Linha de transmissores de pressão com tipo de proteção Ex “i” (intrinsecamente seguro) é certificada para operar também comunicação digital no protocolo HART.
De acordo com informações indicadas no sistema “on-line” de certificação do IECEx, a empresa brasileira NOVA SMAR obteve do DEKRA da Alemanha em 30/04/2019 uma certificação internacional pelo Sistema IECEx para linhas de instrumentos transmissores para instalação em atmosferas explosivas.
De acordo com o certificado IECEx, a fábrica da NOVA SMAR, localizada na cidade de Sertãozinho/SP obteve a certificação internacional para a fabricação de transmissores de pressão das linhas LD290, LD 291 e LD301 com segurança intrínseca – Tipo de proteção Ex “i” (Norma ABNT NBR IEC 60079-11).
Dependendo do modelo, as linhas de transmissores Ex “i” LD290 e LD 291 são certificadas para operar com sinal analógico do tipo 4 a 20 mA ou também comunicação digital no protocolo HART.
A marcação básica para estas linhas de transmissores Ex “i” é Ex ia IIC T4/T5/T6 Ga/Gb Ma.
O Brasil é um país membro do IECEx desde 2009, sendo representado pelo COBEI (Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações) como país participante (Member Body). O Brasil possui também um Organismo de Certificação “Ex” brasileiro (ExCB) aprovado pelo IECEx desde 2011 (NCC Certificações do Brasil) no sistema internacional de certificação de equipamentos “Ex”. Em 2016 a NCC Certificações do Brasil foi também aprovada no IECEx para o Sistema internacional de Certificação de Empresas de Serviços “Ex”. Em 2016 foi também aprovado pelo IECEx outro Organismo de Certificação “Ex” brasileiro (UL do Brasil), nos sistemas internacionais de certificação de equipamentos “Ex” e de competências pessoais “Ex”. Em 2019 o LABELO foi aprovado pelo IECEx como Laboratório de Ensaio de equipamentos “Ex” (ATF – Additional Testing Facility).
De acordo com o sistema “on-line” de certificação do IECEx, até 05/2019 haviam sido emitidos, dentro do sistema internacional IECEx, para fabricantes de equipamentos “Ex” brasileiros ou com instalações ou sediados no Brasil, um total de 106 ExTR (Relatório de Ensaios “Ex”) e 108 ExCoC (Certificado para Equipamentos “Ex”).
Estes diversos certificados internacionais obtidos por fabricantes brasileiros de equipamentos “Ex”, abrangendo motores de indução e síncronos, caixas de terminais, transmissores e sensores foram emitidos por diversos Organismos de Certificação aprovados no sistema IECEx, tais como NCC Certificações (Brasil), BASEEFA (Reino Unido), DNV GL (Noruega), FM (EUA), INERIS (França), PTB (Alemanha), CSA (Canadá), CESI (Itália), TÜV Rheinland (Alemanha) e FTZU (República Tcheca).
Podem ser citados como exemplos de fabricantes nacionais de equipamentos “Ex” ou fabricantes internacionais com fábricas no Brasil que já obtiveram até o presente momento certificação internacional IECEx as seguintes empresas: ACE Schmersal Eletroeletrônica Industrial Ltda., Ascoval Indústria e Comércio Ltda., BS&B Safety Systems Ltda., Dresser Indústria e Comércio Ltda., Endress + Hauser Flowtec AG (Itatiba/SP), Emerson Process Management Ltda., Flextronics Electronics Technology, GEVISA S/A, Hoffman Enclosures Inc. (Taunus – Boituva/SP), Landtec Produtos e Serviços Ambientais Ltda., Intermec (South America) Ltda., Phoenix Contact Indústria e Comércio Ltda., Rockwell Automation, Nova Smar Equipamentos, Sense Eletrônica Ltda., Sermatex Grun Equipamentos Elétricos Ltda., SEW Eurodrive Brasil Ltda. (Indaiatuba e Rio Claro / SP), Tramontina Eletrik S.A., Valtek Sulamericana Indústria e Comércio Ltda., Wayne Indústria e Comércio Ltda., WEG Equipamentos Elétricos S.A. e WEG Drives & Controls – Automação Ltda.
A obtenção de certificação internacional IECEx pode ser atualmente considerada como uma boa prática adotada por vários fabricantes de equipamentos elétricos, eletrônicos, de automação, telecomunicações e mecânicos “Ex” que pretendem também exportar e comercializar seus produtos em diversos países do mundo, dentro do atual mercado internacional.
Dentre as principais vantagens da obtenção da certificação internacional pelo IECEx estão a não necessidade de repetição, nos diversos países onde são requeridas certificações “locais”, dos diversos e complexos ensaios laboratoriais já realizados por outros Laboratórios de Ensaios “Ex” aprovados pelo IECEx.
Com a certificação internacional IECEx é assegurada a certificação de terceira parte, bem como a padronização de procedimentos de avaliações e ensaios para a certificação tendo como base a convergência das normas internacionais da Série IEC 60079 – Explosive Atmospheres, o que não é assegurado por outros sistemas de certificação “Ex”, como por exemplo o ATEX (aplicável para os países da Comunidade Europeia).
Neste sentido pode ser citado, por exemplo, o regulamento publicado pela Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG), publicado em 2015, pelo qual não são mais aceitos desde 02/04/2018, para unidades marítimas flutuantes que operam nas águas territoriais norte-americanas, equipamentos “Ex” que possuam somente certificação ATEX, sendo aceitáveis equipamentos com certificação internacional IECEx.
As normas técnicas internacionais das Séries IEC 60079 e ISO 80079 são adotadas no Brasil (idênticas em termos de conteúdo técnico e estrutura) nas Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO 80079, de acordo com a ABNT Diretiva 3 (Adoção de Documentos Técnicos Internacionais). Estas normas são também aplicadas em diversos mercados globalizados, como base para a obtenção das certificações “locais” (Fast-Track).
Deve ser ressaltado, sob o ponto de vista de segurança industrial, levando em consideração a grande quantidade de não conformidades que são verificadas nas inspeções das instalações “Ex” existentes e os graves acidentes e explosões que ocorrem neste tipo de instalações, que somente a certificação dos equipamentos “Ex” não é suficiente para garantir a segurança das instalações em atmosferas explosivas, nem das pessoas que nelas trabalham.
Para a elevação dos níveis de conformidade normativa e de segurança industrial das instalações “Ex”, ao longo do ciclo total de vida das instalações “Ex”, existe também a necessidade da certificação prioritária das empresas de prestação de serviços “Ex” (incluindo classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparos de equipamentos e instalações “Ex”), bem como da certificação prioritária das competências pessoais “Ex” dos profissionais que executam tais atividades, nos níveis de execução e supervisão.
O IECEx conta com o apoio das Nações Unidas, a qual aprovou, em 2011, o documento “Marco Regulatório Comum para Equipamentos Utilizados em Ambientes de Atmosferas Explosivas”, no qual reconhece os sistemas de avaliação da conformidade do IECEx como sendo as melhores práticas internacionais para o ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas, recomendando que os países membros alinhem e harmonizem seus regulamentos “locais” com os sistemas internacionais do IECEx. http://www.iec.ch/about/brochures/pdf/conformity_assessment/IEC_A%20Common%20Regulatory%20Framework_UN_Pt.pdf
O Certificado internacional IECEx BVS 19.015 obtido pela NOVA SMAR encontra-se disponível para acesso público, na íntegra, no sistema “on-line” de certificação IECEx para competências pessoais “Ex”, empresas de serviços “Ex” e equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”: http://iecex.iec.ch/cert/IECExBVS19.00150
Em 12/2018 a empresa NOVA SMAR já havia obtido a certificação internacional IECEx, emitida pela DNV GL NEMKO PRESAFE, da Noruega, para a fabricação de transmissores de pressão das linhas LD290 e LD300 com invólucros metálicos à prova de explosão – Tipo de proteção Ex “d” (Norma ABNT NBR IEC 60079-1). Certificado internacional IECEx PRE 18.0031X. http://iecex.iec.ch/cert/IECExPRE18.0031X0
Maiores informações sobre o IECEx estão disponíveis em: https://www.iecex.com/assets/Uploads/IECEx-Brochure-The-way-to-safety-compliance-170718.pdf
Roberval Bulgarelli