Operações Elementares em baixa tensão conforme NR 10 – PARTE 1/4

Os profissionais e pessoas que interagem com eletricidade, advertidos ou não, são expostos normalmente aos riscos de choque elétrico, arco voltaico e fogo de origem elétrica, podendo sofrer as consequências de efeitos extremamente prejudiciais à sua integridade física. Um dos itens que mais causam dúvidas e discussões refere-se ao tema “Operações Elementares em Baixa Tensão” descrito na…

20 anos: um marco a ser comemorado

Graças a você, leitor, completamos 20 anos da primeira coluna brasileira totalmente dedicada ao tema Ex regularmente publicada em revista técnica, que surgiu com o objetivo de divulgar novidades nas normas técnicas, requisitos legais aplicáveis às instalações Ex, eventos técnicos e experiências dos profissionais da área, promovendo a atualização técnica necessária para melhor desempenho dos…

Equipamentos e instalações em atmosferas explosivas: Retrospectiva “Ex” 2022 e Perspectivas “Ex” 2023

Ao longo do ano de 2022 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas, sob o ponto de vista de segurança durante o ciclo total de vida deste tipo de instalações industriais “Ex”. Nos âmbitos normativos e…

Proteção para equipamentos mecânicos “Ex” – Definição e histórico

O risco de ocorrência de uma ignição em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis é proveniente da existência de fontes de ignição capazes de gerar centelhas, faíscas ou altas temperaturas. Estas fontes de ignição podem ser representadas por fontes de energia ou condições que são capazes de provocar a…

Atmosferas explosivas – Qualidade de segurança

As normas técnicas dos equipamentos elétricos para atmosferas explosivas (Ex) estão em contínuo processo de elaboração e atualizações, com o objetivo de garantir qualidade, desempenho e segurança aos equipamentos, instalações, com o objetivo de garantir qualidade, desempenho e segurança aos equipamentos, instalações e profissionais que atuam na área. A Abinee tem acompanhado o assunto, que…

ATMOSFERAS EXPLOSIVAS: PANORAMA E RETROSPECTIVA “EX” 2017

Ao longo de 2017 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas, sob o ponto de vista de segurança durante o ciclo total de vida deste tipo de instalações industriais “Ex” contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis…

Equipamentos elétricos e a segurança na indústria do petróleo e gás

Eng. Estellito R. Junior * A indústria do petróleo exige alto padrão de segurança. As instalações elétricas para este segmento industrial necessitam não só atender às normas técnicas, como também aos requisitos legais, de forma a proporcionar plena performance com segurança para as unidades industriais e trabalhadores. Infelizmente, diligências do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização…

Cumprir Normas técnicas é obrigação e não fazer isso é crime

O processo de normalização é o primeiro passo para se atingir alguma qualidade tanto de produto como de serviço e é por meio dele que se mantém a evolução da empresa.Isso deve ser aprimorado de maneira a atender as necessidades técnicas e mercadológicas. A normalização precisa estar estruturada de maneira a dar suporte a qualidade…

O que diz e o que NÃO diz a NR 10

Ainda aproveitando o Circuito Nacional do setor Elétrico (Cinase) como fonte dos assuntos abordados nesta coluna, vamos discutir as alterações nas instalações, impostas pela NR10. Acompanhando o desenvolvimento tecnológico e agregando segurança para o trabalho de mantenedores e operadores, a mudança e adequação das instalações elétricas, assim como a confiabilidade do processo produtivo, devem ser…