Livro sobre Segurança intrínseca – Equipamentos e instalções em atmosferas explosivas

Foi publicado em 04/2024 o Livro “Segurança Intrínseca – Equipamentos e instalações em atmosferasexplosivas”. O tipo de proteção Ex “i”, por se basear em componentes e circuitos eletrônicos, apresenta um significativo desenvolvimento e grandes evoluções ao longo do tempo, com extensivas aplicações em sistemas de instrumentação e automação industrial em áreas classificadas, incluindo aplicações em…

A importância dos ensaios para caracterizar os riscos. Você conhece a NBR ISO/IEC 80079-20-2?

Não é difícil garimpar na web notícias e relatórios de investigação sobre incêndios e explosões de terminais de armazenamentos de grãos, refinarias de açúcar dentre outros. Então já temos alguma consciência sobre o potencial do estrago que estes materiais, à primeira vista inofensivos, podem causar. Não podemos evitar o surgimento dos riscos associados a poeiras…

Índices de proteção: para que servem?

O grau de proteção dos equipamentos elétricos, conhecido como Índices de Proteção (IP), são definidos pelas normas NBR IEC 60529 e NBR IEC 60529. Essas certificações estão ligadas à construção de um invólucro contra o acesso às partes energizadas de objetos sólidos estranhos ou contra o ingresso de água. Também possuem o objetivo de proteger…

Operações Elementares em Baixa Tensão conforme NR-10 – Parte 4

Atualmente, uma das maiores preocupações das empresas consiste na segurança de suas equipes de trabalho, especialmente operadores de subestações, eletricistas de manutenção e pessoas não advertidas que interagem de alguma forma com a eletricidade em suas atividades diárias. A simples execução de tarefas cotidianas em uma instalação, tais como a inserção/extração de um disjuntor, pode dar origem a um arco voltaico.

Petrobras devolve produtos que não cumpriam a norma técnica

A empresa forneceu à estatal duas unidades de multímetro digital multifaixas portátil que foram recusados pela não apresentação do certificado de atmosfera explosiva que era uma exigência técnica dos produtos. A fornecedora recorreu à justiça que reconheceu o direito de a Petrobras recusar os instrumentos a despeito das alegações por ela deduzidas, não havendo qualquer…

Marcação digital de produtos Norma ABNT NBR IEC 63365

Foi publicada pela ABNT em 30/05/2023 a Norma Técnica Brasileira ABNT NBR IEC 63365 – Medição, controle e automação de processos industriais – Marcação digital. Esta Norma, inédita na normalização técnica brasileira, é aplicável aos produtos utilizados na medição, controle e automação de processos industriais. Ela estabelece o conceito e os requisitos para a marcação…

Documentação para a certificação de equipamentos com tipos de proteção “Ex”

Os desenhos de fabricação e a documentação descritiva fazem parte do complexo processo de certificação de todos os equipamentos elétricos, eletrônicos, de instrumentação, de automação e de telecomunicações “Ex” destinados a serem instalados em áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis. Faz parte do escopo dos fabricantes que buscam a certificação “Ex” de seus…

Mitos e verdades sobre NR10 na fabricação de painéis de baixa e média tensão

Por Nunziante Graziano A finalidade deste artigo é analisar se é possível  responder a uma pergunta clássica: Esse painel atendeu ou não à NR10? Para verificação, é preciso estabelecer o escopo. As referências normativas são: MTE-NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade – edição – 0809.2004; MTE- NR 6 – Equipamento de proteção individual –…

Perigo Eminente – Parte 3

MERCADO ADAPTADO A partir de  1 de janeiro de 2012,  todo o mercado o mercado brasileiro teve de se adequar a  ao novo padrão de plugues e tomadas, segunda definição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Fabian Yaksic, gerente do departamento de tecnologia e politica industrial da Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica…

Nova norma apresenta método para dimensionar circuitos elétricos em edificações

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) encabeçou uma comissão de estudos junto a Associação Brasileira de Normas Técnicas  (ABNT) para criar  uma nova norma brasileira, que associa o dimensionamento elétrico das edificações a economia de energia e redução das emissões de CO2. A norma, a NBR 15920:2011, foi lançada em outubro, em evento destinado a…