O que é controle de aterramento?
Controle de aterramento é o meio pelo qual é garantido que a diferença de potencial entre um dado veículo e o solo não ultrapasse um valor considerado seguro.
Onde deve-se usar o controle de aterramento?
Em todas as situações onde a presença desses potenciais elétricos poderia provocar uma faísca e desta forma ocasionar um incêndio ou até uma explosão. Particularmente durante uma operação de carga/descarga de produtos inflamáveis onde os riscos são maiores.
Quais os riscos e desvantagens de um aterramento direto?
A energia é descarregada de forma abrupta, podendo gerar perigosas faíscas. É necessário uma verificação diária quanto à situação dos cabos, ficando sujeita ao erro humano.
Como funciona o controlador de aterramento, o MA/BLD-590?
O controlador de aterramento MA/BLD-590 efetua a medição de um parâmetro
característico do veículo, por exemplo, sua capacitância. Caso a medição indique que o veículo pode ser aterrado, o MA/BLD-590 efetua automaticamente a equalização de potencial.
O MA/BLD-590 consegue inibir ou interromper o carregamento automaticamente?
O MA/BLD-590 possui contatos de saída especialmente previstos para a interrupção ou inibição do carregamento, que é ativado automaticamente se for diagnosticado qualquer falha de aterramento que coloque em perigo a segurança do manuseio. Segurança total para o manuseio de líquidos e gases inflamáveis em áreas Classificadas. Controlterra, é o primeiro Controlador Digital de Aterramento fabricado com tecnologia totalmente nacional e Certificado pelo INMETRO. Sua utilização elimina o risco de explosão e incêndio que podem acontecer caso, haja uma falha de aterramento, no ato do manuseio de líquidos e/ou gases inflamáveis em áreas Atmosferas Potencialmente Explosivas.
O que é controle de aterramento?
Controle de aterramento é o meio pelo qual é garantido que a diferença de potencialentre um dado veículo e o solo não ultrapasse um valor considerado seguro.
Onde deve-se usar o controle de aterramento?
Em todas as situações onde a presença desses potenciais elétricos poderia provocar uma faísca e desta forma ocasionar um incêndio ou até uma explosão.Particularmente durante uma operação de carga/descarga de produtos inflamáveis onde os riscos são maiores.
Quais os riscos e desvantagens de um aterramento direto?
A energia é descarregada de forma abrupta, podendo gerar perigosas faíscas. É necessário uma verificação diária quanto à situação dos cabos, ficando sujeita ao erro humano.
Como funciona o controlador de aterramento, o MA/BLD-590?
Caso a medição indique que o veículo pode ser aterrado, o MA/BLD-590 efetua automaticamente a equalização de potencial.
O MA/BLD-590 consegue inibir ou interromper o carregamento automaticamente?
O MA/BLD-590 possui contatos de saída especialmente previstos para a interrupção ou inibição do carregamento, que é ativado automaticamente se for diagnosticado qualquer falha de aterramento que coloque em perigo a segurança do manuseio. Segurança total para o manuseio de líquidos e gases inflamáveis em áreas Classificadas Controlterra, é o primeiro Controlador Digital de Aterramento fabricado com tecnologia totalmente nacional e Certificado pelo INMETRO. Sua utilização elimina o risco de explosão e incêndio que podem acontecer caso, haja uma falha de aterramento, no ato do manuseio de líquidos e/ou gases inflamáveis em áreas Atmosferas Potencialmente Explosivas.
Questão de Segurança
Um veículo em movimento pode gerar potenciais elétricos de até 3.000 Volts, resultante do armazenamento de energia estática oriunda do atrito da superfície do veículo com o ar. Em determinadas situações é necessário que a equalização desse potencial com a terra seja feita de forma controlada e segura.