A segurança operacional durante o ciclo total de vida das instalações “Ex”

A segurança operacional é obtida por meio da prevenção, mitigação e resposta a eventos que possam causar explosões ou acidentes que coloquem em risco a vida humana ou o meio ambiente, por meio da adoção de um sistema de gestão que assegure a integridade das instalações durante o seu ciclo total de vida. Por outro…

Segurança intrínseca de potência – “Power-i” (ABNT IEC TS 60079-39)

Foi publicada pela ABNT em 31/01/2019, a ABNT IEC TS 60079-39 – Atmosferas explosivas – Parte 39: Sistemas intrinsecamente seguros com limitação de duração de centelha controlada eletronicamente (Power “i”). Esta Parte da Série ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas), publicada inicialmente na forma de uma Especificação Técnica, está sendo emitida como uma “norma prospectiva para aplicação provisória” no…

Novas Normas ABNT NBR ISO 80079 – Partes 36 e 37: avaliação de riscos e tipos de proteção para equipamentos mecânicos “Ex” – Parte 02/02

Avaliação dos riscos de ignição de equipamentos mecânicos “Ex”: Segundo a ABNT NBR ISO 80079-36, o fabricante do equipamento mecânicos “Ex” deve efetuar uma avaliação de risco de ignição de forma a demonstrar que o equipamento não possua fontes efetivas de ignição durante falhas raras de ocorrer ou durante falhas que possam ser esperadas ou…

Novas Normas ABNT NBR ISO 80079 – Partes 36 e 37: avaliação de riscos e tipos de proteção para equipamentos mecânicos “Ex” – Parte 01/02

O risco de ocorrência de uma ignição em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis é proveniente da existência de fontes de ignição capazes de gerar centelhas, faíscas ou altas temperaturas. Estas fontes de ignição podem ser representadas por fontes de energia ou condições que são capazes de provocar a…

Sistema de avaliação da conformidade da IEC para atmosferas explosivas

O IECEx (IEC System for Certification to Standards relating to Equipment for use in Explosive Atmospheres) é composto, até o presente momento, por 33 países tem por objetivo elaborar sistemas internacionais de certificação de competências pessoais, empresas de prestação de serviços e equipamentos “Ex”, tendo como base a visão do ciclo total de vida das…

O mito da segurança proporcionada somente pelos equipamentos “Ex” certificados Parte 2/2

Sob o ponto de vista de segurança industrial pode ser verificado que de pouco adianta os equipamentos elétricos “Ex” serem certificados por Organismos de Certificação acreditados, se os mesmos não são devidamente especificados, instalados, inspecionados, mantidos ou reparados, ao longo do ciclo total de vida em que permanecem instalados em locais de elevados riscos de…

Guia para a certificação de competências pessoais em atmosferas explosivas

Recentemente, o IECEx publicou o Guia Orientações e instruções para obter um certificado de competências pessoais ‘Ex’. Este guia descreve as informações requeridas para a inscrição por parte de uma pessoa para um Organismo de Certificação IECEx (ExCB) para a obtenção de um Certificado de Competências Pessoais / CoPC (Unidades de Competências Ex 001 a Ex 010)…

Curso de reciclagem novamente

Por Edson Marinho Já tratamos deste assunto algumas vezes , mas sempre esse assunto vem tona. Quem deve fazer o curso de reciclagem? Quantas horas deve ter este curso de reciclagem? Engenheiro eletricista precisa fazer o curso de reciclagem? Muitas perguntas e poucas respostas. Esclareçamos algumas dúvidas. A NR10 não estabelece a carga horária do…

Publicada nova edição da ABNT NBR IEC 60079-15

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou no último dia 28, a nova edição da norma ABNT NBR IEC 60079-15 – Atmosferas explosivas – Parte 15: Proteção de equipamento por tipo de proteção “n”. Os requisitos são aplicáveis em aparelhos elétricos onde a tensão nominal não exceda 15kV, não centelhantes com partes ou circuitos que…

OFICINAS DE MOTORES Ex RECEBEM CERTIFICAÇÃO

Foram certificadas recentemente três  oficinas de reparo e revisão de motores e geradores elétricos Ex, duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR IEC 60079-19 – Atmosferas Explosivas – Reparo, revisão e recuperação de equipamentos” e do sistema internacional de certificação EX da IEC,…

Escopo

Segundo o dicionário, a palavra escopo pode significar: 1) alvo, mira 2) objetivo, 3) propósito, intuito. As normas técnicas informam a seção ”Escopo” a abrangência do texto esclarecendo onde é ou não aplicável, o que constitui uma informação muito importante. No entanto, consultando  as normas brasileiras mais recentes sobre o tema atmosferas explosivas  – como…

Sinônimo de qualidade e segurança

Por Luciana Mendonça A história dos processos de certificação, no Brasil, confunde-se com a história da industrialização e permeia toda a criação de dois dos principais órgãos responsáveis pelas normas e certificações no país: o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em carta escrita em…

Cumprir Normas técnicas é obrigação e não fazer isso é crime

O processo de normalização é o primeiro passo para se atingir alguma qualidade tanto de produto como de serviço e é por meio dele que se mantém a evolução da empresa.Isso deve ser aprimorado de maneira a atender as necessidades técnicas e mercadológicas. A normalização precisa estar estruturada de maneira a dar suporte a qualidade…

Nova norma apresenta método para dimensionar circuitos elétricos em edificações

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) encabeçou uma comissão de estudos junto a Associação Brasileira de Normas Técnicas  (ABNT) para criar  uma nova norma brasileira, que associa o dimensionamento elétrico das edificações a economia de energia e redução das emissões de CO2. A norma, a NBR 15920:2011, foi lançada em outubro, em evento destinado a…

Instalações perigosas

Por Nara Faria A presença de de equipamentos elétricos em áreas classificadas é considerada uma das principais fontes de ignição em consequência do centelhamento normal, da abertura e do fechamento de contratos e também da temperatura elevada atingida durante uma operação rotineira ou em caso de falhas no processo. Por conta disso, as instalações elétricas…

Páginas:12»