Novos requisitos para corta-chamas “Ex” para instalação em atmosferas explosivas – ISO/IEC 80079-49

Equipamento mecânico “Ex” tem a função de evitar a propagação de uma explosão através do interior de um equipamento de processo com a presença de um fluxo de gás inflamável Foi elaborada pelo TC 31 da IEC (Equipment for explosive atmospheres) e publicada pela IEC (International Electrotechnical Commission) em 03/05/2024, a Norma internacional ISO/IEC 80079-49…

Marcação digital de produtos Norma ABNT NBR IEC 63365

Foi publicada pela ABNT em 30/05/2023 a Norma Técnica Brasileira ABNT NBR IEC 63365 – Medição, controle e automação de processos industriais – Marcação digital. Esta Norma, inédita na normalização técnica brasileira, é aplicável aos produtos utilizados na medição, controle e automação de processos industriais. Ela estabelece o conceito e os requisitos para a marcação…

Normas e outros requisitos

Para evitar que um equipamento elétrico ou eletrônico atue como fonte de ignição em uma área classificada, devem ser especificados equipamentos certificados segundo requisitos estabelecidos pelo Inmetro. A série NBR IEC 60079 aborda os requisitos gerais para fabricação de equipamentos destinadosao uso em áreas classificadas, bem como fornece orientações para execução de instalações, manutenções e…

Novos requisitos sobre equipamentos intrinsecamente seguros para atmosferas explosivas Parte 2/2

Na Parte 1/2 deste Artigo “Ex” sobre os novos requisitos para equipamentos intrinsecamente seguros foram abordados os principais parâmetros e características deste tipo de proteção para equipamentos e instalações em atmosferas explosivas. O tipo de proteção por segurança intrínseca proporciona um dos mais elevados níveis de segurança para instalações em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas….

A importância dos detalhes típicos de projetos elétricos e de instrumentação “Ex” – Parte 2/3

Dando sequência ao artigo sobre este assunto apresentado na edição anterior, são mostrados a seguir exemplos de detalhes típicos de projeto para a montagem de equipamentos elétricos e de instrumentação “Ex”. Estes exemplos são utilizados por diversas empresas da indústria do petróleo e petroquímica, tanto do Brasil como de outros países do mundo, incorporam diferentes…

FÓRUM DE SEGURANÇA EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS

O mito da segurança proporcionada somente pelos equipamentos “Ex” certificados Parte 1/2

A indústria do petróleo no Brasil foi efetivamente iniciada por volta da década de 1930 com a construção da refinaria Rio Grandense, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Nas décadas de 1940 e 1950 foram construídas outras refinarias de petróleo em São Francisco do Conde, Capuava e Cubatão. Naquelas instalações industriais…

Requisitos para avaliação de conjuntos de equipamentos pré-montados para instalação em atmosferas explosivas – Parte 1/2

Foi publicada pelo Comitê Técnico TC 31 da IEC em 31/08/2017 a nova norma técnica IEC IEC TS 60079-46 – Explosive atmospheres – Part 46: Equipment assemblies. A IEC TS 60079-46 especifica os requisitos para projeto, montagem, ensaios, inspeção, marcação, documentação e avaliação de montagens contendo equipamentos “Ex”, que são de responsabilidade do fabricante do conjunto da…

Ex IC

Há alguns anos, o TC-31 da IEC retirou o tipo de proteção por limitação de energia “Ex nL” da norma IEC 60079-15 e o transferiu para o subcomitê de segurança intrínseca (SC-31G). Essa diretriz deu origem ao tipo de proteção “Ex ic”, que foi incorporado às normas IEC 60079-11, IEC 60079-25 e IEC 60079-27. O…

Guia para a certificação de competências pessoais em atmosferas explosivas

Recentemente, o IECEx publicou o Guia Orientações e instruções para obter um certificado de competências pessoais ‘Ex’. Este guia descreve as informações requeridas para a inscrição por parte de uma pessoa para um Organismo de Certificação IECEx (ExCB) para a obtenção de um Certificado de Competências Pessoais / CoPC (Unidades de Competências Ex 001 a Ex 010)…

ATMOSFERAS EXPLOSIVAS: PANORAMA E RETROSPECTIVA “EX” 2017

Ao longo de 2017 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas, sob o ponto de vista de segurança durante o ciclo total de vida deste tipo de instalações industriais “Ex” contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis…

Vai de formatar

Os leitores já devem ter experimentado  um problema com o computador justamente no dia que estavam para concluir um trabalho. É uma situação estressante, e para piorar, o backup estava programado justamente paras er feito no dia   seguinte: assim que o trabalho fosse finalizado. Pedindo informações aqui e ali, surge a indicação de um técnico …

NOVA PORTARIA Ex INMETRO

Em 23 de fevereiro o Inmetro,  emitiu a Portaria n° 89, que alterou a Portaria  179 publicada em 20 de maio de 2000, e algumas disposições, estabelecidas pela Portaria 270, de 21 de junho de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 24 de junho de 2011, seção 01, páginas 98 e 99. Dentre…

Áreas classificadas – a necessidade de se capacitar os projetistas

Por Sérgio Rausch A edição 2004 da NR 10 exige, no item 10.8.8.4, que os trabalhos para edificações que apresentem áreas sujeitas a riscos de explosão devam ser desenvolvidos por profissionais que – além da formação específica em eletricidade e instrumentação e das 40 horas do curso básico de segurança em eletricidade – participem de…

Como escolher o treinamento Ex

A capacitação dos empregados é uma questão chave tanto para obtenção de melhores índices de produtividade, quanto para segurança das instalações em uma empresa. Quando uma companhia processa substâncias inflamáveis, a segurança assume importância ainda maior, pois uma explosão pode simplesmente encerrar suas atividades. Desde a emissão da edição 2004 da NR10, as empresas estão…

Páginas:12»