Novo laboratório brasileiro para ensaios de equipamentos “Ex” Parte 3/3

Continuação da Parte 1/3 e Parte 2/3 deste Artigo “Ex” sobre requisitos de projeto e instalação do novo padrão “Ethernet-APL/2- WISE”, publicadas nas Edições e posts anteriores O conceito 2-WISE permite a interconexão de equipamentos intrinsecamente seguros e equipamentos associados que não foram especificamente avaliados para uma combinação específica. Para a aceitação da interligação dos…

A importância da avaliação da conformidade e da certificação de equipamentos mecânicos “Ex”

A certificação de equipamentos mecânicos “Ex” vem sendo requerida na indústria de processo de diversos países desde a década de 1990. Isto se deve ao fato de que não são somente os equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações ou elétricos instalados em atmosferas explosivas que podem representar o sério risco de atuarem como indevidas fontes de…

Distância de segurança para riscos elétricos

Em função da impossibilidade de interrupção da energia elétrica em alguns circuitos e redes, a realização de atividades de operação e manutenção de instalações elétricas em circuitos elétricos energizados é condição habitual para os profissionais da área, seja em instalações no SEP – Sistema Elétrico de Potência de geração, transmissão e distribuição, seja em instalações…

ATMOSFERAS EXPLOSIVAS: A importância da avaliação da conformidade e da certificação de equipamentos mecânicos “Ex”

A certificação de equipamentos mecânicos “Ex” vem sendo requerida na indústria de processo de diversos países desde a década de 1990. Isto se deve ao fato de que não são somente os equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações ou elétricos instalados em atmosferas explosivas que podem representar o sério risco de atuar em como indevidas fontes…

Novos requisitos sobre inspeção e manutenção de equipamento e instalações em atmosferas explosivas

Foi publicada pela IEC (International Electrotechnical Commission) em 01/12/2023, a Edição 6.0 da Norma internacional IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de instalações elétricas. As instalações de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricas “Ex” em áreas classificadas possuem características especificamente projetadas, de forma a torná-las adequadas para operações nestas áreas, com…

IECEx – Sistema internacional de avaliação da conformidade da IEC para o ciclo total de vida das instalações “Ex”

DETALHES DO SISTEMA IECEX E ALGUNS PONTOS DE DESTAQUE DAS REUNIÕES PLENÁRIAS DE 2023 1. Objetivos do Sistema IECEx e de alguns “Pontos de destaque” das reuniões plenárias de 2023 Este artigo tem por objetivo apresentar uma visão geral do sistema IECEx, suas formas de operação, propostas de trabalhos, benefícios e aplicações para a elevação…

Requisitos de projeto e instalação do novo padrão “Ethernet-APL/2-WISE” – Parte 2/3

4. Tipos de portas Ethernet APL / 2-WISE São indicadas a seguir os tipos de portas no padrão Ethernet APL / 2-WISE utilizadas em sistemas Ethernet intrinsecamente seguros a dois fios: • Porta Ethernet de FONTE de alimentação 2-WISE: Porta de um dispositivo 2-WISE que, além de funções de comunicação, proporciona alimentação em corrente contínua…

Diretrizes para utilização de equipamento eletrônico portátil ou pessoal sem certificação em área classificada

Publicação da IEC TS 60079-48: Diretrizes para utilização de equipamento eletrônico portátil ou pessoal sem certificação em área classificadaColegas envolvidos com a segurança das instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas, foi publicado pela IEC (International Electrotechnical Commission) em 28/11/2023 o documento IEC TS 60079-48 (Atmosferas explosivas – Parte 48: Equipamento…

Equipamentos portáteis e pessoais “Ex” para utilização em áreas classificadas

Artigos / 22/08/2023 / ABNT NBR IEC 60079, artigo técnico, atmosferas explosivas, equipamentos portáteis “Ex”, iphone “Ex”, Roberval Bulgarelli, Smartphones Ex, Tablets Ex Sinopse: Este Artigo Técnico aborda dos critérios para a especificação técnica para a compra e utilização de equipamentos portáteis, pessoais e manuais “Ex”, a serem utilizados em áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis, como Smartphones, Tablets ou Wearables “Ex”, com base nos…

Novos requisitos sobre equipamentos intrinsecamente seguros para atmosferas explosivas Parte 2/2

Na Parte 1/2 deste Artigo “Ex” sobre os novos requisitos para equipamentos intrinsecamente seguros foram abordados os principais parâmetros e características deste tipo de proteção para equipamentos e instalações em atmosferas explosivas. O tipo de proteção por segurança intrínseca proporciona um dos mais elevados níveis de segurança para instalações em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas….

Mitos dos pós combustíveis

É de suma importância para a segurança das empresas que processam pós combustíveis (como as pertencentes aos setores químicos, farmacêutico, alimentício, madeireiro e outros) conhecer as propriedades de seus produtos e as características de seus processos, visando controlar os riscos de incêndio e es explosões – como ja foi ressaltado nesta seção das edições da…

DETECTORES DE GASES

A IEC, através da norma 60079-29-1 – “Atmosferas explosivas – Parte 29-1: Detectores de gás – Requisitos de desempenho de detectores para gases inflamáveis”, dispõe requisitos para detectores de gases, que são componentes importantes para a segurança das instalações industriais. Aqui, são destacadas algumas exigências da norma, as quais nem sempre são observadas nas especificações…

Dúvidas na classificação

A classificação de áreas nos processos industriais é um tópico muito importante para a segurança das instalações e pessoas, e é indispensável na especificação de equipamentos elétricos e eletrônicos (desde a fase de projeto). Nos últimos anos recebeu um maior destaque por ter sido referenciada em Normas Regulamentadoras, como as 10, 20, 33 e outras….

Novos requisitos de avaliação da conformidade de produtos elétricos e eletrônicos “Ex”– Portaria Inmetro 115/2022

Foi publicada em 21/03/2022 a Portaria Inmetro 115/2022, contendo os novos Requisitos de Avaliação da Conformidade para equipamentos de instrumentação, de automação, de telecomunicações e elétricos “Ex”, para instalação ou utilização em atmosferas explosivas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis. Podem ser citados como exemplos destes equipamentos “Ex”, fixos, móveis ou pessoais ou portáteis: luminárias…

Dois trabalhadores morrem em explosão no PR; Sergio Moro estava na empresa, mas em outro local

Dois trabalhadores morreram depois de uma explosão registrada em uma cooperativa agroindustrial de Maringá, na região norte do Paraná, segundo o Corpo de Bombeiros. O acidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (4). O ex-juiz Sergio Moro estava visitando a cooperativa no momento da explosão, mas estava distante do local e passa bem. A visita foi…

Páginas:1234567»