Precisamos falar sobre atmosferas explosivas e áreas classificadas

A segurança em ambientes industriais é de extrema importância, especialmente nas chamadas “Áreas Classificadas” com atmosferas explosivas. Gestores industriais precisam se preocupar com essa questão para proteger a vida dos trabalhadores e garantir a integridade das instalações. Nesta abordagem, exploraremos os riscos associados às diferentes atmosferas explosivas, as práticas essenciais de projetos de engenharia, normas…

Digitalização contínua em áreas classificadas

Novos padrões para Ethernet intrinsecamente segura-Ethernet-APL e muito mais! A Ethernet industrial está assumindo um papel fundamental a digitalização pronta para o futuro da automação de processos. Ainda hoje, soluções abrangentes de comunicação de IP estão disponíveis da sala de controle ao campo e até em áreas classificadas no setor de processos. No que diz…

Operações Elementares em baixa tensão conforme NR-10 – PARTE 3

NR 10, NBR 5410, ÁREA CLASSIFICADA . Sinopse: O artigo aborda medidas de controle de choque elétrico e análise de risco de incêndio em instalações elétricas de baixa tensão. Além das precauções para evitar choques, enfoca a proteção contra fogo gerado pela instalação elétrica, seguindo a norma NBR 5410. Destaca a necessidade de proteger contra efeitos…

Segurança na especificação técnica, utilização e operação de IBC em áreas classificadas

Este artigo trata de procedimentos de segurança, especificação técnica, utilização e operação de contêineres do tipo IBC (Intermediate Bunk Container) em áreas classificadas contendo gases inflamáveis, de forma a evitar a indevida geração ou acúmulo de cargas eletrostáticas que sejam capazes de representar uma indevida fonte de ignição de uma atmosfera explosiva que possa estar…

Proteção de equipamentos por segurança aumentada – Tipo de proteção Ex “e” – Parte 2

Quando comparada com as distâncias de isolação e de escoamento requeridas para equipamentos elétricos industriais “comuns” (para instalação em áreas não classificadas), as quais são determinadas na Norma da Série IEC 60664 (Insulation coordination for equipment within low-voltage systems) para utilização em áreas ao tempo, para que sejam atendidos os requisitos de “segurança aumentada” e…

FÓRUM DE SEGURANÇA EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS

O mito da segurança proporcionada somente pelos equipamentos “Ex” certificados Parte 2/2

Sob o ponto de vista de segurança industrial pode ser verificado que de pouco adianta os equipamentos elétricos “Ex” serem certificados por Organismos de Certificação acreditados, se os mesmos não são devidamente especificados, instalados, inspecionados, mantidos ou reparados, ao longo do ciclo total de vida em que permanecem instalados em locais de elevados riscos de…

Trabalho e segurança em mineração

Ambiente hostil exige gerenciamento de risco em todos os níveis de produção No mundo milhares de mineros  morrem por conta de acidentes a cada ano, especialmente no processo de carvão  e mineração de rocha dura. O assunto é delicado, conta com pouco material  de pesquisa e grandes mineradoras  recusam-se  a  falar sobre o assunto, alegando…

De acordo com a NR10

” De acordo com a NR10 ”. Não é raro encontrarmos  essa  afirmação na divulgação de produtos elétricos. Certamente quem as escreve conhece a profundidade das exigências. No entanto, não basta a indicação de L (ligado) em vermelho e D (desligado) em verde para que um quadro elétrico possa estar  ” de acordo com a…

Equipamentos elétricos e a segurança na indústria do petróleo e gás

Eng. Estellito R. Junior * A indústria do petróleo exige alto padrão de segurança. As instalações elétricas para este segmento industrial necessitam não só atender às normas técnicas, como também aos requisitos legais, de forma a proporcionar plena performance com segurança para as unidades industriais e trabalhadores. Infelizmente, diligências do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização…

INSPEÇÃO APURADA E DETALHADA EM ÁREAS CLASSIFICADAS, CONSULTE-NOS

Inspeções em instalações elétricas em áreas classificadas: Inspeção apurada Inspeção que engloba os aspectos cobertos pela inspeção visual e, além disso, identifica defeitos, tais como parafusos soltos, que somente são detectáveis com o auxílio de equipamentos de acesso, tais como escadas. NOTA Inspeções apuradas não requerem normalmente que o invólucro seja aberto, nem que o…

Instalações Elétricas : É tão difícil certificá-las? Parte 2.

Para que certificar? O objetivo principal da certificação de uma instalação elétrica é avaliar a qualidade do trabalho executado, visando garantir a instalação adquirida pelo contratante é, de  fato, o que sendo entregue, que a instalação cumpre as nomas de referência e que foram feitos ensaios para verificar os itens de segurança. Caso sejam detectados problemas durante…

PROTEÇÃO PASSIVA CONTRA INCÊNDIOS

Autor: Sergio Roberto dos Santos A proteção contra incendios se apoia em quatros pontos: A construção do prédio, sistemas de proteção, procedimentos de segurança e a brigada de incêndio. Cada um destes pontos deve atender o seus objetivos através de um conjunto especifico de medidas. No entando isto pode ser feito de várias maneiras diferentes,…

Sinônimo de qualidade e segurança

Por Luciana Mendonça A história dos processos de certificação, no Brasil, confunde-se com a história da industrialização e permeia toda a criação de dois dos principais órgãos responsáveis pelas normas e certificações no país: o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em carta escrita em…

DE QUE FORMA A NR-10 ATINGE AS INDÚSTRIAS DE EXPLOSÃO?

A NR-10, publicada em dezembro de 2004 detalha no parágrafo inicial 10.1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO os propósitos que esta norma pretende alcançar. Como dito, embora resumidamente, a Norma define neste ponto o que ela pretende que é “a implementação de medidas de controle e de sistemas preventivos, para garantir a segurança e a…

Páginas:12»