Novos requisitos sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas em condições adversas – Publicação da ABNT IEC TS 60079-43

Documento inédito na normalização técnica brasileira apresenta requisitos para equipamentos e instalações “Ex” em ambientes com temperaturas até – 60 ºC, existentes em aplicações na indústria do Óleo & Gás

Prezados colegas envolvidos com a segurança de equipamentos e instalações elétricas, de instrumentação, de automação, de telecomunicações ou mecânicas em atmosferas explosivas

Foi publicada pela ABNT em 21/01/2021 o documento ABNT IEC TS 60079-43 – Atmosferas explosivas – Parte 43: Equipamentos em condições adversas de serviços.

No alt text provided for this image

Este novo documento, inédito na Normalização Técnica Brasileira, publicada inicialmente na forma de uma Especificação Técnica, apresenta orientações para os equipamentos para instalação em atmosferas explosivas em ambientes que podem apresentar temperaturas ambiente abaixo de –20 °С e condições adversas adicionais, incluindo aplicações marítimas.

O objetivo deste Documento é apresentar recomendações a serem consideradas nas etapas de projeto, fabricação e montagem de equipamentos e instalações “Ex” neste tipo de condições ambientais “adversas”. Este Documento é destinado a ser utilizado em equipamentos operando dentro de uma faixa ambiental especificada no certificado de conformidade do equipamento, sendo destinado a ser utilizado em conjunto com outras Normas das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO/IEC 80079.

A Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-0 especifica os requisitos para equipamentos elétricos destinados à instalação em atmosferas explosivas nas condições “padronizadas” de temperatura entre –20 °C a +60 °C. No entanto, em diversos casos de especificação de equipamentos com tipos de proteção “Ex”, outras partes da Série de normas brasileiras adotada ABNT NBR IEC 60079 especificam também condições além desta faixa “padronizada” de temperatura, por exemplo, na Norma ABNT NBR IEC 60079-1 (Invólucros do tipo Ex “d”), onde são considerados ambientes com temperatura menor que – 60 ºC.

A Norma ABNT NBR IEC 60079-0 estabelece também a faixa “normal” de temperatura ambiente como –20 °C a +40 °C, e que equipamentos “Ex” projetados para instalação em faixas de temperatura ambiente além desta faixa “normal” sejam considerados “especiais”, requerendo uma marcação adicional, para informação ao usuário.

Por sua vez, a Norma Técnica Brasileiras adotada ABNT NBR IEC 60079-14 (Seleção de equipamentos, projeto e montagem de instalações elétricas “Ex”) apresenta para os usuários os requisitos de seleção e instalação de equipamentos, de forma que estes sejam adequados para as condições ambientais, mas não apresenta orientações específicas para instalação fora das condições atmosféricas “normais” ou para condições ambientais “adversas”.

Condições ambientais “extremas”, como em regiões polares, como na Sibéria ou em regiões desérticas, como nas instalações terrestres nos países do Golfo Pérsico, são preocupantes para a tecnologia de proteção “Ex” contra a ocorrência de uma fonte de ignição ou de explosão de uma atmosfera explosiva que possa estar presente no local da instalação.

No alt text provided for this image

Condições ambientais específicas em climas com temperatura muito baixa, como formação de neve ou congelamento, podem afetar de forma negativa a operação e a segurança dos equipamentos e das instalações “Ex” nestes ambientes com condições “adversas”. Temperaturas muito baixas e condições climáticas, da ordem de – 60 ºC tornam difíceis o processamento de hidrocarbonetos em áreas de processamento “ao tempo”, representando uma dificuldades “adicionais” para a seleção, projeto e operação de equipamentos e instalações “Ex”. Medidas para tratar estas dificuldades em temperaturas muito baixas são denominadas “aclimatação” ou “climatização”.

A ABNT IEC TS 60079-43 representa orientações para as condições adversas de serviço, por exemplo, para equipamentos “Ex” considerados “especiais” de acordo com o especificado na ABNT NBR IEC 60079-0. Este Documento é aplicável ao projeto, fabricação, instalação, inspeção e utilização destes equipamentos “Ex”. São apresentadas orientações sobre os materiais a serem utilizados e informações específicas sobre os motores elétricos “Ex” para baixas temperaturas. É previsto que na próxima edição deste documento sejam incluídos outros tipos de condições ambientais “adversas”, como temperaturas muito elevadas.

No alt text provided for this image

Deve ser ressaltado que existem no Brasil fabricantes nacionais de equipamentos “Ex” que fabricam produtos projetados para instalação também em temperaturas muito baixas, da ordem de – 60 ºC, destinados para instalações na indústria do petróleo e gás em outros países, como na região da Sibéria, na Rússia ou Alaska, nos EUA.

No alt text provided for this image

A Comissão de Estudo CE 003:031.002 do Subcomitê SCB 003:031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade), responsável pela elaboração e adoção desta Norma Técnica Brasileira, acompanhou, em nome do Brazil National Committee of the IEC todo o processo de elaboração, comentários, atualização, votação, aprovação e publicação da respectiva Norma internacional IEC TS 60079-43.

As Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas) e ABNT NBR ISO 80079 (Equipamentos mecânicos “Ex”) elaboradas pelas Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 da ABNT/CB-003 (COBEI) são idênticas, em termos de conteúdo técnico, estrutura e redação, sem desvios técnicos nacionais em relação às respectivas normas internacionais elaboradas pelo TC 31 da IEC, de acordo com requisitos especificados na ABNT DIRETIVA 3 – Adoção de documentos técnicos internacionais.

Seguindo a tendência e a convergência normativa mundial dos países membros da IEC, incluindo o Brasil, as Normas Técnicas nacionais que envolvem os processos de avaliação da conformidade de empresas de serviços “Ex”, de competências pessoais “Ex” e de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” são Normas adotadas, idênticas às respectivas normas internacionais da IEC.

Esta política de normalização tem por objetivo harmonizar as Normas Nacionais com a Normalização internacional, de forma a padronizar os procedimentos de projeto, fabricação, ensaios, marcação, avaliação da conformidade, instalação, inspeção, manutenção, reparos, recuperação de equipamentos e competências pessoais “Ex”.

Ações como estas contribuem para a integração dos fabricantes, laboratórios de ensaios, empresas usuárias, organismos de certificação de produtos e de pessoas e provedores de treinamentos brasileiros com o mercado e a comunidade internacional “Ex”, bem como para a elevação dos níveis de segurança, saúde, meio ambiente, avaliação da conformidade, ensaios, qualidade, desempenho, confiabilidade, procedimentos de execução de serviços e competências pessoais relacionados com as instalações nacionais “Ex”.

Mais informações sobre o documento adotado ABNT IEC TS 60079-43 estão disponíveis no CATÁLOGO ABNThttps://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=461395

Mais informações sobre o estágio atual de evolução das Normas técnicas Brasileiras das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO/IEC 80079 podem ser encontradas no Website do Subcomitê SCB-003:031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade): http://cobei-sc-31-atmosferas-explosivas.blogspot.com/

Roberval Bulgarelli