Motores elétricos “Ex”: requisitos sobre especificação e instalação

Neste artigo é iniciada uma série que aborda os aspectos de especificação, instalação, inspeção, manutenção, reparo, revisão, recuperação e eficiência energética de motores elétricos “Ex”. De acordo com dados da International Energy Agency (IEA), contidos no Estudo Energy-efficiency policy opportunities for electric motor-driven systems, os motores elétricos são responsáveis pelo consumo de 46% do total de energia elétrica…

Motores elétricos “Ex”: O efeito dos serviços de reenrolamento na eficiência energética

De acordo com a Norma Técnica Internacional IEC 60034-31 (Máquinas elétricas girantes – Parte 31: Seleção de motores energeticamente eficientes incluindo aplicações com rotação variável – Guia de aplicação), o custo de aquisição de um motor elétrico representa apenas cerca de 3% do seu custo total de operação, ao longo de sua vida útil. Os…

Motores elétricos “Ex”: Requisitos sobre serviços de reparo, revisão e recuperação

Existem no mercado empresas de prestação de serviços certificadas para a execução de reparo e recuperação de motores “Ex” independentes e competentes, que possuem os necessários recursos, experiências, conhecimentos e habilidades para realizar tais serviços de forma competente e segura. As oficinas para reparo e recuperação de motores “Ex” certificadas devem possuir pessoal devidamente treinado,…

MANUTENÇÃO DE MOTORES Ex

Os motores elétricos à prova de explosão são amplamente utilizados na industria, porém requerem cuidados especiais nas fases de instalação, comissionamento, operação e manutenção. Para garantir o funcionamento seguro nas áreas classificadas desses equipamentos, devem ser feitas inspeções periódicas por profissionais devidamente capacitados, bem como, quando necessário, manutenção e reparo adequados. Diretrizes A NBR IEC…