Requisitos de projeto e instalação do novo padrão “Ethernet-APL/2-WISE” – Parte 3/3

Continuação da Parte 1/3 e Parte 2/3 deste Artigo “Ex” sobre requisitos de projeto e instalação do novo padrão “Ethernet-APL/2-WISE”, publicadas nas Edições anteriores O conceito 2-WISE permite a interconexão de equipamentos intrinsecamente seguros e equipamentos associados que não foram especificamente avaliados para uma combinação específica. Para a aceitação da interligação dos diferentes circuitos destes…

A importância da avaliação da conformidade e da certificação de equipamentos mecânicos “Ex”

A certificação de equipamentos mecânicos “Ex” vem sendo requerida na indústria de processo de diversos países desde a década de 1990. Isto se deve ao fato de que não são somente os equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações ou elétricos instalados em atmosferas explosivas que podem representar o sério risco de atuarem como indevidas fontes de…

Distância de segurança para riscos elétricos

Em função da impossibilidade de interrupção da energia elétrica em alguns circuitos e redes, a realização de atividades de operação e manutenção de instalações elétricas em circuitos elétricos energizados é condição habitual para os profissionais da área, seja em instalações no SEP – Sistema Elétrico de Potência de geração, transmissão e distribuição, seja em instalações…

ATMOSFERAS EXPLOSIVAS: A importância da avaliação da conformidade e da certificação de equipamentos mecânicos “Ex”

A certificação de equipamentos mecânicos “Ex” vem sendo requerida na indústria de processo de diversos países desde a década de 1990. Isto se deve ao fato de que não são somente os equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações ou elétricos instalados em atmosferas explosivas que podem representar o sério risco de atuar em como indevidas fontes…

Novos requisitos sobre inspeção e manutenção de equipamento e instalações em atmosferas explosivas

Foi publicada pela IEC (International Electrotechnical Commission) em 01/12/2023, a Edição 6.0 da Norma internacional IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de instalações elétricas. As instalações de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricas “Ex” em áreas classificadas possuem características especificamente projetadas, de forma a torná-las adequadas para operações nestas áreas, com…

IECEx – Sistema internacional de avaliação da conformidade da IEC para o ciclo total de vida das instalações “Ex”

DETALHES DO SISTEMA IECEX E ALGUNS PONTOS DE DESTAQUE DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DE 2023 1. Objetivos do Sistema IECEx e de alguns “Pontos de destaque” das reuniões plenárias de 2023 Este artigo tem por objetivo apresentar uma visão geral do sistema IECEx, suas formas de operação, propostas de trabalhos, benefícios e aplicações para a elevação…

Requisitos de projeto e instalação do novo padrão “Ethernet-APL/2-WISE” – Parte 2/3

4. Tipos de portas Ethernet APL / 2-WISE São indicadas a seguir os tipos de portas no padrão Ethernet APL / 2-WISE utilizadas em sistemas Ethernet intrinsecamente seguros a dois fios: • Porta Ethernet de FONTE de alimentação 2-WISE: Porta de um dispositivo 2-WISE que, além de funções de comunicação, proporciona alimentação em corrente contínua…

Diretrizes para utilização de equipamento eletrônico portátil ou pessoal sem certificação em área classificada

Publicação da IEC TS 60079-48: Diretrizes para utilização de equipamento eletrônico portátil ou pessoal sem certificação em área classificadaColegas envolvidos com a segurança das instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas, foi publicado pela IEC (International Electrotechnical Commission) em 28/11/2023 o documento IEC TS 60079-48 (Atmosferas explosivas – Parte 48: Equipamento…

Operações Elementares em Baixa Tensão conforme NR-10 – Parte 4

Atualmente, uma das maiores preocupações das empresas consiste na segurança de suas equipes de trabalho, especialmente operadores de subestações, eletricistas de manutenção e pessoas não advertidas que interagem de alguma forma com a eletricidade em suas atividades diárias. A simples execução de tarefas cotidianas em uma instalação, tais como a inserção/extração de um disjuntor, pode dar origem a um arco voltaico.

Equipamentos e ferramentas alimentados a bateria podem ser fontes de ignição

As pessoas trazem equipamentos, alimentados a baterias de ions de lítio ou de outro tipo, tais como tablets, smartphones e ferramentas sem fios, para áreas classificadas. As baterias são fontes de energia que não podem ser desenergizadas de forma segura. Funcionários e terceirizados podem não perceber que essas ferramentas podem ser uma fonte de ignição….

Inteligência artificial Ex

O tema do momento é a rápida evolução da Inteligência Artificial, e as discussões sobre potenciais mudanças que ela poderá causar em nossas vidas em futuro próximo. Diferentemente dos buscadores, como o Google, os algoritmos dos “bots” não apenas reproduzem textos disponíveis na internet, mas são capazes de interpretá-los, associá-los e produzir uma opinião. Levando…

Marcação digital de produtos Norma ABNT NBR IEC 63365

Foi publicada pela ABNT em 30/05/2023 a Norma Técnica Brasileira ABNT NBR IEC 63365 – Medição, controle e automação de processos industriais – Marcação digital. Esta Norma, inédita na normalização técnica brasileira, é aplicável aos produtos utilizados na medição, controle e automação de processos industriais. Ela estabelece o conceito e os requisitos para a marcação…

Normas e outros requisitos

Para evitar que um equipamento elétrico ou eletrônico atue como fonte de ignição em uma área classificada, devem ser especificados equipamentos certificados segundo requisitos estabelecidos pelo Inmetro. A série NBR IEC 60079 aborda os requisitos gerais para fabricação de equipamentos destinadosao uso em áreas classificadas, bem como fornece orientações para execução de instalações, manutenções e…

Novos requisitos sobre equipamentos intrinsecamente seguros para atmosferas explosivas Parte 2/2

Na Parte 1/2 deste Artigo “Ex” sobre os novos requisitos para equipamentos intrinsecamente seguros foram abordados os principais parâmetros e características deste tipo de proteção para equipamentos e instalações em atmosferas explosivas. O tipo de proteção por segurança intrínseca proporciona um dos mais elevados níveis de segurança para instalações em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas….

A importância dos detalhes típicos de projetos elétricos e de instrumentação “Ex” – Parte 2/3

Dando sequência ao artigo sobre este assunto apresentado na edição anterior, são mostrados a seguir exemplos de detalhes típicos de projeto para a montagem de equipamentos elétricos e de instrumentação “Ex”. Estes exemplos são utilizados por diversas empresas da indústria do petróleo e petroquímica, tanto do Brasil como de outros países do mundo, incorporam diferentes…

Páginas:123456»