Requisitos de projeto e instalação de sistemas intrinsecamente seguros a dois fios no padrão Ethernet APL/2-WISE – Parte 1/3

1. Generalidades Um sistema Ethernet intrinsecamente seguro a dois fios, com base no padrão 2-WISE (Ethernet a dois fios intrinsecamente segura) representa um sistema composto por circuitos contendo dispositivos intrinsecamente seguros com base no padrão Ethernet APL (Advanced Physical Layer), com valores-limites de entidade ou de limitação normalizados na ABNT IEC TS 60079-47, com parâmetros…

Digitalização contínua em áreas classificadas

Novos padrões para Ethernet intrinsecamente segura-Ethernet-APL e muito mais! A Ethernet industrial está assumindo um papel fundamental a digitalização pronta para o futuro da automação de processos. Ainda hoje, soluções abrangentes de comunicação de IP estão disponíveis da sala de controle ao campo e até em áreas classificadas no setor de processos. No que diz…

Inteligência artificial Ex

O tema do momento é a rápida evolução da Inteligência Artificial, e as discussões sobre potenciais mudanças que ela poderá causar em nossas vidas em futuro próximo. Diferentemente dos buscadores, como o Google, os algoritmos dos “bots” não apenas reproduzem textos disponíveis na internet, mas são capazes de interpretá-los, associá-los e produzir uma opinião. Levando…

Novos requisitos sobre equipamentos intrinsecamente seguros para atmosferas explosivas Parte 2/2

Na Parte 1/2 deste Artigo “Ex” sobre os novos requisitos para equipamentos intrinsecamente seguros foram abordados os principais parâmetros e características deste tipo de proteção para equipamentos e instalações em atmosferas explosivas. O tipo de proteção por segurança intrínseca proporciona um dos mais elevados níveis de segurança para instalações em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas….