Operações Elementares em baixa tensão conforme NR-10 – PARTE 3

NR 10, NBR 5410, ÁREA CLASSIFICADA . Sinopse: O artigo aborda medidas de controle de choque elétrico e análise de risco de incêndio em instalações elétricas de baixa tensão. Além das precauções para evitar choques, enfoca a proteção contra fogo gerado pela instalação elétrica, seguindo a norma NBR 5410. Destaca a necessidade de proteger contra efeitos…

Operações elementares em baixa tensão conforme NR-10 – PARTE 2/4

Conforme ressaltado no artigo anterior, as operações elementares serão classificadas como tal, desde que atendam aos seguintes critérios: princípio fundamental de proteção contra choque elétrico (Proteção contra contatos diretos e indiretos); risco de arco elétrico; e risco de fogo de origem elétrica. As medidas de proteção contra choque elétrico são classificadas por gênero, com dois…

Operações Elementares em baixa tensão conforme NR 10 – PARTE 1/4

Os profissionais e pessoas que interagem com eletricidade, advertidos ou não, são expostos normalmente aos riscos de choque elétrico, arco voltaico e fogo de origem elétrica, podendo sofrer as consequências de efeitos extremamente prejudiciais à sua integridade física. Um dos itens que mais causam dúvidas e discussões refere-se ao tema “Operações Elementares em Baixa Tensão” descrito na…

Equipamentos e instalações em atmosferas explosivas: Retrospectiva “Ex” 2022 e Perspectivas “Ex” 2023

Ao longo do ano de 2022 foram realizados no Brasil e em diversos outros países do mundo muitas ações envolvendo o setor de equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas, sob o ponto de vista de segurança durante o ciclo total de vida deste tipo de instalações industriais “Ex”. Nos âmbitos normativos e…

A segurança operacional durante o ciclo total de vida das instalações “Ex”

A segurança operacional é obtida por meio da prevenção, mitigação e resposta a eventos que possam causar explosões ou acidentes que coloquem em risco a vida humana ou o meio ambiente, por meio da adoção de um sistema de gestão que assegure a integridade das instalações durante o seu ciclo total de vida. Por outro…

A importância dos detalhes típicos de projetos elétricos e de instrumentação “Ex” – Parte 3/3

Os exemplos de detalhes típicos apresentados a seguir, utilizados por diversas empresas da indústria do petróleo e petroquímica, tanto do Brasil como de outros países do mundo, incorporam diferentes tipos de equipamentos elétricos e de instrumentação e diferentes tipos de proteção “Ex” disponibilizados no mercado por fabricantes de equipamentos “Ex” Considerações sobre detalhes típicos de…

TREINAMENTO DE CAPACITAÇÃO EM ÁREAS CLASSIFICADAS

DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS EX.

Serviços de reenrolamento de motores “Ex”

Motores elétricos são componentes fundamentais na maioria das plantas e dos acionamentos de equipamentos industriais. Eles são responsáveis por dois terços de toda a energia elétrica consumida pelas instalações industriais e comerciais mundiais, com custos de consumo de energia durante o seu tempo de vida útil que totalizam muitas vezes o seu custo inicial de…

Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação – Parte 01/08

1. Introdução A possibilidade de riscos de ignição relacionados com a geração e o acúmulo da eletricidade estática ocorre frequentemente nas instalações industriais contendo atmosferas explosivas, decorrentes de fatores como a movimentação de fluidos, a existência inadvertida de condutores isolados ou a utilização de materiais não metálicos ou não condutivos em áreas classificadas, associados com…

Novas Normas ABNT NBR ISO 80079 – Partes 36 e 37: avaliação de riscos e tipos de proteção para equipamentos mecânicos “Ex” – Parte 02/02

Avaliação dos riscos de ignição de equipamentos mecânicos “Ex”: Segundo a ABNT NBR ISO 80079-36, o fabricante do equipamento mecânicos “Ex” deve efetuar uma avaliação de risco de ignição de forma a demonstrar que o equipamento não possua fontes efetivas de ignição durante falhas raras de ocorrer ou durante falhas que possam ser esperadas ou…

Novas Normas ABNT NBR ISO 80079 – Partes 36 e 37: avaliação de riscos e tipos de proteção para equipamentos mecânicos “Ex” – Parte 01/02

O risco de ocorrência de uma ignição em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis é proveniente da existência de fontes de ignição capazes de gerar centelhas, faíscas ou altas temperaturas. Estas fontes de ignição podem ser representadas por fontes de energia ou condições que são capazes de provocar a…

Novos requisitos para proteção de ambientes pressurizados “Ex” localizados em áreas classificadas

Quando do projeto básico de instalações em atmosferas explosivas, as subestações elétricas e as casas de controle locais são planejadas para serem instaladas, sempre que possível, fora das extensões das áreas classificadas. Esta boa prática faz com que os equipamentos elétricos, de automação e de telecomunicações a serem instalados no seu interior possam ser equipamentos…

De acordo com a NR10

” De acordo com a NR10 ”. Não é raro encontrarmos  essa  afirmação na divulgação de produtos elétricos. Certamente quem as escreve conhece a profundidade das exigências. No entanto, não basta a indicação de L (ligado) em vermelho e D (desligado) em verde para que um quadro elétrico possa estar  ” de acordo com a…

Perito ou Louvado

Por João José Barrico de Souza A segurança no trabalho com eletricidade tem sido abordada e muito oportunamente por outras colunas, de forma que neste  mês vamos tocar em perícias trabalhistas envolvendo eletricidade. É certo que elaborar perícias trabalhistas é uma atividade direcionada, por força de lei (art. 195 da CLT) e demais regulamentos do…

Páginas:12»