Sinopse: Componentes e equipamentos centelhantes de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricos “Ex” podem ser fabricados com invólucros plásticos ou metálicos com o tipo de proteção Ex “d” (à prova de explosão), sendo adequados para instalação em áreas classificadas contendo gases inflamáveis Zona 1 ou Zona 2. Equipamentos ou componentes com invólucros do tipo “à prova de…
A indústria do petróleo no Brasil foi efetivamente iniciada por volta da década de 1930 com a construção da refinaria Rio Grandense, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Nas décadas de 1940 e 1950 foram construídas outras refinarias de petróleo em São Francisco do Conde, Capuava e Cubatão. Naquelas instalações industriais…
Pode ser considerada comum, entre as empresas e indústrias que possuem instalações contendo atmosferas explosivas, a preocupação em fazer os equipamentos elétricos – de instrumentação, de automação, de telecomunicações – e os mecânicos, que são instalados em áreas classificadas, possuírem os respectivos certificados de conformidade, emitidos por organismos de certificação acreditados. É também comum, entre…
Por Hilton Moreno Desde sempre defendemos a ideia de que a segurança das instalações elétricas é como uma mesa com quatro pernas (Figura 1): – Perna 1: normas técnicas de produtos; – Perna 2: norma de instalações elétricas (ABNT NBR 5410); – Perna 3: certificação de produtos; – Perna 4: certificação de instalações elétricas. Figura 1…
Para que certificar? O objetivo principal da certificação de uma instalação elétrica é avaliar a qualidade do trabalho executado, visando garantir a instalação adquirida pelo contratante é, de fato, o que sendo entregue, que a instalação cumpre as nomas de referência e que foram feitos ensaios para verificar os itens de segurança. Caso sejam detectados problemas durante…
© 2024 Maex Engenharia Todos os direitos reservados / Design: NWMídia Marketing Digital