Novos requisitos sobre equipamentos elétricos com tipo de proteção Ex “e” – Segurança aumentada

Atualização da Norma ABNT NBR IEC 60079-7

Norma Técnica Brasileira adotada é idêntica à respectiva Norma Técnica Internacional IEC 60079-7 em conteúdo técnico, estrutura e redação, sem desvios nacionais.

Foi publicada pela ABNT em 15/08/2018, uma nova Norma Técnica Brasileira adotada da Série sobre o tema “atmosferas explosivas”:

ABNT NBR IEC 60079-7 – Atmosferas explosivas – Parte 7: Proteção de equipamentos por segurança aumentada “e”

Esta Parte da Série ABNT NBR IEC 60079 especifica os requisitos para o projeto, dimensionamento, fabricação, avaliação, ensaios de tipo, ensaios de rotina e marcação de equipamentos e componentes com o tipo de proteção Ex “e”, destinados para instalação em atmosferas explosivas de gases inflamáveis. O tipo de proteção Ex “e” não é aplicável para instalação em áreas classificadas devido à possibilidade de presença de poeiras combustíveis.

Podem ser citados como exemplos dos diversos tipos de equipamentos elétricos para os quais são aplicáveis o tipo de proteção Ex “e” as luminárias (com diversos tipos de lâmpadas), tomadas, plugues, caixas de junção, elementos de aquecimento e máquinas elétricas girantes, tais como geradores e motores elétricos, dos tipos síncronos e de indução.

A primeira edição da Norma ABNT NBR IEC 60079-7, harmonizada com a normalização técnica internacional foi publicada pela ABNT em 2008, estabelecendo os requisitos normativos para o projeto, avaliação, fabricação e ensaios de equipamentos Ex “e”.

Esta nova edição de 2018 da Norma Técnica Brasileira ABNT NBR IEC 60079-7 representa a adoção pela Normalização Técnica Nacional da Edição 5.0 da Norma internacional IEC 60079-7 – Proteção de equipamentos por segurança aumentada Ex “e”, elaborada pelo TC-31 da IEC (Equipment for explosive atmospheres), do qual o Brasil é um país participante.

O tipo de proteção Ex “e” é aplicado a equipamentos ou componentes “Ex” nos quais medidas adicionais de proteção são aplicadas de forma que apresentem uma segurança aumentada contra a possibilidade de ocorrência de temperaturas excessivas ou de arcos ou centelhas, seja em condições normais de operação (Ex “ec”) sejam também em condições anormais especificadas (Ex “eb”).

A técnica da segurança aumentada provê aos equipamentos um nível de proteção de equipamento (Equipment Protection LevelEPL Gb ou EPL Gc, o que os tornam seguros para instalação em áreas classificadas do tipo Zona 2 ou Zona 1. Desta forma, os equipamentos Ex “eb” (com o nível de proteção Gb) podem ser instalados até mesmo em locais onde a presença de atmosferas explosivas formadas por gases inflamáveis possa ocorrer em condições normais de operação dos equipamentos de processo (Zona 1).

O nível de proteção “eb” se aplica a equipamentos ou componentes, incluindo suas conexões, condutores, fiação, lâmpadas e baterias. Este nível de proteção Ex “eb” é proporcionado por equipamentos e componentes elétricos tais como terminais, condutores, bobinas, transformadores, lâmpadas e baterias, mas não para componentes eletrônicos. Esta nova edição se aplica a equipamentos elétricos com nível de proteção “eb” com tensão nominal que não excedam 11 kV.

O nível de proteção “ec” é aplicável a equipamentos ou componentes incluindo suas conexões, condutores, fiação, lâmpadas e baterias, incluindo semicondutores ou capacitores eletrolíticos. Este nível de proteção Ex “ec” é proporcionado por equipamentos e componentes elétricos tais como terminais, condutores, bobinas, transformadores, lâmpadas e baterias, incluindo componentes eletrônicos. Esta nova edição se aplica a equipamentos elétricos com nível de proteção “ec” com tensão nominal que não excedam 15 kV.

É importante destacar que o novo tipo de proteção Ex “ec” incorpora os requisitos anteriormente apresentados na Norma ABNT NBR IEC 60079-15, aplicáveis a equipamentos não centelhantes, com tipo de proteção Ex “nA”. Como o tipo de proteção Ex “nA” se baseava nas mesmas filosofias e conceitos de proteção sobre equipamentos “Ex” que normalmente não apresentam fontes de centelhas ou de altas temperaturas, os requisitos indicados naquela Norma ABNT NBR IEC 60079-15 eram similares aos requisitos do tipo de proteção Ex “e”.

As principais alterações técnicas que foram introduzidas na nova Edição 2018 da ABNT NBR IEC 60079-7 em relação à Edição anterior, publicada em 2008, são as seguintes:

  • Introdução dos níveis de proteção de equipamento (EPL) “eb” e “ec”
  • Os requisitos do tipo de proteção “não acendível) (Ex “nA) foram transferidos da ABNT NBR IEC 60079-15 para esta nova edição da ABNT NBR IEC 60079-7
  • Introduzidos novos requisitos para a operação de motores elétricos acionados por conversores de frequência, relativos ao EPL aplicável (“eb” ou “ec”)
  • Definição de que os invólucros Ex “e” vazios (certificados com sufixo “U”) podem ser somente marcados no lado interno
  • Incluídos requisitos para a utilização de materiais isolantes elétricos sólidos, dentro dos limites de sua estabilidade térmica
  • Introduzidos requisitos para motores elétricos com rotor com ímãs permanentes para ELP “Gb” e “Gc”
  • Introduzidos requisitos para luminárias LED com tipo de proteção Ex “ec”
  • Introdução do Anexo H sobre a possibilidade de redução das distâncias de isolação e de escoamento para o EPL “eb” e o EPL “ec”, sob condições especiais
  • Introduzidos novos requisitos para a potência de dissipação de cátodos em lâmpadas alimentadas por reatores elétricos para manutenção da classe de temperatura T4, devido ao risco do efeito de fim de vida das lâmpadas fluorescentes (EOL – End Of Life)
  • Introduzido do novo Anexo J sobre luminárias incorporando LED

Esta Norma Técnica Brasileira é uma adoção idêntica, em conteúdo técnico, estrutura e redação, à IEC 60079-7 Ed. 5.0, que foi elaborada pelo Technical Committee Equipment for Explosive Atmospheres (IEC/TC 31), conforme ISO/IEC Guide 21-1 – Regional or national adoption of International Standards and other International Deliverables — Part 1: Adoption of International Standards.

A Comissão de Estudo CE 003:031.003 do Subcomitê SC-31 do COBEI, responsável pela elaboração e adoção desta Norma Técnica Brasileira, acompanhou, em nome do Brazil National Committee of the IEC todo o processo de elaboração, comentários, atualização, votação, aprovação e publicação da respectiva Norma internacional da IEC 60079-7.

A Comissão de Estudo CE 003:031.003 contou com a participação de profissionais envolvidos com equipamentos e instalações em atmosferas explosivas, representantes das seguintes empresas: CORTEM GROUP, GEVISA, HAENKE, HLR SERVIÇOS, MSA DO BRASIL, NCC CERTIFICAÇÕES DO BRASIL, PETROBRAS, TECHNOHEAT, TRAMONTINA, SEW EURODRIVE, SIEMENS, STEUTE, UL DO BRASIL e WEG. 

As Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 (atmosferas explosivas) e ABNT NBR ISO/IEC 80079 (equipamentos mecânicos Ex) elaboradas pelas Comissões de Estudo do Subcomitê SC-31 do Cobei são idênticas, em termos de conteúdo técnico, estrutura e redação, sem desvios técnicos nacionais em relação às respectivas normas internacionais da IEC, de acordo com requisitos especificados na ABNT DIRETIVA 3 – Adoção de documentos técnicos internacionais.

Seguindo a tendência e a convergência normativa mundial dos países membros da IEC, incluindo o Brasil, as Normas Técnicas nacionais que envolvem os processos de avaliação da conformidade de empresas de prestação de serviços “Ex”, de competências pessoais “Ex” e de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” são Normas adotadas, idênticas às respectivas normas internacionais da IEC.

Esta política de normalização tem por objetivo harmonizar as Normas Nacionais com a Normalização internacional, de forma a padronizar os procedimentos de projeto, fabricação, ensaios, marcação, avaliação da conformidade, instalação, inspeção, manutenção, reparos, recuperação de equipamentos e competências pessoais “Ex”.

Ações como estas contribuem para a integração dos fabricantes, laboratórios de ensaios, empresas usuárias, organismos de certificação de produtos e de pessoas e provedores de treinamentos brasileiros com o mercado e a comunidade internacional “Ex”, bem como para a elevação dos níveis de segurança, saúde, meio ambiente, avaliação de risco, ensaios, qualidade, desempenho, confiabilidade, procedimentos de execução de serviços e competências pessoais relacionados com as instalações nacionais “Ex”.

Maiores informações sobre a Norma Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-7/2018 estão disponíveis no catálogo da ABNT: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=401686

Roberval Bulgarelli