de atmosferas explosivas, formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis.

Autor:

Roberval Bulgarelli
Consultor sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas;
Engenheiro Eletricista, com mestrado em proteção de sistemas elétricos de potência;
Organizador do Livro “O ciclo total de vida dos equipamentos e instalações em atmosferas explosivas”
Membro de Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003
(Eletricidade);
Membro de Grupos de Trabalho do TC 31 (Equipamentos para atmosferas explosivas) da IEC;
Membro de Grupos de Trabalho do o IECEx (Sistema internacional de certificação “Ex”) da IEC.
https://www.linkedin.com/in/roberval-bulgarelli/